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Ramsay Veterano |
# jun/22
Eu gostaria de saber como é chamado o som que a guitarra Gibson Les Paul escura do link do vídeo abaixo emite. (de 3.2 até 4.2 minutos). E, pergunto isso pq possuo uma guitarra que não é Gibson e nem Les Paul, mas, que no captador da ponte emite exatamente esse tipo de som som que parece mais um guincho agudo. Entendam que eu não quero saber quais efeitos são utilizados, até porque, assim como eu, o solista deve utilizar apenas distorção e delay.
Então, esse som guinchado seria o que?? Overtone, overdube, harmônicos? https://youtu.be/Y71RZoJp3Vc
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Wanton Veterano |
# jun/22
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Parecem harmônicos artificiais, né? Sei lá. Vou deixar para os entendidos.
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LeandroP Moderador |
# jun/22
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Maravilhosos Harmônicos Artificiais a la Vivian Campbell
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LeandroP Moderador |
# jun/22
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Aliás, ele já fazia isso quando tocava com o Dio. Esse cara é visceral
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Schelb Veterano |
# jun/22
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Mais um voto pra harmônicos artificiais
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JJJ Veterano
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# jun/22
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Pô, o cara fazendo uns lances bacanas e vocês dizendo que é "artificial"... :P
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Grimc Veterano |
# jun/22 · Editado por: Grimc
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Então, esse som guinchado seria o que?? Overtone, overdube, harmônicos?
Me parece pinch harmonics (é o que vocês chamam de harmônico artificial? Foda de ter aprendido guitarra vendo video gringo é que eu nao sei o nome de nada em português). Enfim, aquele rolê que o Zack Wylde adora fazer. A sua guitarra estar fazendo isso bastante provavelmente significa que o captador tem uma saída bacana e pega bem esses harmônicos, e se você tá fazendo isso sem querer, é porque tem o hábito de raspar o dedo na corda quando palheta. O que pode ser bom se você gosta desse som, eu ja me acostumei a tocar assim porque geralmente quando sai um harmonico por acidente, eu não reclamo.
Em termos da física do que tá rolando, e me corrijam se eu estiver errado porque pode ser que eu esteja confundindo os conceitos, mas overtones e harmônicos são basicamente a mesma coisa, são as diferentes frequências na qual a corda vibra ao longo da sua extensão, e que a técnica que a gente usa pra fazer harmônicos (seja artificais ou naturais) simplesmente tá "isolando" uma delas, no caso você tem a frequência fundamental, que é a nota que você ta ouvindo ao tocar uma nota "limpa", e os harmônicos/overtones que são frações dessa frequência ao longo da corda.
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LeandroP Moderador |
# jun/22
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JJJ
harmônicos do coração
s2
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ejames Membro Novato |
# jun/22 · Editado por: ejames
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Billy Gibbons do ZZ Top é outro que usa bastante também.
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Lelo Mig Membro
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# jun/22
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Como já disseram acima... é o Vivian Campbell mano. Harmônicos artificiais.
Não consigo ver como ele faz, eu (que não chego nem perto dele) faço com a lateral da palheta, mesma técnica que uso para "apitar".
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Ramsay Veterano |
# jun/22 · Editado por: Ramsay
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Não é uma questão de técnica pois tenho várias guitarras e só essa dá esse som e somente no captador da ponte (Seymour Duncan). Basta palhetar um pouco mais forte nas cordas 1ª ou 2ª que surgem esses harmônicos "artificiais". Agradeço por me esclarecerem como é chamado esse tipo de som.
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ejames Membro Novato |
# jun/22
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Ramsay Basta palhetar um pouco mais forte nas cordas 1ª ou 2ª que surgem esses harmônicos "artificiais".
Então é outra coisa. Pode ser algum problema de ressonância - cheque todos os pontos de contato, como tarraxas, nut e carrinhos da ponte para ver se não tem nada vibrando.
