A guitarra vai morrer no futuro?

    Autor Mensagem
    iurimartins
    Membro Novato
    # jun/21


    Fala galera. Eu tenho certeza que vocês como guitarristas, notaram que a guitarra hj em dia está ficando cada vez menos popular. Surgem cada vez menos estrelas da guitarra, apesar de termos novos nomes incríveis dessa geração como Mateus Asato, Tim Henson, Manuel Gardner Fernandes etc...

    Mais mesmo assim, eu como um professor de música, sinto um desinteresse por aprender a tocar um instrumento por parte da sociedade que cresce cada vez mais. A guitarra não tem mais protagonismo nas músicas, acaba servindo mais como acompanhamento nos shows ao vivo. A indústria da musica pop nem usa mais instrumentos reais pra produzirem novas músicas, e o metal e rock tbm estão menos populares.

    Eu tenho medo de que a guitarra possa morrer um diaa.

    Oque vocês pensam a respeito disso?

    Filippo14
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    iurimartins

    Mundo hoje tem muitas novas possibilidades sonoras e isso tomou espaço de todos os outros instrumentos. Muito bom no geral, mas olhando os instrumentos de forma individual houve uma queda. É a vida.

    Ningen
    Veterano
    # jun/21 · Editado por: Ningen
    · votar


    iurimartins

    Creio que a guitarra em si não morra...

    2020 foi o ano em que a Fender mais vendeu "guitarras" na história. (Não consegui saber o quanto disso foi em elétricas... lá tudo é guitarra)

    O Rock pode minguar porque os estilos vem e vão... Mas o instrumento? Não acho.

    Tem uma galera grande tocando Guitarras clean por aí...

    Eu separaria o instrumento, do protagonismo do instrumento, das estrelas técnicas que empunham o instrumento, do gênero Rock, da sua experiência pessoal para com o instrumento. Não é porque um desses "morre" que todos os outros vão.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    iurimartins

    Até os anos 70, quase toda família com um poder aquisitivo razoável tinha um piano em casa. Violões, no Brasil, eram bem mais comuns também, todo mundo tinha. Sanfonas/Acordeões eram muito comuns nas famílias brasileiras também.

    Saxofones já foram mais populares também, na época áurea do jazz. E 9 entre 10 maconheiros tinham uma flauta doce nos anos 70.

    A música vai mudando, a popularidade dos instrumentos idem. O rock popularizou e glamourizou a guitarra elétrica e nenhum outro gênero popular ficou no "domínio" tantas décadas... mas, esta morrendo.

    No futuro as guitarras elétricas serão apenas mais um instrumento, como qualquer outro. Morrer não vai, assim como têm gente que toca clarinete, violino, harpa, trumpete... sempre há um músico para tocar. A guitarra vai apenas perder este lugar de destaque e se juntar aos demais.

    Na música que a galera ouve hoje em dia, a guitarra já é um instrumento insignificante.

    JJJ
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    Esse papo já miou... Passou por uma fase ruim, sim, mas agora está vendendo como nunca.

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    O que está matando a guitarra é a escolha pela técnica em vez da musicalidade,mas isso sempre existiu. A exemplo o guitarrista flamenco Carlos Montoya, toca como deus, mas é duramente criticado pela falta de musicalidade.Agora como escolher a musicalidade vai da sua história,vivencias, é um caminho mais difícil talvez.


    renatocaster
    Moderador
    # jun/21
    · votar


    Não acho não. Tem sido muito comum essa galera do pop/eletrônico/rap/hip-hop atual usando guitarras, inclusive em performances ao vivo. O que pode acontecer com o passar dos anos é uma diminuição gradual da guitarra associada apenas ao rock. E isso eu nem acho ruim, é até bom.

    lamas92
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    iurimartins
    Não podemos ignorar as tecnologias, novas tendências musicais e seu impacto nas novas gerações.
    Mas instrumentos não desaparecem... Gostos mudam, podem vender menos por diversos motivos, mas sempre haverá os apaixonados.

    A guitarra jamais morrerá, porque música boa é algo cada vez mais raro e a guitarra sempre estará lá, na essência de muita coisa legal!

    HortaRates
    Membro
    # jun/21
    · votar


    A questão é... Será que a guitarra vai ser o último instrumento tão popular? Eu acredito que sim.

    Hoje a maior parte das músicas é feita no computador. Obviamente, o computador também é um instrumento, mas é muito mais que isso. Seria a guitarra o último instrumento "dedicado" popular?

