Duvida sobre compra de cabos de baixa capacitância para refazer elétrica de guitarra

    Autor Mensagem
    DoisUm
    Membro Novato
    # fev/22 · Editado por: DoisUm


    Olá, colegas!

    Recentemente adquiri uma guitarra Epiphone Wildkat e tenho estranhado nela uma falta de agudos incomum até mesmo pra guitarras semi acusticas.

    Pesquisando por aí encontrei varios relatos semelhantes sobre este modelo, parece ser um problema já conhecido. Neste artigo encontrei a causa, o uso de cabos de má qualidade e alta capacitância na eletrica desta Epiphone.
    No mesmo artigo o autor indica refazer as ligações usando um tal RG179 PE coaxial shielded cable. Gostaria de saber se posso usar este cabo que encontrei no ML pra fazer o trabalho. Pretendo fazer isso em casa mesmo, e queria confirmar p/ não comprar material errado.
    Obrigado!

    foca2
    Membro Novato
    # fev/22 · Editado por: foca2
    · votar


    É a mesma especificação.

    O PE diz respeito ao material que o cabo é coberto. PE sendo polietileno.

    A parte importante é a capacitância, que aqui no caso é menor do que a dos RG179 PE que eu encontrei pela internet, mas maior (de forma irrisória) do que o cabo citado no artigo. Mas ainda assim bem menor do que o cabo original.

    Porém o que eu não consigo ver na imagem esse cabo tem a malha (terra) exposta, ou se é um plástico transparente... eu pessoalmente acho que o que vem com plástico mais fácil de trabalhar, mas aí vai de escolha.

    Acho que a Gibson usava com essa malha exposta na década de 50, se pá valoriza sua guitarra heheh..

    Porém 75 num cabo coaxial? Cacete... Eu pessoalmente iria na lojinha eletrônica da sua cidade e procuraria por um cabo com as mesmas especificações... porque cabo coaxial geralmente custa uns poucos reais o metro...

    Se bem que olhando bem 75 é até de boa, outros cabos específicos de guitarra no ML são 20, 30 o metro, etc... e nem vem com especificação!

    foca2
    Membro Novato
    # fev/22 · Editado por: foca2
    · votar


    Ah, e boa sorte com a troca dos cabos. É bem divertido mas dá um trampo do caralho.

    Se for a primeira vez, meça o fio duas vezes antes de cortar e sempre tente soldar tudo longe da guitarra, e instale o harness no final. Veja alguns vídeos no Youtube ensinando como faz pra "pescar" os potenciometros com sonda ou mangueira de aquário. Não sei se a Wildkat precisa mas segue a dica.

    Compre também uns zip-ties pra prender os fios pra ficar organizadinho. Se você conseguir fazer direitinho consegue usar bem menos fio do que esses 3M atuais. Metragem baixa ajuda a reduzir ruido e capacitância também (apesar que com um cabo bom a diferença é mínima).

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    DoisUm
    Haha, longe de mim querer desencorajar, mas fazer elétrica de semiacústica é um SACO! Fiz uns reparos na minha Gretsch e não pretendo mexer com isso de novo tão cedo. Se não me engano a Wildkat tem painéis traseiros pra chave seletora e pro volume master, mas o resto (captadores, pots, aterramento na ponte, jack) tem que ser feito pelos buracos dos captadores e f-holes.

    Sugestão: tente não arrancar o fio que vai pra ponte, porque é o mais sacal de colocar de volta. O resto dá pra se virar.

    Outra coisa: fiz um vídeo uns tempos atrás mostrando a diferença entre cabos de guitarra com alta capacitância e baixa capacitância (sobre cabos de guitarra, não sobre fiação interna). Cortar um pouco de agudos às vezes é desejável, e existem cabos de boa qualidade que são feitos especificamente pra cortar agudos (alta capacitância não é sinônimo de cabo ruim e vice-versa).

    Mesmo nesse artigo que você postou, o cara diz que algumas pessoas reclamaram que o som ficou agudo demais depois de trocar s fiação. Talvez a Epiphone tenha feito isso como uma escolha de design: botar uma captação super aguda e usar a fiação pra compensar. Tenha em mente que a máxima condutividade nem sempre te dá o melhor som.

    No mais, boa sorte no projeto e, se puder, grave um "antes e depois". Eu tenho muita curiosidade de ver os resultados!

    DoisUm
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    foca2
    Porém o que eu não consigo ver na imagem esse cabo tem a malha (terra) exposta, ou se é um plástico transparente
    Comprei o cabo, ele tem uma capa quase transparente levemente laranja, a malha na verdade é de cor prateada.

    pessoalmente acho que o que vem com plástico mais fácil de trabalhar, mas aí vai de escolha.
    Realmente, este cabo é bem rígido, super difícil de manusear, achei que fosse mais fino e maleável :(

    BrotherCrow
    Haha, longe de mim querer desencorajar, mas fazer elétrica de semiacústica é um SACO! Fiz uns reparos na minha Gretsch e não pretendo mexer com isso de novo tão cedo.
    Concordo 100% com você. Já fiz esse trampo em outra semi acustica e não é fácil ficar pescando os componentes por dentro dos f-holes hahaha
    Pra piorar no caso da Wildkat, a fiação passa por toda a extensão do corpo, nos f-holes, no cutway, no "chifre" de cima, e tal. Desmontei a guitarra pra iniciar o trampo mas logo vi que não vai rolar com esse material que comprei

    Ramsay
    Veterano
    # fev/22 · Editado por: Ramsay
    · votar


    DoisUm
    Cara esses cabos de 75 ohms já testei e eles não são grandes coisas e até pioram o som da guitarra.
    E vc não precisa de cabos blindados em nenhuma ligação da sua guitarra, pq os humbuckers já tem essa função de eliminar o "Humm".

    Se vc olhar o interior de uma guitarra Fender Stratocaster verá que ela não utiliza nenhum cabo blindado, mas, apenas cabos comuns, até mesmo na ligação do pot de volume ao jack de saída.

    JJJ
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Sei não, posso estar falando bobagem, mas capacitância num cabinho de uns poucos cm? Deve ser desprezível, não???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre compra de cabos de baixa capacitância para refazer elétrica de guitarra