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Ramsay Veterano |
# jun/22
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Então é outra coisa. Pode ser algum problema de ressonância - cheque todos os pontos de contato, como tarraxas, nut e carrinhos da ponte para ver se não tem nada vibrando.
ejames Não é nenhum problema de ressonância pq o som fica muito bonito com os tais harmônicos. E se palhetar mais fraco os harmônicos tb aparecem mas com menor intensidade que os do vídeo.
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Lelo Mig Membro
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# jun/22 · Editado por: Lelo Mig
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Ramsay
"Não é uma questão de técnica pois tenho várias guitarras e só essa dá esse som e somente no captador da ponte"
Devido equalização, diferenças de equipos e etc, fica muito difícil precisar e também não consigo ver exatamente como ele faz... mas, eu usando a lateral da palheta, consigo em qualquer guitarra, até mesmo no violão (não sei se é exatamente a mesma coisa que ele). Porém, num instrumento diferente, não consigo de primeira, preciso treinar até achar um ponto e força certas.
Mas, não sei, sinceramente, se estamos falando da mesma coisa.
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ejames Membro Novato |
# jun/22
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Ramsay Não é nenhum problema de ressonância pq o som fica muito bonito com os tais harmônicos. E se palhetar mais fraco os harmônicos tb aparecem mas com menor intensidade que os do vídeo.
Tem como gravar um vídeo ou ao menos áudio e postar pra gente ver? Pois realmente não tô conseguindo compreender exatamente.
Já toquei em um número considerável de Les Pauls, SG, tanto Gibson quanto de outras marcas e nunca tive experiência semelhante.
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Grimc Veterano |
# jun/22
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Lelo Mig Devido equalização, diferenças de equipos e etc, fica muito difícil precisar e também não consigo ver exatamente como ele faz... mas, eu usando a lateral da palheta, consigo em qualquer guitarra, até mesmo no violão (não sei se é exatamente a mesma coisa que ele). Porém, num instrumento diferente, não consigo de primeira, preciso treinar até achar um ponto e força certas.
Mas, não sei, sinceramente, se estamos falando da mesma coisa.
Então, o que eu desconfio é que a lespa do cara tem um captador com mais ganho que as outras guitarras na ponte, e por isso, ele ouve mais harmônicos "acidentais" do que com as outras guitarras. Porque no fim das contas, os harmônicos tão sempre lá na nota, os famosos overtones, não me parece absurdo que eles sejam mais pronunciados em uma guitarra do que em outra.
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Ramsay Veterano |
# jun/22 · Editado por: Ramsay
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Lelo Mig Não é a técnica de usar a lateral da palheta ou o de se encostar o dedo levemente na corda por uma fração de segundo pra gerar o harmônico.
Aqui, basta palhetar, sem usar nenhuma técnica, que o harmônico aparece. Ou seja, não estamos falando da mesma coisa.
ejames Vou ver se eu arrumo uma interface pra gravar.
Grimc A guitarra aqui não é lespa e muito menos Gibson. O captador da ponte é de alto ganho, mas, não a ponto de gerar microfonia, mas, suficiente para gerar os harmônicos.
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Lelo Mig Membro
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# jun/22
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Ramsay
"basta palhetar, sem usar nenhuma técnica, que o harmônico aparece."
Então, realmente, não sei do que se trata, desconheço, só consigo imaginar uma captação High Gain, como sugere o Grimc para tal.
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makumbator Moderador
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# jun/22
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Ramsay Aqui, basta palhetar, sem usar nenhuma técnica, que o harmônico aparece.
Acontece com a guitarra desligada? Ou seja, vc percebe a mesma coisa sem envolver a amplificação?
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Grimc Veterano |
# jun/22 · Editado por: Grimc
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A guitarra aqui não é lespa e muito menos Gibson. O captador da ponte é de alto ganho, mas, não a ponto de gerar microfonia, mas, suficiente para gerar os harmônicos.
Então, continuo achando que você basicamente tem um captador do caralho que pega harmônicos muito bem. Não troque por nada hehe. Na verdade eu acho que até noto um efeito parecido na minha Ibanez que tem um captador bem socadão de ganho. Mas claro, é só um palplite.
