Como nao deixar o som da guitarra "morrer" durante um solo?

    Autor Mensagem
    hoffmanksr
    Veterano
    # set/11


    Olá primeiramente desculpe se existe algo errado pq esse é a primeira vez minha aqui...

    Queria saber como não deixar o som da guitarra morrer em um momentos do solo, tipo, quando assisto videos ao vivo vejo os guitarristas, iniciando ou acabando um solo, fazendo algo como raspar a palheta nas cordas depois ele acompanha com a outra mão... mais ou menons assim.
    Vejam little wing G3 denver... Quando Malmsteen acaba um solo ele faz uns esquemas assim antes do Vai começar o solo dele, e a mesma coisa quando Vai termina e começa o Satriane...

    Quando eu faço solos em alguns momentos o som da guitarra para totalmente, e fica chato. (o.o)

    Tenho certeza que pra isso precisa de um equipamento bom... Mas acho que o que eu tenho não é Taaao ruim... Entao conclui-se que pra isso existe uma técnica tambem certo?

    Qual seria essa técnica?

    strinbergshredder
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hoffmanksr
    bom, pelo que eu entendi, eh a sustentação da nota, não é??
    pra isso, usar um compressor ajuda, fora a madeira da guitarra, a ponte, a construção do corpo (emendas, etc), braço colado ou parafusado.....
    tudo isso conta um pontinho para o sustain.....

    hoffmanksr
    Veterano
    # set/11
    · votar


    bom, pelo que eu entendi, eh a sustentação da nota, não é??
    pra isso, usar um compressor ajuda, fora a madeira da guitarra, a ponte, a construção do corpo (emendas, etc), braço colado ou parafusado.....
    tudo isso conta um pontinho para o sustain.....


    Um pedal não faria isso?

    Tenho um Bheringer x-vamp

    Se não faria... Quanto custam em média um compressor? Vale a pena comprar um?

    Del-Rei
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    strinbergshredder
    bom, pelo que eu entendi, eh a sustentação da nota, não é??

    Acho que a dúvida dele não é essa não. Veja o que ele escreveu:

    hoffmanksr
    iniciando ou acabando um solo, fazendo algo como raspar a palheta nas cordas depois ele acompanha com a outra mão... mais ou menons assim.


    Acho que ele quer sugestões de o que fazer após o solo, ao invés de simplesmente "terminar" o solo.

    Acho que isso varia muito. Cada um faz o que achar melhor.

    Pode deixar soando a última nota, ou ficar fazendo o famoso "pull off e hammer on" repetidas vezes, ou ainda ficar alternando rapidamente a chave dos captadores (como na Les Paul, por exemplo) em que o som fica sumindo e aparecendo... hehe.

    Enfim, existe uma variedade grande de coisas a se fazer... Vá testando, cara.

    Um aceno de longe!!!

    hoffmanksr
    Veterano
    # set/11 · Editado por: hoffmanksr
    · votar


    Del-Rei

    simsim... isso msm cara... Mas eu tb queria saber algo sobre isso mas no meio do solo... Quando muda o tipo do solo. As vezes eles dão uma parada e começam solando diferente... Mas parece que nessa parada' o som não para de verdade.

    vejo muitos guitarristas fazendo isso... Parece tão simples mas eu nem intendo...

    Del-Rei
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hoffmanksr
    Quando muda o tipo do solo. As vezes eles dão uma parada e começam solando diferente... Mas parece que nessa parada' o som não para de verdade.


    Hehe... Cara, explica melhor isso... Não entendi muito bem sua dúvida.
    Posta um vídeo do Youtube onde isso aconteça...

    Um aceno de longe!!!

    Marcelo Bico
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Marcelo Bico
    · votar


    hoffmanksr
    Cara, acho que voce abordou dois pontos:

    a) sustentação da nota, para que ela não termine, e que sustente o pull off / hammer on. Para sustentar a nota voce pode usar um pedal compressor. Eu não me adaptei ao compressor, mas ele funciona. Outra coisa que influi é a qualidade de seu instrumento - captadores e madeira.
    Voce usa pedais? No meu caso, na hora do solo, eu sempre uso um pedal a mais para "empurrar" o outro pedal. Sempre uso um BD-2, ou um SD-1 , ou um BBE greenscreamer. Na hora de solar, sempre ligo outro pedal, um DS-1, e aumenta o ganho pouca coisa, o que dá um sustain maior. Mas muda um pouco o efeito.

    b) Variar de som durante um solo: quando um guitarrista divide o solo em duas partes "diferentes", certo? Dá prá dar uma dinâmica diferente no som, alternando pedais ou simplesmente brincando com os pots da guitarra - volume e tons, e ainda variando os captadores dela.

    Qual é a sua guitarra?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hoffmanksr

    Seu problema não deve ser equipamento. Quase nunca é. Falou-se muito aqui em equipamento, mas ninguém te disse o mais importante: Que a sustentação depende principalmente de um volume alto(não ganho) e da sua pegada. A forma como você entona as notas e como faz seus vibratos, adiciona mais sustentação do que qualquer equipo.

    Não faça a besteira de misturar o som de uma X-vamp com um compressor analógico. Se for investir em algo, que seja em um amplificador.

    A regulagem de qualquer equipamento influi muito no som final, por mais simples que este equipo seja. Tente colocar um ganho moderado(50%) com um volume alto e com os médios prsentes. Um bom overdrive nasce de uma configuração assim.

    strinbergshredder
    Veterano
    # set/11
    · votar


    hoffmanksr
    ah tah... agora entendi cara, desculpa....
    tipo, uma coisa que faz efeito é vc deslizar com a mão pressionando das casas mais agudas pras mais graves sem soltar, fica parecendo um "fade-out", e isso é um bom efeito de transição entre o final do solo e a continuação da musica.

    WoD
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Veio joga a guitarra no chão, derrama whisky nela e toca fogo.

    #hendrixstyle

    hoffmanksr
    Veterano
    # set/11
    · votar


    kkk'

    Sei que minha pergunta ficou confusa... Mas vlw a todos que responderam, me ajudaram bastante =D

    Realmente o volume e overdrive contam muito para isso.

    se eu tivesse dinhero sobrando quem sabe faria o hendrixstyle ao vivo. kk'

    WoD
    Veterano
    # set/11
    · votar


    UashaushuAshuhas

    Abração o/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como nao deixar o som da guitarra "morrer" durante um solo?