Upgrade na Tagima Vulcan: vale a pena?

Autor Mensagem
Adolfo Celso
Veterano
# out/12


Salve, galera do FCC!
Comprei recentemente uma Tagima Vulcan usada, em bom estado, e apesar de achar o som dela bem legal pelo quanto paguei (R$ 450), tenho percebido que o upgrade pra uma ponte de melhor qualidade é praticamente indispensável, assim como um captador melhor pra ponte.
Gostaria de saber se alguém aqui já fez upgrades dessa natureza nessa guitarra e se valeu a pena de fato.
Fazendo as contas (exemplos):
Floyd Gotoh - R$ 585
Di Marzio Tone Zone (ponte) - R$ 300
Luthier - R$ 200
São R$ 1085 de upgrade numa guitarra barata, e isso me dá uma insegurança... Se alguém tiver experiências de upgrade com esse instrumento, me ajudaria muito.
Abraço!

Adolfo Celso
Veterano
# out/12
· votar


UP!

renatoff
Veterano
# out/12
· votar


pega esses R$1085 e compra uma guita top, please...
sem falar q se fizer o upgrade ela n custara nem metade do q gastou na hora de revender..

com 1085 reais da pra comprar muita guitarra boa.

e se vc comprou ela recentemente, creio q ela n tem nenhum valor sentimental pra vc pra q vc queira investir tudo isso nela...

Filippo14
Veterano
# out/12
· votar


Adolfo Celso
Vende ela, se você ganhar uns 400 reais nela, você já tem !500, já dá para comprar uma beeeem legal.

Preciso
Veterano
# out/12
· votar


Por esse preço? Vá de Cort X11!

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


com 1085 reais da pra comprar muita guitarra boa.

aonde? ele vai gastar esse dinheiro em uma guitarra que ele será obrigado a modificar também.... ou a madeira da guitarra de 1000 reais é melhor que a de 600 ?

bobagem

Adolfo Celso

se você se identifica com a guitarra, gosta do som e ela é confortável a você .... faz isso.... só acho que não vale a pena gastar 300 reais em um captador uma vez que poderá gastar 300 reais em dois bons captadores nacionais....

e se bobear da pra achar floyd gotoh por 470

renatoff
Veterano
# out/12
· votar


drinho
vey com 1085 pila da pra compra uma ibanez rg sei la q numero, cort x11... é muito melhor do q a tagima vulcan usada, e tem bom preço na hora de revender... n deixa de ser uma guitarra boa...

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


vey com 1085 pila da pra compra uma ibanez rg sei la q numero

devia saber qual número pois este número faz toda a diferença...

e desde quando isso é melhor que uma tagima turbinada com dimarzio e uma ponte que nao deixa na mao com afinação? E me de um bom motivo pra acreditar que a ibaninha da china seja melhor que isso, afinal se bobear elas saem até da mesma fabrica terceirizada.....

uma ibanez rg que faça jus ao nome ibanez rg passa dos 4 mil amigo

renatoff
Veterano
# out/12
· votar


Drinho
nao to falando q é tao melhor assim...
eu to querendo dizer q vale mais a pena...
alem de ficar com 2 guitarras ele vai ter uma originalzinha e que vai ter preço bom de revenda...

só to falando pra ele oq eu faria...

tranquilo? :)

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


renatoff

então que isso sirva pra você também porque você deve estar aprendendo...
você está sugerindo ao rapaz ficar com duas guitarras que mal afinam e não tem som de nada, em vez de melhorar uma e deixar ao gosto dele....

com relação a revenda em qualquer uma delas pagarão uma micharia, a questão é ficar com um bom instrumento para ele.......

juninholiveira
Veterano
# out/12 · Editado por: juninholiveira
· votar


renatoff

cara, tu ta meio por fora dos preços heim!
A cort X11, q eu comprei a pouco tempo, ja ta na faixa dos 1300-1400, ou seja, ele teria que vender a guitarra dele pra itneirar pra comprar ela.

