Cordas perdendo elasticidade

    Autor Mensagem
    Lunax
    Membro Novato
    # fev/22


    Uso cordas 0.10 da Daddario

    Percebo que após duas semanas de uso, elas perdem a maciez e a elasticidade que elas possuem quando estão novas, atrapalhando até mesmo a fazer uns bends. Isso é normal?

    makumbator
    Moderador
    # fev/22
    · votar


    Lunax

    Sim, cordas em geral envelhecem rápido (obviamente que isso também depende da marca, horas e condições de uso).

    Há as com cobertura nanométrica que duram mais (mas também são mais caras). Nesse campo tem as Elixir, linha específica da própria D'addario, linha específica da Ernie Ball, entre outras

    Reinaldo Figueiredo
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Bom, neste caso eu não precisei fazer muitos bends, mas mesmo depois de tanto tempo, elas me surpreenderam!



    makumbator
    Moderador
    # fev/22
    · votar


    Reinaldo Figueiredo

    É, mas estavam sem serem utilizadas né? Heheh! O problema é o uso. Mas adorei o vídeo com a história.

    krixzy
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    O que faço e tem funcionado bem é sempre depois de tocar passar um pano úmido com WD-40 em todas as cordas, duram muito mais e não custa caro pelo tanto que rende se você usar só pra esse fim.

    Passei a fazer isso depois de um dia tocando com a corda novinha, suando bastante e o dia seguinte amanhecer já oxidando

    Reinaldo Figueiredo
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    É, mas estavam sem serem utilizadas né? Heheh! O problema é o uso. Mas adorei o vídeo com a história.


    Sim sim, mas são 20 anos!!! hehehe


    Passei a fazer isso depois de um dia tocando com a corda novinha, suando bastante e o dia seguinte amanhecer já oxidando


    Tem que passar pano sempre depois de tocar pq a umidade e oleosidade das mãos que ficam no encordoamento, além da própria umidade o ar oxidam facilmente em uma única noite!

    Delson
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Reinaldo Figueiredo
    Que história bacana! Pode servir até de propaganda pra Ernie Ball.

    ALOU ERNIBÓU A IDEIA FOI MINHA KKKKKK

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Reinaldo Figueiredo

    Comigo aconteceu algo bem parecido. Acho que não foram 20 anos, mas uns 15 foram. E por coincidência eram Erniell Ball também, só que a do envelope amarelo.

    Nos anos 80 eu tocava direto, profissionalmente, comprava encordoamento de caixa fechada. Um amigo foi para os EUA e pedi para ele me trazer uma caixa.

    Depois, por algum motivo, mudei a marca do encordoamento (passei a usar GHS) e ficaram 1 ou 2 encordoamentos dessa caixa guardados e assim foi ficando.

    Usei uns 15 anos depois numa guitarra que estava fazendo uns testes e elas estavam boas, iguais as do seu vídeo. Só acho, (não dá prá ver direito), que as minhas tinham um pouco mais pontos de ferrugem.

    Ramsay
    Veterano
    # fev/22 · Editado por: Ramsay
    · votar


    O que causa a perda de elasticidade não é a oxidação e sim a fadiga do metal da corda que quando afinada é submetida a altos níveis de tração.

    Mas, devido ao alto preço das cordas atualmente, eu só troco a cada 6 meses.
    E em média de 1 guitarra a cada mês.

    E após tocar eu passo em cada corda uma flanela com gotas de óleo de máquina Singer o que faz com que elas não enferrujem.
    Com o tempo as primas podem até escurecer um pouco, mas, ferrugem não.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    krixzy
    "passar um pano úmido com WD-40"

    Ramsay
    "flanela com gotas de óleo de máquina"

    Eu sempre usei Fast Fret. Acho sensacional e dura anos.

    Fast Fret

    Ramsay
    Veterano
    # fev/22
    · votar


    Lelo Mig
    Outra opção que uso é um Fast Fret velho de uns 10 anos atrás no qual eu pingo gotas óleo Singer.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ramsay

    "eu pingo gotas óleo Singer"

    Você perdeu a tampinha da bagaça? Porque o meu deve ter esta idade e está com o lubrificante original intacto.

    Reinaldo Figueiredo
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    Que história bacana! Pode servir até de propaganda pra Ernie Ball.


    Vem "ni mim", Ernie Ball! kkkk Profetiza aí, Delson!


    Usei uns 15 anos depois numa guitarra que estava fazendo uns testes e elas estavam boas, iguais as do seu vídeo. Só acho, (não dá prá ver direito), que as minhas tinham um pouco mais pontos de ferrugem.


    É surpreendente, né, amigo? O trem dura muito mais do que a gente poderia imaginar!


    Neste vídeo eu uso este mesmo encordoamento!




    makumbator
    Moderador
    # fev/22
    · votar


    Reinaldo Figueiredo
    Lelo Mig

    Em encordoamentos que vem em embalagens à vácuo (que não é o caso da Ernie Ball) pode-se dizer que a validade das cordas é ainda maior (não diria eterna, pois aí é exagero).

    A embalagem à vácuo protegeria as cordas de localidades com muita maresia e umidade, tornando-a a duração ainda mais extensa.

    Reinaldo Figueiredo
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    A embalagem à vácuo protegeria as cordas de localidades com muita maresia e umidade, tornando-a a duração ainda mais extensa.


    Bem colocado! Com certeza!

    Ramsay
    Veterano
    # fev/22 · Editado por: Ramsay
    · votar


    Você perdeu a tampinha da bagaça? Porque o meu deve ter esta idade e está com o lubrificante original intacto.

    Lelo Mig
    O meu Fast Fret é original da GHS comprado em loja confiável, sempre o mantive na embalagem original.
    O fato é que na época eu passava na pele pra testar e não saia nada de lubrificante. Por isso, até hoje me pergunto se o meu veio com defeito de fábrica e, após algum tempo, passei a pingar gotas de óleo Singer nele.
    Depois disso nunca mais comprei fast fret.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/22
    · votar


    Ramsay

    "passava na pele pra testar e não saia nada de lubrificante."

    Deve ter vindo com defeito mesmo. O meu também é GHS (o mesmo da foto que linkei), tá meio "esbagaçado" pelos anos de uso, mas ainda esta úmido do lubrificante. Normal, ele é uma espécie de "esfuminho" destes que desenhistas usam para esfumaçar desenhos à pastel sêco, só que embebido num óleo estilo WD.

    Reinaldo Figueiredo
    Membro Novato
    # fev/22
    · votar


    O meu Fast Fret é original da GHS comprado em loja confiável, sempre o mantive na embalagem original.

    Eu entendi isso, que a loja é confiável e tals e boto fé que seja o seu caso, mas hoje em dia vejo tanta gente reclamando muito de produtos como encordoamentos ou acessórios como o Fast Fret que eles se esquecem da possibilidade de terem sido enganados e terem comprado algo falsificado. E imaginem só o quanto de credibilidade as marcas pagam por isso em perda de confiança com os clientes. Só comentando mesmo pq a coisa tá feia e só tende a piorar!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas perdendo elasticidade