Upgrade da parte elétrica vale a pena?

    Autor Mensagem
    Wanton
    Veterano
    # 11/ago/22 23:56


    Estou arrumando uma guitarra velha, tá tudo uma bosta nela. A questão é: coloco peças daquelas que encontramos em qualquer eletrônica ou meto um jack da Switchcraft ou da Puretone? E quanto aos potenciômetros da Alpha ou da CTS, faz algum sentido gastar uns trocados neles?

    Quais os upgrades na parte elétrica compensam e quais não passam de preciosismo ou perfumaria?

    ejames
    Membro Novato
    # 12/ago/22 00:03 · Editado por: ejames
    · votar


    Depende. Se for uma guitarra para uso casual, dentro de casa, uma roda com amigos, um ensaio aqui e acolá... compra tudo básico porém zeradinho, faz tudo direitinho, com bons fios, boas soldas e tá resolvido. Pots Alpha, algum jack que não seja daqueles tão ruins que entortam só de olhar, blindagem e acabou.

    Para uso de palco, na noite, onde confiabilidade e resistência são fatores essenciais, daí vale investir em algo mais legal. Tenho meus resguardos ao entrar em discussões sobre capacitores a óleo vs cerâmica e outros detalhes "guitarrísticos" do tipo, mas uma coisa que faço bastante questão é o treble bleed: por usar bastante o volume para limpar o ganho e trabalhar com a dinâmica, a perda de agudos e médios que acontece naturalmente quando você fecha o pot sem o treble bleed me incomoda. Mas é puramente pessoal, tem muita gente que curte esse resultado. Enfim: na dúvida, faz o básico e depois você ajusta de acordo com o necessário. Tenho uma guitarra a mais de 10 anos com pots Alpha que nunca me deram nenhum problema de ruído, mal contato, folga, nada do tipo.

    Delson
    Veterano
    # 12/ago/22 10:28 · Editado por: Delson
    · votar


    A questão dos potenciômetros vai mais do valor real medido no multímetro. Eu já regulei instrumentos com potenciômetros chineses que tinham uma medida muito próxima do valor nominal. Se é um pot de 250k. ele dava uns 242 mais ou menos isso. Na hora de comprar, leve um multímetro e selecione as peças mais dentro dos padrões que você procura.

    Vale a pena procurar por cabos blindados. Não são tão caros e não se usa muito em uma guitarra (dependendo do modelo, claro. Uma Epiphone Alleykat ou Wildkat usa muito fio, por exemplo)

    tem mercado pra tudo, e conforme o ejames disse, vai da sua necessidade, e que seja construído com esmero, organizado e eficiente (sem muito fio sobrando, e com soldas na medida)

    Wanton
    Veterano
    # 12/ago/22 16:24
    · votar


    ejames
    confiabilidade e resistência são fatores essenciais

    É para uso em casa, mesmo. Faltou definir os parâmetros, mas é bom que o tópico fica mais largo. Apesar de ter encontrado muitos posts sobre o assunto, me surpreendi por não ter achado um tópico específico sobre o tema.

    Minhas exigências são simples: o que me incomoda é ruído, mal contato no jack, deterioração rápida das peças. Tenho 7 instrumentos de corda elétricos, 6 precisando de algum reparo. Tem gente que curte ficar dando manutenção, o meu negócio é mexer o mínimo possível.


    Delson
    sem muito fio sobrando

    Nas guitarras que eu mexi, vou tirando todos os excessos. É um captador, um potenciômetro de volume e acabou. Reduz bastante a fiação. Minha instalação não é super justa porque tenho dedos gordos, então deixo um pouco de fio para manusear os componentes fora da cavidade, mas nada muito exagerado.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 12/ago/22 21:45
    · votar


    Sim, sempre mexo nas das minhas guitarras. Costumo medir os componentes , colocando apenas os com menos de 10 por cento de tolerância - como já foi falado acima. Também procuro substituir fios muito vagabundos ou partes oxidadas. Jack/switch vagabundo também sai logo.

    Gosto pessoal: Uso potenciômetros do tipo A (audio taper), cuja resposta eu prefiro (removi os seriais das minhas guitarrras). Apesar de também usar muito o volume pra limpar eu não curto o treble bleed, pois ferra td qd uso fuzz face. Muita coisa você só vai saber experimentando.

    Se você quiser fazer um negócio pra não mexer depois, sugiro ir logo em cima das coisas de qualidade então. Alpha, CTS, Gotoh, Dimarzio são todos bons. Mas meça pra estarem dentro da faixa. Quanto a capacitrores pio, bumblebee, etc... Tive vários diferentes e nunca notei diferença nenhuma. Procure sempre apenas medir os valores dos componentes (ou peça para alguém gabaritado, como o seu luthier), para que estes estejam adequados com o tipo de guitarra/captador.

    Já que você falou de manutenção....pra evitar muita manutenção Não troque o calibre/marca de cordas. Defina um para a sua guitarra e mantenha. Isso evitará idas ao luthier. Aliás, uma das melhores coisas que fiz foi aprender regulagem básica - leia-se: Tensor, ajuste de ponte, altura de cordas/pickups, entonação. Isso me levou a aprender a melhor regulagem para todos os meus instrumentos (dentro dos seus limites) e evitou idas ao luthier quando algum deles teve uma leve alteração na regulagem. Vou apenas para trocar traste/nut, mexer em elétrica, etc.

    Ramsay
    Veterano
    # 13/ago/22 00:17 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Wanton
    Os potenciômetros da CTS são Top e por isso são muito caros.

    Mas, em se tratando de potenciômetros custo/benefício, os que a Alpha produz são os melhores apesar de que as chaves comutadoras de guitarras que eles fabricam são muito ruins.

    Então, vá nos pots da Alpha sem susto pq eles são o melhores em custo/benefício e são superiores aos pots da Spirit e pau a pau com os da Dunlop.

    LES VITO
    Membro Novato
    # 15/ago/22 23:58
    · votar


    Olha, elétrica é tudo numa guitarra. Particularmente eu acho que tudo deve ser de qualidade ( se o dinheiro permitir), desde os cabos, até as soldas (ou mesmo conectores).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Upgrade da parte elétrica vale a pena?