Como tocar musicas de ouvido?

    Autor Mensagem
    LucasAvila641
    Membro Novato
    # jun/21


    recentemente venho ouvido e querendo tocar musicas que não tem tablatura,
    então quero entender melhor como tocar as notas e os acordes mas não sei por onde começar ( toco guitarra a mais ou menos 4 meses consigo tocar muita coisa intermediaria já mas não estudei teoria só fui seco nas tablatura)

    SpotlightKid
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Tirar música de ouvido é tentativa e erro. Com o tempo e prática, você precisa tentar menos para acertar, mas no início pode ser um pouco frustrante. Contudo, conhecimento sobre acordes e intervalos pode facilitar muito esse processo:

    A identificação de notas e acordes por ouvido é baseada na capacidade humana de identificar intervalos entre notas com base na presença ou ausência de dissonância.

    A maneira mais fácil de visualizar isso é tocando diferentes intervalos na sua guitarra. Comece tocando duas notas iguais, por exemplo o fret 5 na mi e a lá aberta (uníssono), ou a mi aberta e o fret 7 na lá (uma oitava).

    Depois, toque notas diferentes em diferentes intervalos, tanto em conjunto (harmonia) como em sequência (melodia). Comece com a 2a menor (ex: mi e fá), depois maior (mi e fá sustenido), etc.

    A idéia é se familiarizar com a sonoridade desses intervalos de modo a reconhecê-los de ouvido.

    Para tirar as músicas, basta você tocar junto com elas e tentar achar as notas iguais as que estão sendo tocadas, conhecendo o aspécto de notas em uníssono. Após isso, o intervalo/distância entre esta e a próxima nota facilita a identificação da mesma, e desta forma você consegue mapear a progressão inteira aos poucos.

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Tem uns apps pra reconhecer intervalos, da uma procurada. É legal começar reconhecendo intervalos de terça maior e menor, dai vai crescendo e vai melhorando aos poucos.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    LucasAvila641 o q é bom é procurar músicas onde ou a guitarra se destaque ou seja sozinha, pq ai fica mais fácil "chutar" as notas. Hoje com a técnologia tem alguns programas q vc retira os outros instrumentos da música e deixa só a guita

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como tocar musicas de ouvido?