Como não ser enganado por um Luthier

    Autor Mensagem
    capitaomorfeu2
    Membro Novato
    # set/21


    Oi,

    Comprei uma guitarra nova e preciso mandá-la para o luthier pq ela precisa de uns ajustes. Mas eu ainda sou iniciante e tenho receio de ser enganado por um Luthier, o que eu preciso ver na minha guitarra para não ser enganado?

    200,00 hoje é um valor caro?

    makumbator
    Moderador
    # set/21 · Editado por: makumbator
    · votar


    capitaomorfeu2

    Se você é iniciante e não tem muito conhecimento, não terá muito como saber se o que for alegado por ele está correto. Vai ter que confiar.

    O que se pode sugerir é:

    1. Procure um profissional conhecido e com boas indicações na sua região
    2. Tire TODAS as suas dúvidas com ele antes mesmo de levar o instrumento (e ao levar também). Não fique com vergonha de perguntar. Atente-se para o que for prometido que será feito/analisado. Atenção com o prazo prometido de entrega.
    3. Se tiver algum amigo que toque vale a pena convidá-lo a ir com você.

    200,00 hoje é um valor caro?

    Isso é relativo. O que está incluso nesse valor? E também varia de região para região ( e de cada luthier, uma vez que há os mais caros e outros mais em conta).

    Perdo
    Veterano
    # set/21
    · votar


    Em BH uma regulagem de guitarra sai por volta disso aí. Um pouco a mais eu acho..

    warto
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    capitaomorfeu2

    Infelizmente um investimento de 150 a 200 reais (esse é a média de preço em minha cidade, interior de SP, de blindagem mais regulagem e revisão elétrica), pode parecer caro e se comparado a uma guitarra nova de entrada, mas é o preço.
    E pense também que uma guitarra regulada e revisada na questão elétrica, além de te dar um conforto e garantir uma tocabilidade muito melhor, poderá até mesmo que pouco significativo no caso de guitarra de entrada, ainda sim dar uma melhora no som. Lógico que melhora no som também depende do guitarrista como o jeito de tocar, configurar timbre, mas a revisão na elétrica, melhora seu timbre, verifica chiados, ligações estranhas em guitarras de fabricação em serie. Você só tem a ganhar.
    Mas pesquise o Luthier que você irá contatar para revisar sua guitarra. Busque referências seja pelos seus colegas guitarristas (de sua cidade e região), de seu professor de guitarra, de blogs e fóruns especializados, ou pelo YouTube.

    Boa sorte.

    lamas92
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    O iniciante só percebe a diferença que um bom luthier faz depois que ele regula o seu instrumento.
    Comprei um violão e demorei até essa primeira regulagem...
    Na revisão, o luthier trocou as minhas cordas (fornecidas por mim) , regulou a altura das cordas (mexeu no tensor, no rastilho e pestana), hidratou as escalas e limpou os trastes, além de uma limpeza geral mais profunda.
    No meu caso, ainda na primeira semana, dei uma microlascada num cantinho. Nem comentei nada, mas não é que o cara viu e corrigiu sem nada falar?
    Ao retornar com o instrumento era outro, muuuuito mais fácil tocar!
    Tá aí um serviço que valeu à pena!
    Lógico, fiz o mesmo com as guitarras, mas levei em alguém mais indicado para esse instrumento, pois tem outros componentes.
    O resultado foi o mesmo, instrumento mais fácil de tocar!

    Meu conselho é que vc procure por alguém indicado. Cliente espalha o bom serviço. Não deixe nas mãos de curiosos...

    pedro_85
    Membro Novato
    # set/21
    · votar


    Olá,
    Antes de recolher a sua guitarra/baixo, verifique o estado do instrumento, sem ligar ao amp teste todas as posições possíveis na escala para verificar se não existem notas a "trastejar", de seguida ligue o cabo (se o instrumento for electrificado claro) e teste novamente. Se o instrumento não estiver confortável a tocar, estiver a desafinar ou com defeito na eletrónica, então deve de imediato solicitar que o técnico/luthier reajuste ou lhe explique o porquê.
    Abaixo um vídeo mostrando como uma guitarra deve ser entregue ao cliente após manutenção/setup:
    https://youtu.be/vu97OysmWwo
    Cumprimentos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como não ser enganado por um Luthier