E a Ibanez RG Qualquer Número que vc deve estar se referindo deve ser a RG 350 / 370 que o pessoal diz que se compara a X11. Eu olhava muito isso durante 1 ano que eu passei pesquisando antes de comprar a minha Cort. E uma RG350 ta na faixa duns 1700 amigo. A 370 um pouquinho mais barata simplesmente pq não tem escudo(?) !

Entã ele não vai conseguir tanta coisa assim se pegar essa grana e comprar outra guitarra. Pode conseguir uma Cort X6 por esse preço.

Eu esperaria e juntaria mais, porem, se o upgrade for tão necessário assim ao ponto de vista do nosso amigo do tópico, então vai na fé!

-EDIT-

Drinho
Passei uma frase sua despercebida, onde vc disse que se bobear encontra Floyd Gotoh por 470? Ta foda achar essa ponte aki no Brasil, e os preços são exorbitantes quando acha em lojas seguras e tal na net.

gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena.

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


juninholiveira

cara acho que no edmar luighi tá nessa faixa, eu falei com ele ha uns tempos e ele me passou esse preço... eu só nao sei se aumentou dá uma ligada lá....

se nao achar facil no brasil compra na g jax que é loja autorizada da gotoh no japao.....

com as taxas deve chegar aqui por uns 400 reais....

Adolfo Celso
Veterano
# out/12
· votar


Na verdade, galera, eu comprei essa guitarra usada há 2 semanas pelo ML apenas porque queria um instrumento barato (mas que possivelmente desse pra fazer upgrade) pra estudar nos momentos ociosos durante o meu expediente no trabalho. Tenho outras 2 guitarras que me atendem bem, uma Fender Stratocaster e uma Gibson SG, mas já tava na fissura de ter uma guitarra com Floyd há um tempão, mas não estou podendo gastar muito pra isso. Ademais, sempre notei que a Vulcan tem uma boa configuração de madeiras: corpo de basswood, braço de maple e escala de rosewood.
Acontece que depois de desmontar a Floyd ontem à noite na tentativa de dar uma última chance à ponte original, encontrei o segundo saddle espanado... Já havia comprado um saddle na semana passada, e já se foi mais um, o que me mostra que não vale a pena insistir nessa ponte.

Drinho

cara acho que no edmar luighi tá nessa faixa, eu falei com ele ha uns tempos e ele me passou esse preço... eu só nao sei se aumentou dá uma ligada lá....

se nao achar facil no brasil compra na g jax que é loja autorizada da gotoh no japao.....

com as taxas deve chegar aqui por uns 400 reais....


Dei uma olhada no site do Luighi, e a Gotoh GE 1996 cosmo black com nut GHL-2 tá custando R$ 660,85...

gucrispim
Veterano
# out/12
· votar


Adolfo Celso
Cara, eu sinceramente que acho que o melhor negócio que você pode fazer é dar esse upgrade. Guitarra por esse preço que você encontrar vai exigir o mesmo upgrade.

Além do que, pagou barato na guita.

Drinho
Veterano
# out/12 · Editado por: Drinho
· votar


Adolfo Celso

pelo amor de deus bicho não faz muito tempo que eu falei com ele....

vai inflacionar assim lá no inferno.... o jeito é muambar, traz da gringa, manda abaixar a nota que não tá dando.... ter uma ponte que para afinada o que é o mínimo é luxo.. vá pro inferno...

em todo caso cosmo black costuma ser mais caro que cromo, mas mesmo assim a cromo deve tá 600....

Adolfo Celso
Veterano
# out/12
· votar


gucrispim

Cara, eu sinceramente que acho que o melhor negócio que você pode fazer é dar esse upgrade. Guitarra por esse preço que você encontrar vai exigir o mesmo upgrade.

Além do que, pagou barato na guita.