    Filippo14
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    renatocaster

    Concordo, muita música pop tem guitarra, é que quem não ouve nem saca. Nao tem solos mirabolantes, mas guitarra tem. Um exemplo claro é Love Yourself do Justin Bieber que bombou 5-6 anos atrás e tem 1,6 bi de views no Youtube. A guitarrra é o instrumento principal lá,. Podia ser violão, mas fizeram a boa e colocaram uma guitarra kkkk.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/21 · Editado por: Filippo14
    · votar


    Eu sei que o tema é guitarra, mas de forma ampla, pensando em instrumentos mais tradicionais, essa música da Billie Eilish saiu 3 semanas atras e o groove é praticamente baixo e batera, com para mim um rhodes (não manjo tanto assim de teclado) entrando e no fim um violão stereo com flanger ou chorus no último min de musica. Tem alguns outros poucos elementos compondo o som, mas a base para mim são esses 3 ou 4 dependendo do momento da musica. Para mim a mixagem e posicionamento dos instrumentos é o que mais distancia a musica atual das mais antigas. A voz dela ta na cara e mais seca, lá no passado a voz ficava mais para dentro da mix, mas não é questão de instrumento para mim.



    EDIT:

    Essa é a música mais ouvida no Spotify, guitarra ta mais viva que nunca hahahahha. Isso é rock anos 2000 kkkk. Só curtam o instrumento




    Abraço,

    Delson
    Veterano
    # jun/21 · Editado por: Delson
    · votar


    Essa geração que tem preguiça de sentar e fazer algo útil faz tudo morrer. Se não tiver um aplicativo que mastigue os acordes e entregue tudo prontinho, pra eles não serve.

    Qualquer estudo, incluindo o de algum instrumento musical, requer tempo, paciência, persistência e interesse, coisas que muitos millennials infelizmente não têm.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/21 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Filippo14

    "essa música da Billie Eilish saiu 3 semanas atras"

    Que bosta cara! Essa mina não prometia ser a mais nova sensação alternativa?
    Tá fazendo R´n´B fast food igual todo mundo de Rihanna à Anita, com música feita em PC e coreografia de bundas ao léu?

    Que decepção.

    Olivia Rodrigo?

    Isso é música para crianças que assistem Disney Channel, existem pelo menos 983456 "rocks bunda mole" iguais a esse. Avril Lavigne já fazia estas merdas há 20 anos atrás.

    macaco veio
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    Parece a Olivia oyl, Olivia Maria Palito, o Popeye e Brutos gostam.

    Arimoxinga
    Veterano
    # jun/21 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Lelo Mig
    Na música que a galera ouve hoje em dia, a guitarra já é um instrumento insignificante.

    "Sad but true" a musica está mais digital que nunca. No geral a galera só está ouvindo música p acompanhar a bebida mesmo, a turma nem liga p oq está tocando (eu na festa da família) o negócio é encher a cara e se esfregar em alguém(oq é bem rock'n roll na vdd kkk).

    Esse FDS coloquei no youtube p tocar system of a down e deixei o algorítimo me levar sem precoceitos, parei no Slipknot e adimirei o som dos caras que eu achava ruim na época.... dentre outras bandas de 90 a 2010.... percebi que hj tem muita banda boa, mas o cenário é monocromático, hj é difícil reconher uma musica seja qual for o cenário pela melodia introdutória como a fatídica Sweet child o' mine hehehe. Nos anos 90 tinha muita musica marcante seja lá qual for o estilo vc não sabia o nome mas sabia a melodia.

    renatocaster
    Moderador
    # jun/21
    · votar


    Filippo14

    Concordo, muita música pop tem guitarra, é que quem não ouve nem saca. Nao tem solos mirabolantes, mas guitarra tem. Um exemplo claro é Love Yourself do Justin Bieber que bombou 5-6 anos atrás e tem 1,6 bi de views no Youtube. A guitarrra é o instrumento principal lá,. Podia ser violão, mas fizeram a boa e colocaram uma guitarra kkkk.

    Rapaz, vc já chegou a ouvir os discos mais recentes da Dua Lipa e da Ariana Grande? O que tem de guitarra bacana nesses discos, muito massa as linhas.

    renatocaster
    Moderador
    # jun/21
    · votar


    Sobre a galera do EDM e eletrônicas em geral...esse Dj Marshmello faz um som legal pra caramba!

    Esse ano ele protagonizou a abertura da final da UCL. Olha a guitarra em destaque aí, hahahaha!



    macaco veio
    Veterano
    # jun/21
    · votar



    Pois é, melhor começarem a tocar antes que ela morra

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A guitarra vai morrer no futuro?