(ajuda) alguem sabe qual o calibre dessas cordas apenas olhando?

Autor Mensagem
4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 15:19


recentemente eu comprei uma guitarra nova e estou na dúvida de qual o calibre presente nesta guitarra.


https://prnt.sc/gagffauVrVI0

https://prnt.sc/olQPB5ZkJ2h9

https://prnt.sc/nbAZGn6qwCup


foto das cordas acima. obrigado desde já.

ejames
Membro Novato
# 14/out/22 15:37
· votar


Cara, é simplesmente impossível responder isso olhando fotos.

Mais fácil você enviar um email para o fabricante perguntando.

makumbator
Moderador
# 14/out/22 15:59 · Editado por: makumbator
· votar


4bloods

Por foto é impossível, como o ejames já pontuou. Se vc comprou ela nova em loja, o fabricante pode te dizer o tipo do encordoamento. Caso não seja nova, e vc tenha uma curiosidade assim tremenda, vai precisar de um paquímetro para descobrir com mais exatidão.

Mas a maioria das guitarras parece que vem com 0.09

anderson_gesteira
Membro Novato
# 14/out/22 16:06
· votar


Imagino que seja 0.10 pois tem a G revestida. O que poderia fazer se caso não consiga falar com a fabricante, pedir para alguém que tenha um paquímetro medir para você (ai teria que ser todas pois pode ser um jogo hibrido)

makumbator
Moderador
# 14/out/22 16:13
· votar


anderson_gesteira

É, realmente. A corda sol não parece lisa. 0.09 padrão com certeza não é.

Delson
Veterano
# 14/out/22 16:41
· votar


4bloods
Você pode descobrir se tiver um paquímetro (ou se conhecer alguém que tenha), e medir a espessura da primeira corda em polegadas.
Se não for um encordoamento híbrido, você pode dizer que é encordoamento tal, medindo a primeira corda.

Será que isso não é corda de violão?

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 16:54
· votar


Por foto é impossível, como o ejames já pontuou. Se vc comprou ela nova em loja, o fabricante pode te dizer o tipo do encordoamento. Caso não seja nova, e vc tenha uma curiosidade assim tremenda, vai precisar de um paquímetro para descobrir com mais exatidão.

Mas a maioria das guitarras parece que vem com 0.09


não é impossível, da pra ter uma noção. eu tenho 80% de certeza que é 011 e eu nunca testei uma corda 011 antes, justamente porque não é o que me interessa, pois eu gosto de cordas mais "moles" então nunca fui perder meu tempo testando. mas por algum motivo eu gostei dessas cordas. mas tenho quase certeza que é 011, porém, em dúvida.


a guitarra é nova e, sim, a guitarra é nova e falei com o fabricante... não tive a resposta que eu queria.

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 16:56
· votar


pelo menos alguém sabe algum jogo de cordas que tem a corda Sol encapada como os bordões? caso dúvidas, só ver a corda sol nas fotos.

makumbator
Moderador
# 14/out/22 17:02
· votar


4bloods
pelo menos alguém sabe algum jogo de cordas que tem a corda Sol encapada como os bordões?

Um monte.

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 17:11
· votar


Um monte.


sabe alguma não muita cara? me informe, por gentileza.

ejames
Membro Novato
# 14/out/22 17:33
· votar


4bloods
não é impossível, da pra ter uma noção

Cara, sem querer ser chato, mas tu é teimoso, hein? Não dá para saber cara, mesmo com o instrumento em mãos já é difícil pois a tensão das cordas varia muito de acordo com o comprimento da escala e a marca das cordas, muito menos por foto.

sim, a guitarra é nova e falei com o fabricante... não tive a resposta que eu queria.

Falou quando? Hoje? Aguarda um pouco, e-mail nem sempre a resposta é imediata.

sabe alguma não muita cara? me informe, por gentileza.

https://www.guitar5.com.br/jogo-de-cordas-para-guitarra-011-049-rouxin ol-r81-3-sol-encapada

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 18:41
· votar


mas tu é teimoso, hein

acredito que o teimoso é você. não sou eu que só aceito a minha opinião. claramente da pra ter uma noção, cara. aceita isso. qualquer um sabe que isso é mais alto que 09 e 010. aceita a resposta dos outros, amigo. não chame os outros de teimoso sem se olhar no espelho primeiro.

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 18:43
· votar


Falou quando? Hoje? Aguarda um pouco, e-mail nem sempre a resposta é imediata

acho que você não leu o que eu disse: "não tive a resposta que eu queria". ou seja, me responderam, mas não responderam o que eu queria saber. lê duas vezes antes de responder e chamar os outros de teimoso. lol.

Drinho
Veterano
# 14/out/22 19:18
· votar


qualquer um sabe que isso é mais alto que 09 e 010.

Não que eu toque grandes coisas, mas olho quase todo dia para esta budega desde o começo dos anos 2000 (quase 20 anos) e eu não me atreveria a dizer qual é esse calibre aí apenas no olho hehehe….