Tenho pensado bastante nisso, brother... Pra adquirir essa Tagima, eu a comparei (em termos de madeiras) com as Ibanez JS, que tem a mesma configuração, e constantemente vejo que é comum se fazer esses mesmos upgrades na JS 100: ponte Gotoh e pickups novos (geralmente os DiMarzio PAF e JOE), pra ela ficar igual à JS 1000 ou 1200.

Drinho

É, cara... Vi o preço na tabela que está disponível no site dele. A escala de preços é: gold < black < chrome.
Realmente... A coisa tá toda invertida. Ter um instrumento afinado não é luxo, é o básico. Ou pelo menos deveria ser.

Adolfo Celso
Veterano
# out/12 · Editado por: Adolfo Celso
· votar


Pra quem está acompanhando o tópico

Estou vendo os detalhes para o upgrade. Problema logo de cara: os parafusos (lock saddles) da Gotoh (que segue o padrão da Floyd Rose original) são mais compridos que a cavidade da Vulcan. A ponte instalada na Vulcan é muito parecida com a Schaller, com lock saddles mais curtos e grossos, ou seja, não dá pra usar lock saddles da Schaller numa ponte Gotoh, pois não passa no vão que dá o encaixe no saddle.

Soluções:
1 - Aumentar a cavidade.[/i]
O luthier me desaconselhou, pois nunca se sabe que tipo de surpresa pode surgir na pintura ao aumentar a cavidade. Às vezes, a pintura pode estar "descolada" da madeira. Já viram como às vezes, num teco, um pedação de tinta sai de uma guitarra? É isso que pode acontecer. O retoque custa caro e pode ser demorado... Ou seja: o melhor é não mexer na estrutura do instrumento.

2 - Comprar a Schaller, que cabe perfeitamente na cavidade.[i]

Problema: não se encontra essa ponte no RJ. No ML, é caríssima (a única anunciada custa R$ 700). A Gotoh é mais popular, logo, é mais fácil achá-la...
Mais um problema: os pivôs que prendem tanto a Schaller quanto a Gotoh são maiores que os instalados na Vulcan. Assim, instalando uma ou outra, terei que continuar a utilizar os pivôs da ponte original de fábrica, que são uma verdadeira incógnita. Podem segurar a onda ou botar tudo a perder...

3 - Trocar apenas os saddles[i][/i]
Essa é a saída mais barata, mas não é certamente a mais voltada a um uso mais prolongado.

Espero que esse relato possa ajudar quem talvez esteja pensando em fazer o mesmo upgrade e não saiba por onde começar, o que vai encontrar pelo caminho, o que comprar etc.

E aí, o que me dizem?

GustavoJBC
Veterano
# nov/13
· votar


Infelizmente é tudo verdade os problemas que o Adolfo Celso citou. O luthier me sugeriu serrar os parafusos(lock saddles) ou trocar apenas os carrinhos, como eu gostei muito da guitarra queria colocar uma gotoh 1996t, porém com os problemas citados acima não sei o que eu faço. Alguém sabe se um luthier consegue trocar esses pivôs e se é um serviço fácil e barato?

Lucaz Oliveira
Membro Novato
# nov/13
· votar


cara, eu comprei a tagima vulcan faz 2 meses, a minha ponte segura muito bem cara, muito bem mesmo... muita gente reclama dela.. acho q estive com sorte... mas o meu captador da ponte ta uma merda, vou ter que trocar por outro... quais sao os modelos que "cabem" na vulcan, sem ter que mecher em nada nela, tipo abrir mais buraco ou aumentar largura de ond o cap fica...

Lucaz Oliveira
Membro Novato
# nov/13
· votar


amigo, gravei aki rapidinho, pq to com 1 problema em 1 captador da ponte, mas no final do video ja fiz um "teste" com alanvacadas, da uma olhada como a minha segura a afinaçao.

https://soundcloud.com/lucaz-oliveira-1/grava-ao-vulcan

da uma olhada ae, ignora o começo q é pro pessoal de outro topico q eu fiz, pq um captador meu ta fazendo um som ocilante, se vc quiser tentar ver, a sua faz isso tambem???

