distorção estranha, oscilante

    Autor Mensagem
    Rust_Cohle
    Membro Novato
    # out/20 · Editado por: Rust_Cohle


    Eu preciso de ajuda. Minha guitarra (0) não é PRS, mas não é a pior. Novas cordas (010), perfeitamente entonadas, ajustada por um luthier conhecido e respeitado. Tocar limpo é pura alegria e está tudo bem. Tocar powerchord não dissonante de alto ganho (1) ou até mesmo acorde aberto também soa bom. Agora, tentar tocar uma música do Deftones (3) com aqueles defchords lindos dissonantes abertos (2) não está soando bom. Eu recebo essa distorção estranha de helicóptero, oscilante. O que é isso? O que está causando isso e, o mais importante, como posso me livrar disso? Desde já, obrigado.



    0 - Tagima PR200, 2 Wilkinson Humbuckers Zebra Coil

    1 - open D, then powerchord on 11o then 12a https://tinyurl.com/y6q52tfl

    2 - dissonant D chord (tab: 0 - 11 - 0 - 13) https://tinyurl.com/y2dnupjo

    3 - https://www.youtube.com/watch?v=-AbA2Q7jU-k

    makumbator
    Moderador
    # out/20
    · votar


    Rust_Cohle

    Você está mutando corretamente todas as cordas que não são usadas nos acordes? Pergunto isso, pois muitas vezes vem sujeira de vibração simpática se o executante não fecha as cordas não utilizadas corretamente. A distorção deixa isso muito aparente (qualquer sujeira aparece muito mais que no som limpo).

    Mas mesmo assim, é preciso levar em conta que harmônicos de notas dissonantes se sobrepondo no mesmo instrumento vai dar um pouco do efeito que tecnicamente se chama de batimento (a frequência do batimento está relacionado à diferença entre os intervalos, quanto mais próximas as notas mais lento ele é). É perfeitamente normal (ele também ocorre com o som limpo, entretanto, a distorção deixa ele muito aparente e você percebe mais facilmente).

    Rust_Cohle
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    mutando certinho.

    o que você fala sobre sobreposição de harmônicos faz todo sentido, e com isso em mente acho até necessário dizer que além de natural é algo inevitável. A física É inevitável.

    Entretanto, se o Stephen Carpenter fez carreira quase que só tocando assim - e sem esse "batimento" horrível que estou experimentando -, algo existe para eliminar ou ao menos mitigar esse efeito natural.

    O que é então?

    makumbator
    Moderador
    # out/20
    · votar


    Rust_Cohle

    Muitas vezes, quando se deseja ter menos esse tipo de embolação de harmônicos pode-se gravar em estúdio os acordes "quebrados" em diferentes takes (separando as dissonâncias) .

    Vamos supor que o acorde dissonante tenha 4 sons (e há um intervalo de segunda que causa um grande batimento com a distorção). No estúdio pode-se gravar uma pista com 2 notas e outra pista com as demais duas notas (e não fazendo o intervalo de segunda no mesmo take, e sim em tomadas diferentes).

    Com isso já limpa bastante o som (pois aí não há a interferência da ressonância do batimento no próprio instrumento, apenas com o outro take separado). Abrindo o panorama das tomadas no espectro do estéreo melhora ainda mais o som.

    Obviamente nada disso importa ao vivo com uma guitarra apenas. Você pode tentar alterar a equalização do seu amp (reduzir um pouco os graves pode ajudar ao batimento ficar menos evidente). Usar menos drive (ou um mais seco e diferente) também pode ajudar.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Cara, tem várias coisas pra dar uma segurada nesse batimento.

    Primeiro, tenta maneirar na distorção.
    Segundo, tira o grave antes de distorcer. Se quiser som grave tipo tremonti, traga de volta o grave depois de distorcer.
    Terceiro, se quiser distorcer mais, adicione mais estágios de distorção ao invés de distorcer mais o mesmo estágio.
    Quarto, na gravação, geralmente tu escuta menos esse batimento quando se microfona com uma certa distância do falante. Por quê? Sei lá.

    Rust_Cohle
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    eu tô gravando a guitarra direto da G1four pro laptop.

    diminui ganho e nada. baixei altura dos captadores e nada.


    será que um captador melhor ocultaria esse efeito?

    ejames
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Cheque a afinação das oitavas.

    Rust_Cohle
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    no primeiro link de minha mensagem original demonstro que estão afinadas.
    faço power chord com as 3 últimas cordas soltas, depois na 11a casa e depois na 12a.

    e cada corda tá batendo a oitava certinho individualmente na 12a casa. conferencia via afinador digital.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a distorção estranha, oscilante