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Ramsay Veterano |
# jun/22
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Acontece com a guitarra desligada? Ou seja, vc percebe a mesma coisa sem envolver a amplificação?
makumbator Testei com a guitarra desplugada e o som é normal, sem quaisquer trastejamentos e/ou ressonâncias, mas, também sem os harmônicos que só ocorrem com distorção e no captador da ponte.
Então, continuo achando que você basicamente tem um captador do caralho que pega harmônicos muito bem. Não troque por nada hehe. Mas claro, é só um palpite.
Grimc Pode crer, acho que o seu palpite tá correto.
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krixzy Veterano |
# jun/22
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Não sei se vi errado, mas os trechos que vi são harmônicos artificiais, e eu acho super simples de fazer, pelo menos nunca tive dificuldades com isso, acho até bem fácil por sinal
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Delson Veterano |
# jun/22
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Belíssima Les Paul Custom Blackburst, por sinal.
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Ramsay Veterano |
# jun/22 · Editado por: Ramsay
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Não sei se vi errado, mas os trechos que vi são harmônicos artificiais, e eu acho super simples de fazer, pelo menos nunca tive dificuldades com isso, acho até bem fácil krixzy Fazer harmônicos artificiais usando a lateral da palheta ou encostando o dedo levemente na corda por uma fração de segundo é fácil.
Difícil é fazer os harmônicos surgirem apenas palhetando a guitarra. Aliás eu ainda estou em dúvida se o que acontece aqui é harmônico artificial ou overtone.
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krixzy Veterano |
# jun/22
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Ramsay Então, posso fazer um solo inteiro fazendo harmônicos artificiais em todas as notas e cordas, isso é só questão de jeito mesmo que você segura a palheta, pelo menos a forma que seguro deixa isso bem fácil pra mim
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Ramsay Veterano |
# jun/22
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Pessoal, reparando melhor, ao contrário do que eu disse antes, tocando com a guitarra desplugada já se percebe um pouco de harmônicos os quais são acentuados quando se usa distorção e o captador da ponte.
Hoje, liguei um pedal de distorção na entrada de som auxiliar do PC e gravei com o Audacity uma pequena amostra na qual palheto bem devagar para se perceber melhor o que acontece. Notem que há um componente mais agudo que se soma ao som original da guitarra. Então, pergunto: que som é esse que essa guitarra dá? https://www.4shared.com/s/fIUsNVVaaiq
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krixzy Veterano |
# jun/22
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Ramsay É disso que você fala?
https://soundcloud.com/ronielli-batista/harmonicos?utm_source=clipboar d&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing
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Ramsay Veterano |
# jun/22 · Editado por: Ramsay
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krixzy Pelo link que vc postou, concluo que o som que a minha guitarra apresenta tem harmônicos, mas, não artificiais.
Sendo que o som da guitarra do Ronielli Batista deve ter sido gerado com uma interface de qualidade e possivelmente utilizando VSTs.
Nessas mesmas condições, com a minha guitarra, eu acho que consigo gerar um som tão bom quanto o do Ronielli Batista. Então, se eu conseguir arrumar uma interface decente pra gravar eu posto.
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krixzy Veterano |
# jun/22
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Ramsay Nessas mesmas condições, com a minha guitarra, eu acho que consigo gerar um som tão bom quanto o do Ronielli Batista.
Consegue sim, fui eu mesmo que gravei pra mostrar e ver se era desse efeito que você se referia, eu faço isso com harmônicos artificiais mesmo, as vezes sai até sem querer
Foi gravado com uma Scarlett 2i2, de VST foi usado Andy James Tonality da STL Tones, só simulando TS+amp, e a guitarra é uma Memphis MG32 bem baratinha, só troquei o cap da ponte por um hunbuncker genérico da Jackson, trastes e mudei o raio da escala de 10" pra 20"
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Grimc Veterano |
# jun/22 · Editado por: Grimc
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Pelo link que vc postou, concluo que o som que a minha guitarra apresenta tem harmônicos, mas, não artificiais.
Se ta saíndo consistentemente sem querer, será que não é uma treta de regulagem? É muito estranho ter esse nivel de harmonico, que realmente são harmonicos artificiais, sem ter nada causando atrito nas cordas
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