GustavoJBC
Veterano
# nov/13
· votar


Lucaz Oliveira os tamanhos de captadores são padrão, no caso da vulcan são 2 humbuckers.
Não sei se sua guitarra é de fabricação nova e eles já arrumaram o problema dos carrinhos da ponte, porque essas peças estavam vindo com material de péssima qualidade. A guitarra é perfeita, o problema mesmo são esses saddles. Quero trocar a ponte por uma gotoh ou uma floyd rose 1000 series, o problema é os pivôs que não sei se podem ser trocados com facilidade e se fica barato o serviço.

Lucaz Oliveira
Membro Novato
# nov/13
· votar


GustavoJBC

aki tem umas fotos da ponte da minha guita, ve se voce consegue ver se sao "novos" saddles ou sao os antigos mesmos...

http://imageshack.com/user/lucaz1212

GustavoJBC
Veterano
# nov/13
· votar


Lucaz Oliveira
Você comprou essa guitarra da loja ou usada? Essa não é a ponte original, é uma floyd rose original, ta com cara de ser a 1000 series, provavelmente foi o antigo dono que trocou. É uma dessas que eu quero colocar na minha, a tuas alavancadas estão de boa aí?

Lucaz Oliveira
Membro Novato
# nov/13
· votar


gustavo, eu comprei nova na internet... a ponte segura muito cara.... eu gostei demais.... entra aki e ve um sample q eu gravei, mostrando o problema do cap, mas depois eu começo a testar a alavanca... da uma olhada

https://soundcloud.com/lucaz-oliveira-1/grava-ao-vulcan

GustavoJBC
Veterano
# nov/13
· votar


Lucaz Oliveira
Cara, provavelmente é o captador ou a parte elétrica da guitarra, leva em um luthier, pesquisa o malagoli intruder, é um capatador animal, acho que vai ficar perfeita na tua guitarra!

Essa ponte ele deve ter cortado os parafusos dos saddles, você viu algum sinal de corte nesses parafusos ou no bloco da ponte onde fica as molas? A tampa traseira ta fechada? Valeu cara

GustavoJBC
Veterano
# nov/13
· votar


Adolfo Celso
Você sabe me informar se a cavidade dos pivôs da tagima é a mesma que a da floyd rose 1000 series? Valeu.

Lucaz Oliveira
Membro Novato
# nov/13
· votar


GustavoJBC
esse esquema q vc perguntou dos parafusos e do bloco foi pra mim???

e gustavo, hoje levei a minha guita no luthier, ele comentou da minha ponte, disse que ela é superior a maioria das floiyd q ele recebe, claro que nao é a original, ele disse q essa special é um modelo chines, mas que é bem fabricado, e vai durar um tempo legal... o captador acho q vou trocar o da ponte por um tesla vr-nitro, curti muito os samples q achei na net... aki no forum quase nao tem nada sobre os caps tesla...

GustavoJBC
Veterano
# nov/13
· votar


Lucaz Oliveira
Foi sim cara.
Estou apenas esperando o fim do mês pra trocar, não sei se pego uma ponte dessas igual a tua,a floyd rose 1000 series ou uma da kramer que eu vi no ML. Mas você sabe me informar se a tua ponte apresenta sinais de corte nos parafusos dos saddles e corte no bloco onde vai preso as molas? Estou achando que essa ponte não possui as medidas para a VULCAN e que o luthier vai precisar cortas os parafusos ou o bloco.

Ramsay
Veterano
# nov/13
· votar


Adolfo Celso

Por tudo que foi dito no tópico, acho que vc não precisa e nem deve trocar a ponte da guitarra.

A Vulcan é uma guitarra de média a boa qualidade e vc só precisa trocar os captadores.

Eu sugiro que visite o site da Malagoli e escolha lá os que melhor te atender.
São captadores bons e relativamente baratos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Upgrade na Tagima Vulcan: vale a pena?