minha corda SÍ eh estranha

    Autor Mensagem
    feker
    Veterano
    # dez/03


    a minha corda SI ta trastejando um poko.. da casa 7,8 ateh a 13,14 mais ou menus.. e tok ela solta tbm

    ae quandu eu afinu pela pedalera ela num afina direituh.. e quandu eufinu manualmente ela afina.. mas la pelas casas 10 (ateh o fim do braço) ela ta desafinada....

    o q eu posso faze???

    heek_
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Aê kra vi isso em algum lugar, num me lembro de foi aqui no forúm ou em algum lugar do cifraclub, a vei procura ai, se eu achar eu te passo vlw?

    bass_player
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    feker

    talvez o braço esteja torto(tensor), o que eh o mais provavel eu acho.. sei lah.. mais leva ela num luthier bom, que ele resolve..

    talvez o problema esteja nas cordas, talvez elas tejam maxucadas.. podem ter batido em algum lugar.. sei lah.. mais isso eu acho que nao..

    no meu baixo aconteceu isso.. soh que soh a casa 8 da minha corda SOL(G) tah assim... por isso eu acho que nao eh o seu caso..

    ela tah com uma elevaçaozinha nessa casa 8.. acho que raspou forte o bag, ou eu bati sem querer..

    mais quando o problema eh esse eh soh trocar a corda(eh logico, q obvio)

    pode ser coisa com a ponte, problema com as oitavas..
    o geito eh leva no luthier mesmo..

    blz?

    heek_
    Veterano
    # dez/03 · Editado por: heek_
    · votar


    ME LEMBREI!!!

    Problema: As cordas estão perfeitamente afinadas quando soltas ou quando apertadas nas casas mais externas, porém desafinadas quando se toca na parte mais interna do braço (notas mais agudas como em um solo por exemplo).

    Neste caso é necessário o ajuste do comprimento das cordas na ponte (também conhecido por ajuste de oitava).A maioria das pontes tanto de guitarras quanto de baixos possui um ajuste em cada corda que permite que o descanso da mesma seja deslizado para frente ou para trás, encurtando ou aumentando o comprimento da corda. Geralmente este ajuste é feito por um pequeno parafuso paralelo à corda que prende o descanso da mesma à ponte, . Em caso de algumas pontes flutuantes o leito de cada corda deve ser apenas solto (afrouxando um parafuso ou dois que o prendem) e deslizado manualmente sendo posteriormente preso novamente.

    Este ajuste de comprimento das cordas é necessário para que a corda esteja afinada tanto na posição solta como quando apertada em qualquer traste. Trata-se de um erro muito comum entre músicos iniciantes (ou nem tanto) ajustarem a ponte de forma que todos os leitos de todas as cordas fiquem alinhados, o que gera uma melhor aparência (e por outro lado impede que o instrumento seja corretamente afinado).

    O procedimento (individual para cada corda) para verificar este ajuste em um instrumento consiste no seguinte. É recomendado obviamente o uso de um afinador cromático para precisão no teste.

    a) Afine perfeitamente a corda solta.

    b) Aperte a corda na décima segundo casa (geralmente diferenciada). Apertando a corda na décima segunda casa você deverá gerar a mesma nota da corda solta (o que deve ser verificado no afinador cromático). Obviamente a nota deverá ser a mesma uma oitava acima (12 meios tons), o que não faz diferença para o afinador cromático.

    c) Caso a corda apertada na décima segunda casa não esteja perfeitamente afinada (e estando afinada quando solta) isso indica que o ajuste do comprimento da corda precisa ser refeito.

    d) Caso a nota conseguida na décima segunda casa tenha ficado abaixo da nota esperada, você deverá encurtar o comprimento da corda (trazendo o leito da mesma em direção ao braço da guitarra).

    e) Caso a nota conseguida na décima segunda casa tenha ficado acima da nota esperada, você deverá aumentar o comprimento da corda (fazendo o inverso do descrito no item anterior).

    f) Afine novamente a corda solta (que terá desafinado em virtude do ajuste) e repita todo o procedimento até que a corda apresente exatamente a mesma nota tanto na corda solta quanto na décima segunda casa. Quando isto ocorrer a corda estará perfeitamente afinada em qualquer casa do braço (desde que se trate de um bom instrumento e com o braço perfeitamente ajustado, claro).

    g) Repita o procedimento para cada corda.

    Texto extraido do site: www.******************
    Espero ter te ajudado, Valew Brother...

    heek_
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    o site éwww.******************

    heek_
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Pow meu pq o nome tah aparecendo assim???
    Respondam-me
    e só pra deixar claro o site é guitarhouse

    caiohleal
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    heek_
    pq ñ pode fazer propaganda de outros sites aqui

    feker
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    bah gente.... valeua ajuda!!!!! vou regular intam.... ou levar num luthier


    VALEUU

    heek_
    Veterano
    # dez/03
    · votar


    Pow vei num tô fazendo propaganda, só tô colocando os créditos, isso é proibido?
    Eu sempre achei o cifraclub o melhor site de cifras, mais não vejo problema em colocar material de outro site junto com os créditos da página. O que não pode é publicar um material que não é seu, valew???
    Fuizzzzzzzzzzzzzz

    Só pra saber, o material ajudou feker???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a minha corda SÍ eh estranha