Autor |
Mensagem |
Drinho Veterano |
# out/22 · Editado por: Drinho
· votar
De qualquer forma quero parabenizar o criador do tópico por trazer um pouco de vida a este fórum que está no fim da vida, não estamos aqui para sermos úteis mesmo.
Agora, uma curiosidade.
Por qual motivo saber o calibre da corda?
Não seria mais adequado você comprar um jogo de corda do seu agrado e regular a guitarra para ele?
|
foca2 Membro Novato |
# out/22
· votar
4bloods se você tem sua opinião, ninguém a pediu e também não se condiz com o assunto principal, fica calado, a vida funciona assim.
Pois é amigo, mas independente algo condizer com o assunto ou não, ou da pessoa que abriu o tópico ter pedido opinião, os fóruns de internet ainda são abertos pra todos, e é comum desviar do tópico! A internet funciona super bem assim, e é inclusive nesses casos que conversas interessantes, amizades e laços mais fortes se formam!
Na minha opinião (sim, não solicitada) você está tretando com o meio fórum sem necessidade nenhuma, pois ninguém aqui está brigando de volta.
De qualquer forma, espero que se acalme e continue participando. Bem vindo novamente, e um abraço.
Drinho De qualquer forma quero parabenizar o criador do tópico por trazer um pouco de vida a este fórum que está no fim da vida, não estamos aqui para sermos úteis mesmo.
Concordo. Eu não tenho mais tópico pra abrir, então parabéns a quem ainda movimenta.
|
4bloods Membro Novato |
# out/22
· votar
Por qual motivo saber o calibre da corda?
porque eu gostei muito. gostei mais do que meu calibre pessoal que uso.
|
4bloods Membro Novato |
# out/22
· votar
Na minha opinião (sim, não solicitada) você está tretando com o meio fórum sem necessidade nenhuma, pois ninguém aqui está brigando de volta.
desvios realmente pode acontecer, é fato. mas desvios ou acontecem de forma natural (o que não foi pois foi totalmente desnecessário), ou acontecem de forma interligada ao assunto principal.
|
foca2 Membro Novato |
# out/22 · Editado por: foca2
· votar
4bloods porque eu gostei muito. gostei mais do que meu calibre pessoal que uso.
Ok, se é esse o caso, acho que vale a pena levar numa loja de instrumentos e pedir ajuda pra algum vendedor mais experiente. Assim é mais difícil você levar gato por lebre. Você vai precisar comprar mesmo, melhor já comprar sem surpresa.
Talvez essa loja tenha cordas avulsas que vocês podem usar pra comparação, ou até mesmo outras guitarras.
Visualmente realmente é quase impossível, e mesmo ao vivo é difícil sem ter uma base de comparação.
Mas se ainda quiser um chute: talvez seja um jogo híbrido, com os bordões mais grossos e G encapada. Algo tipo uma Ernie Ball Nickel Wound Custom Gauge: https://www.ernieball.com/guitar-strings/electric-guitar-strings/nicke l-wound-custom-gauge-electric-guitar-strings#P02208
|
Drinho Veterano |
# out/22 · Editado por: Drinho
· votar
4bloods
porque eu gostei muito. gostei mais do que meu calibre pessoal que uso.
Entendi cara, então para solucionar seu problema lhe sugiro o seguinte.
Calibres idênticos podem exercer tensões diferentes dependendo do fabricante de corda, comprimento da escala, curvatura de tensor, altura de saddles, nut e afinação.
Assim sendo, se está feliz com a tensão atual com estes parâmetros de regulagem, acho (não tenho ctz) que um paquímetro digital pode te dar essas informações para você deixar anotado, altura de corda e calibre.
|
krixzy Veterano |
# out/22 · Editado por: krixzy
· votar
4bloods 100% de certeza que essas cordas não são originais de fábrica, normalmente as fabricas montam as guitarras com 0.9 ou 0.10.
Se você comprou nova em uma loja, provavelmente as cordas originais se partiram e colocaram esse jogo pra não entregar uma guitarra sem cordas.
Se for pra adivinhar pelas fotos, eu diria que é um 0.12 como esse com a 3º revestida, que é o mais comum.
|
LeandroP Moderador |
# out/22
· votar
Não dá pra saber sem medir. A melhor coisa a fazer, já que não consegue a informação de quem lhe vendeu, é medindo. E nem mesmo um paquímetro poderia responder com tamanha precisão. Um micirometro é o ideal para medir com precisão.
As cordas são catalogadas em polegada centesimal. Ou seja, você teria que multiplicar 25,4mm (valor em milímetros que corresponde a uma polegada) pelo "calibre", pra calcular o diâmetro real:
25,4 * 0,008" = 0,2032mm 25,4 * 0,009" = 0,2286mm 25,4 * 0,010" = 0,2540mm 25,4 * 0,011" = 0,2794mm 25,4 * 0,012" = 0,3048mm
É praticamente impossível fazer uma leitura visual dessas medidas, ainda mais por fotos.
A corda G encapada poderia dar uma pista, mas, existem encordoamentos leves que trazem a corda G encapada.
|
ReddyRen Membro Novato |
# out/22
· votar
Essa corda sol não parece ter vindo de fabrica, esses modelos geralmente vem com a corda sol sem revestimento. Eu chutaria 0.11 por ser uma guitarra pra metal.. mas de olho não consigo ajudar.
Se sua dúvida for pra saber qual comprar, eu sugiro arriscar um jogo 0.11, pra metal eu acho o ideal.
|
Ningen Veterano |
# out/22 · Editado por: Ningen
· votar
4bloods
Segundo esse artigo da revista Premier Guitar o jogo de cordas é o Dimebag Darrell’s signature HI-VOLTAGE Electric Guitar Strings da marca DR Strings.
Não deu para ter certeza da espessura... Eu compraria os dois mais grossos para testar. DBG-10/52 e DBG-11
Edit: Em vários sites dizem que essa guitarra, nova, vem com um jogo de cordas extra... Achei estranho a sua não ter vindo com um.
|
Filippo14 Veterano |
# out/22
· votar
4bloods
De fato, pensando nas marcas tradicionais, eu particularmente nunca vi uma 011 com a G revestida. Uso Elixir 011 em uma guitarra afinada meio tom abaixo aqui em casa e a G nao é revestida, assim como as Earnie Balls e Daddarios, se me lembro bem. 010 nunca vi tambem.
Risco é eles terem trocado uma corda que estourou ou algo do tipo. Outro ponto é que é muuuuuito raro uma guitarra vir com um jogo de cordas fora do espectro 009-011, entao tomaria cuidado.
Outro ponto é que se você usa 009 naturalmente, tocar uma 012 e conseguir fazer bends de forma "agradavel" é muito dificil, por mais que a questao de tamanho de escala e fabricante impacta.
Se eu fosse chutar, baseado somente nesses pequenos fatos, eu diria que é uma 010 com essa G trocada.
Uma sugestão é comprar uma 010 tipo da NIG e afins e testar, como a guitarra precisa ainda de regulagem, eu iria trocar por uma 010 para comparar a sensação e ir subindo o diametro caso se faça necessario
Abraço
|