Quais suas maiores dificuldades em improvisação na Guitarra?

    Autor Mensagem
    Vagner Mateus
    Membro Novato
    # out/21


    Uma das minhas maiores paixões na Guitarra é a improvisação! Sou apaixonado por estilos onde a improvisação é parte indispensável, como o Blues e o Jazz. Mas nem sempre foi fácil passar para os Dedos o que estava na minha cabeça, na verdade, isso é um estudo eterno! rsrs
    Gostaria de saber da Galera quais são as maiores dificuldades de quem tá começando, e quem já improvisa, poderia contar quais foram as dificuldades no começo...

    Schelb
    Veterano
    # out/21
    · votar


    Rapaz, pensando na minha trajetória, eu acho que a primeira dificuldade foi sair do forma mecânica de tocar, onde você só sobe e desce escalas e arpejos e outras coisas, pra você realmente fazer música, colocando um sentido melódico no que você está tocando. E eu acredito que esse salto seja a maior dificuldade pra maioria das pessoas.
    Agora, pensando no percurso do estudo da improvisação, aí eu diria que acho difícil improvisar com consciência dos intervalos que você está usando. Porque eu acho de certa forma fácil improvisar de uma forma intuitiva, indo pelas sonoridades, mas essa abordagem, apesar de super válida em muitos contextos, tem suas limitações. O outro passo que é somar a isso uma consciência de quais intervalos que você está fazendo em relação a harmonia (e qual o som deles), que permite maior consciência e improvisos em harmonias mais complexas, eu acho uma estudo bem difícil.

    luken200606
    Membro Novato
    # out/21
    · votar


    Tocar algum tipo de lick, normalmente quando eu to improvisando, eu toco notas unicas e com um espaçamento relativamente grande, assim da tempo de eu ouvir o som da nota e pensar em qual nota pode ser legal de tocar na próxima.
    mas licks são dificeis de inventar no improviso, por que é algo rápido, é difícil fazer o lick ter sentido, por que você não tem tempo pra reagir e ver quais notas vão soar bem.

    Drinho
    Veterano
    # out/21 · Editado por: Drinho
    · votar


    as dificuldades no começo

    A maior dificuldade no começo é assimilar que a sua missão no improviso é apenas agradar quem está te ouvindo e você consegue cumprir essa missão usando muito menos recursos do que você acha que precisa usar.

    E posteriormente, concordo com tudo o que o colega disse.

    improvisar com consciência dos intervalos
    fácil improvisar de uma forma intuitiva, indo pelas sonoridades, mas essa abordagem, apesar de super válida em muitos contextos, tem suas limitações
    intervalos que você está fazendo em relação a harmonia (e qual o som deles)

    Tem situações que te permitem esquecer e focar 100% sua cabeça em tentar entreter quem está te ouvindo.
    Tem situações em que há uma série de restrições que tornam essa tarefa praticamente impossível e boa parte dessa energia passa a ser dedicada a selecionar de forma racional o que você vai usar para preencher o que esra situação está pedindo e isso compromete radicalmente a sua qualidade de performance assim como a qualidade musical do seu improviso.

    Minha sorte é continuar sendo fascinado por pop, rock, blues antigo, fusion rock e smooth jazz. No máximo rola uma modulação, um empréstimo, nada de especial.

    Se o cabra gosta de uma linha mais para Michel Leme, kkkk, tá lascado....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais suas maiores dificuldades em improvisação na Guitarra?