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 19:33 · Editado por: 4bloods
· votar


Não que eu toque grandes coisas, mas olho quase todo dia para esta budega desde o começo dos anos 2000 (quase 20 anos) e eu não me atreveria a dizer qual é esse calibre aí apenas no olho hehehe….


kkkk, bom, como eu falei, dá pra ter uma >>noção<<, sabe? mas uma certa pessoa aqui fica querendo lacrar sem nem mesmo saber interpretar a frase, aí fica complicado... kkkkkkk. agora é ir atrás e saber qual realmente é (mesmo eu desconfiando qual seja). valeu!

ejames
Membro Novato
# 14/out/22 19:56 · Editado por: ejames
· votar


4bloods
acredito que o teimoso é você. não sou eu que só aceito a minha opinião. claramente da pra ter uma noção, cara. aceita isso. qualquer um sabe que isso é mais alto que 09 e 010. aceita a resposta dos outros, amigo. não chame os outros de teimoso sem se olhar no espelho primeiro.

Vamos lá: a denominação .010, .011 e etc é dada pelo diâmetro da primeira corda, na forma de milésimo de polegada. .010 são 0.010pol, .011 são 0.011pol, por aí vai. Isso significa que diferença de diâmetro entre uma corda .010 e uma .011 é de 0,025cm. Não dá para ver a olho nu, muito menos através de uma foto. Você pode supor que é .011 para cima por causa da terceira corda encapada, assim como você pode também supor que na loja a corda quebrou e foi trocada, por exemplo.

acho que você não leu o que eu disse: "não tive a resposta que eu queria". ou seja, me responderam, mas não responderam o que eu queria saber. lê duas vezes antes de responder e chamar os outros de teimoso. lol.

Cê parece não entender muito da dinâmica de fórum, mas eu falei na brincadeira, pode relaxar. Eu li sim o que você escreveu, mas fica complicado exigir respostas precisas dando informações pela metade. Se importa de dizer o modelo da guitarra? Talvez algum colega já tenha comprado uma igual e possa te ajudar. Se importa também de dizer qual foi a resposta do fabricante? "Não tive a resposta que eu queria" ainda não soluciona nada, pois a única fonte que pode te dizer com certeza qual é o encordoamento é o fabricante, portanto vale insistir no assunto.

Não que eu toque grandes coisas, mas olho quase todo dia para esta budega desde o começo dos anos 2000 (quase 20 anos) e eu não me atreveria a dizer qual é esse calibre aí apenas no olho hehehe….

Né? Eu não me atrevo a dizer com certeza nem tocando, muito menos no olho. Na mesma guitarra, por exemplo, Elixir pra Ernie Ball já dá uma diferença grande na pegada, a segunda sendo bem mais macia. Hoje em dia ainda existem diferentes combinações híbridas, impossível ser certeiro.

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 20:07
· votar


Cê parece não entender muito da dinâmica de fórum, mas eu falei na brincadeira, pode relaxar.

tem certeza disso? porque não pareceu. mas ok, tá de boa.

se realmente foi brincadeira, toma cuidado, mano, assim como eu, pode ter outras pessoas que são novatos e vão acabar saindo do fórum por ignorância sua. mesmo sendo brincadeira, a pessoa não vai saber, sabe?


a guitarra é uma Dean, Dime Razorback.

a loja apenas me falou sobre madeira, captação e coisas assim, mas não sobre cordas (e minha única pergunta foi sobre cordas)

ejames
Membro Novato
# 14/out/22 20:10
· votar


4bloods
a loja apenas me falou sobre madeira, captação e coisas assim, mas não sobre cordas (e minha única pergunta foi sobre cordas)

Você falou com a loja ou com o fabricante? A loja não vai saber, você tem que entrar em contato com a Dean.

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 20:21
· votar


Você falou com a loja ou com o fabricante? A loja não vai saber, você tem que entrar em contato com a Dean.


eu falei com a Dean. chamei de loja como maneira de dizer, pois também são vendedores.

makumbator
Moderador
# 14/out/22 20:26
· votar


4bloods

Uma possibilidade é pesquisar na internet os specs do modelo exato de sua guitarra. Pode ser que apareça o encordoamento utilizado.

A Ibanez eu sei que informa não apenas o diâmetro, mas também a marca que eles usam nos instrumentos. No caso dos baixos isso vem até no manual.

Ramsay
Veterano
# 14/out/22 22:39
· votar


4bloods
Essa guitarra é feia pra caramba e eu aposto que as cordas são 010.
Não tem sentido usar cordas 011 ou 012 em guitarras pra metal, simples assim...

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 22:56 · Editado por: 4bloods
· votar


Essa guitarra é feia pra caramba

em nenhum momento eu pedi sua opinião. eu não comprei pra ti achar bonito, e sim para mim. se vai falar merda, fica calado.

