Como fazer meu próprio escudo de guitarra?

    Autor Mensagem
    IsmaelJr
    Membro Novato
    # jun/21


    Eu queria um escudo de Superstrato Ibanez (https://tinyurl.com/md3ahtff) mas na configuração SSS (sendo que os captadores da ponte e braço serão minihumbuckers), porém não acho para comprar e quando acho custa muito caro.
    Então pensei em fazer meu próprio escudo personalizado, queria que fosse de preferência na cor preta.
    Quais materiais mais indicados para o escudo e para cortá-lo?

    OBS: Tenho um escudo antigo de gabarito.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/21
    · votar


    IsmaelJr

    Você pode utilizar o PVC. No mercado você encontra chapas com espessura de 1mm. O escudo geralmente tem 3mm. Assim você pode comprar placas pretas e brancas e colar uma sobre a outra formando o sanduíche (escudo de 3 camadas). Pra colar as chapas de pvc você precisará apenas de cola pra cano de pvc. E também duas tábuas de madeira com grampos (sargentos) pra você colar a placa corretamente. Isso se você não encontrar uma chapa no mercado com 3mm de espessura. Em lojas de artigos pra "comunicação visual" você deve encontrar o PVC ou um plástico similar, como o poliestireno (mais caro). Ou pode partir de uma chapa de alumínio de 3mm. Fácil de encontrar, porém, custa bem mais caro que o PVC. E você pode pintar o alumíni depois (até mesmo com tinta spray).

    Feito isso, você pode traçar os respectivos contornos (externo e internos), bem como as furações.

    Pra cortar a chapa, você precisa de um arco de serra, porém, esses arcos mais comuns não são muito bons pra este trabalho. Um arco de serra de ourives é mais apropriado. Se não tiver como cortar com um arco de ourives, você pode fazer furos com uma broca de aço carbono em todo o cortono, deixando um espaço entre os furos e o contorno, pra dar acabamento posteriormente. Este método de "picotar" a chapa vai facilitar depois pra você recortar com uma serra, pois o percurso será traçado pelos furos que você fez em todo o contorno. Vai restar algo parecido com o escudo, porém cheio de arestas dos furos. Então entra o trabalho feito com a lima do tipo meia-cana, sendo a lima pra desbaste (lima tipo bastarda) e a lima pra acabamento (lima mursa).

    É bastante trabalhoso e delicado fazer um escudo. E você precisa das ferramentas adequadas, e uma bancada de trabalho. Você também vai precisar de uma lima redonda pra fazer os raios dos captadores e também de uma lima chata pra fazer o recorte da chave seletora de captadores.

    Tá disposto a encarar, ou melhor encomendar com um luthier? No frigir dos ovos, o luthier já tem habilidade, as ferramentas adequadas e provavelmente até disponha dos materiais. Aí é com você. Não quero te desanimar. Já fiz alguns escudos (sou canhoto, não encotro no mercado), e te digo que é bem custoso fazer um.

    IsmaelJr
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Muito obrigado pela resposta, me ajudou muito. Vou ver se o luthier tem como fazer para mim, já que não disponho de algumas ferramentas citadas. Valeu!

    Ningen
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    IsmaelJr

    Rapaz.. compra isso no Aliexpress. https://i.imgur.com/o845xA4.png

    LeandroP

    Boa! Parece trabalhoso pacas... só faria se fosse algo muuuuuito específico.. o.O

    LeandroP
    Moderador
    # jun/21
    · votar


    Ningen

    Eu fiz algumas experiências com configuração de captadores de algumas guitarras minhas ao longo dos anos, o que é bem comum a nós guitarristas. O fato é que por ser canhoto, encontrei e ainda encontro dificuldades pra comprar peças comuns de reposição, entre elas o escudo. Eu sosseguei, não quero mais brincar disso rs Foi bom porque eu aprendi na prãtica, e muita coisa eu aprendi aqui com os colegas de fórum. Fazer escudo é como fazer um artesanato, e tudo o que você faz de errado fica gravado nele rs Eu tenho uma guitarra desmontada e um escudo de alumínio HH, que serve pra canhoto ou destro (não possui chanfros nas bordas, só isso permite você espelhar o escudo pra usar como quiser). Só me falta os dois humbucker pra montar ela. A pandemia fez eu dar meus dois DiMarzio pra Enel, e agora a Enel tá querendo o meu pedal, vê se pode :/

    Ningen
    Veterano
    # jun/21
    · votar


    LeandroP

    Puts essa de ser canhoto acaba dificultando tudo mesmo. Como assim Enel? A patroa?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/21
    · votar


    Ningen

    A consecionária de energia elétrica rs

    LeandroP
    Moderador
    # jun/21
    · votar


    Ningen

    Fui comprar um escudo no Mercado Livre de um cara que fabricava. Daí eu disse que era pra canhoto e ele elevou o preço em 20%. Eu não concordei, mas ele alegou que era invertido e que teria mais trabalho (?). Então eu disse pra ele fazer um escudo normal mesmo, pra destro, só que sem o chanfro das bordas, porque é apenas isso que impede de espelhar o escudo. Ele gostou da ideia. Eu pedi um desconto por ele não ter que fazer este trabalho de chanfrar (que é manual), ele não concordou (curioso, né rs). Tá esperando até hoje eu comprar o escudo dele rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer meu próprio escudo de guitarra?