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 23:02
· votar


Não tem sentido usar cordas 011 ou 012 em guitarras pra metal

por que não? muitos usam 011 pra cima justamente por ser algo mais pesado e melhor para afinações mais baixas. faz total sentido se você souber do que está falando.

DoisUm
Membro Novato
# 14/out/22 23:17
· votar


0.12 com toda certeza

4bloods
Membro Novato
# 14/out/22 23:29
· votar


0.12 com toda certeza

cara, eu tava achando que era 011, mas parando para pensar parece ser mesmo... pois é muito pesado fazer um bend (uso afinação em E padrão), mas, por que você acha isso? consegue explicar?

Drinho
Veterano
# 15/out/22 09:48 · Editado por: Drinho
· votar


Se fosse para dar um chute eu diria 11 com a 3w, mas totalmente convencido de que posso e devo estar errado.

Tenho a impressão de que é um pouco mais grossa que o convencional, como eu só uso Daddario 10-46, estou fazendo uma comparação no olhômetro com a minha corda…

12 com a 3w me parece improvável.
10 com a 3w me parece possível também.

foca2
Membro Novato
# 15/out/22 12:04 · Editado por: foca2
· votar


DoisUm
0.12 com toda certeza

Sim. Provavelmente está afinada em alguma afinação alternativa.

4bloods
em nenhum momento eu pedi sua opinião. eu não comprei pra ti achar bonito, e sim para mim. se vai falar merda, fica calado.

Logo acima você disse "não sou eu que só aceito a minha opinião", e agora você não aceita a opinião do cara... tsc tsc... cara é a segunda pessoa com quem vc briga nesse tópico. Talvez o problema aqui não sejam os outros, e sim vc...

Ramsay
Essa guitarra é feia pra caramba e eu aposto que as cordas são 010.


É bem feia mesmo.

4bloods
Membro Novato
# 15/out/22 12:40 · Editado por: 4bloods
· votar


Logo acima você disse "não sou eu que só aceito a minha opinião", e agora você não aceita a opinião do cara... tsc tsc... cara é a segunda pessoa com quem vc briga nesse tópico. Talvez o problema aqui não sejam os outros, e sim vc...


blz, você compra uma guitarra nova e eu falo que ela é bem feia, simplesmente por nada. pode ver muito bem que quando alguém da outra opinião diferente da minha sendo respeitoso, eu também trato com respeito, pode ver minha resposta com o drinho. se ele tem a opinião dele, show, mas o assunto nunca foi sobre a aparência do instrumento, a pessoa falou isso só por ser idiota mesmo.


eu não gosto de guitarras les paul's, mas não é só porque eu não gosto que vou chegar em um dono de les paul e falar que a guitarra dele é feia, por nada e sendo que o assunto nem é sobre aparência. acho que eu sou qualquer coisa, menos o problema aqui.

foca2
Membro Novato
# 15/out/22 13:09 · Editado por: foca2
· votar


4bloods
eu não gosto de guitarras les paul's, mas não é só porque eu não gosto que vou chegar em um dono de les paul e falar que a guitarra dele é feia, por nada e sendo que o assunto nem é sobre aparência.

E porque não? Eu tenho uma Les Paul, pode falar o que quiser. Eu sei que não é ofensa a mim, assim como o Ramsay não tinha a intenção de te ofender. Precisamos saber que o fórum é aberto a todos, e que as discussões não existem só para servir a pessoa que abriu o tópico: tem tópico de 15 anos atrás que ainda movimenta. A gente está aqui nesse site para passar o tempo e jogar conversa fora, e a maioria sabe relevar opinião que discorda.

Saber separar opinião alheia de ofensa é importante pra manter bons relacionamentos, especialmente hoje em dia na internet.

Não sei quão novato vc é, mas de qualquer maneira, bem vindo ao fórum.

4bloods
Membro Novato
# 15/out/22 13:23 · Editado por: 4bloods
· votar


E porque não? Eu tenho uma Les Paul, pode falar o que quiser. Eu sei que não é ofensa a mim, assim como o Ramsay não tinha a intenção de te ofender. Precisamos saber que o fórum é aberto a todos, e que as discussões não existem só para servir a pessoa que abriu o tópico: tem tópico de 15 anos atrás que ainda movimenta. A gente está aqui nesse site para passar o tempo e jogar conversa fora, e a maioria sabe relevar opinião que discorda.



em nenhum momento eu pedi a opinião de ninguém sobre aparência, eu pedi opiniões sobre cordas, não sobre aparência. você concordar com ele está sendo idiota igual o mesmo. até o cara que eu tive uma mini discussão não disse sobre a aparência do instrumento, justamente por ser algo totalmente desnecessário. eu vou esperar você fazer um tópico sobre cordas e vou falar que seu instrumento é feio, por nada e de graça, sendo que ninguém pediu opinião sobre aparência.



se você tem sua opinião, ninguém a pediu e também não se condiz com o assunto principal, fica calado, a vida funciona assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a (ajuda) alguem sabe qual o calibre dessas cordas apenas olhando?