O que é Technical Wood?

Autor Mensagem
raulgrangeiro
Membro Novato
# out/20
· votar


A melhor é a que você preferir, simples assim.


Certo. Obrigado!

Não é uma madeira, mas um compósito que também tem madeira em sua confecção.
Abç


Entendi. Agradeço a atenção, amigo!!

raulgrangeiro
Membro Novato
# out/20
· votar


Obrigado a todos que responderam e tiraram tempo pra discutirmos esse assunto. Agora ficará mais fácil quem também tiver dúvidas sobre isto encontrar algo útil.

Deus abençoe a todos!

Drinho
Veterano
# out/20 · Editado por: Drinho
· votar


Vi esses tempos uma tal de Tagima ja3, achei bonitinha e o cara tava pedindo barato, pensei em comprar para dar uma tunada com uns captadores bem farofeiros e dar umas alavancadas, aí li corpo de alder, ok, braço de Maple, ok e escala technical wood, aí o saudosismo bateu na minha porta e eu caí fora.

Mas as vezes pode ser um preconceito besta e o negócio deve fazer o trabalho sem atrapalhar em nada nem colocar a saúde do instrumento em risco. Vamos acompanhar o mercado. Se o john suhr resolver usar em algum momento, vou achar bom.

Vejam o Boeing 787, avião de última geração apelidado de heavy plastic por ser feito todo de material composto.

Gbrielzin1613a
Membro Novato
# jan/21
· votar


Mas as vezes pode ser um preconceito besta e o negócio deve fazer o trabalho sem atrapalhar em nada nem colocar a saúde do instrumento em risco. Vamos acompanhar o mercado. Se o john suhr resolver usar em algum momento, vou achar bom.

concordo cara, porque o próprio Cacau Santos tem uma guita nessa versão com technical wood e usa até em show, não acho que seja tãaao porcaria assim

Gbrielzin1613a
Membro Novato
# jan/21
· votar


Obrigado por responderem, tava com um pouco de medo apesar de já saber disso que falei acima kkkk

LeandroP
Moderador
# jan/21
· votar


Drinho
aí li corpo de alder, ok, braço de Maple, ok e escala technical wood, aí o saudosismo bateu na minha porta e eu caí fora.

Sem saber o que é, também faria o mesmo. E quando tem nomes estranhos, como "Technical Wood", eu também fico pé atrás.

Schelb
Veterano
# jan/21
· votar


Esses tempos atrás eu vi um vídeo do Paul Davids no youtube em que ele compra que comprou uma gibson que usa um material que também não é exatamente madeira no braço .. no caso ele fazia uma reflexão de que quase não comprou por conta disso e daí pensou: "ora, mas eu gostei do instrumento, gostei do som, que diferença faz o material?", daí acabou comprando. No caso da Gibson não é o technical wood, mas é uma mistura de madeira com alguma resina lá. Eu já vi a T635 pessoalmente, parece muito com madeira comum, só que tem uma coloração um pouco mais escura, puxando mais pro cinza escuro do que pro marrom escuro, comparando com uma escala de rosewood.

LeandroP
Moderador
# jan/21
· votar


Comprei um violão Eagle e não sei qual a madeira da escala.
Me pareceu uma madeira macia (o que não é bom rs). Mas, posso estar enganado quanto as minhas impressões. Preciso usar e abusar dele pra ter uma opinião melhor.

derdonnergott
Membro Novato
# nov/21
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O que fiz é aquilo para qual esse material deve ser usado: Para a escala.

E os cuidados com hidratação, Bertola? Óleo de peroba de tempos em tempos?

Casssio
Membro Novato
# 28/dez/22 00:10
· votar


eu tenho uma guitarra tagima t635 escalem tecnowood. Fiz troca de trastes nela e constatei que esse tal de tecnowood da escala é praticamente um plástico. Ele altera timbre das notas , principalmente nas 3 últimas cordas, tirando boa parte do corpo do som. Isso é claramente perceptível. Acabei de comprar uma SX 62 escala em pau rosa e comparei ambas. O som da SX é muito melhor, fica o grave das três últimas cordas bem marcante enquanto que t635 isso não acontece.
Não recomendo comprar guitarra com escala em tecnowood. Essa escala não poderia vir nas 635 da tagima.

Wanton
Veterano
# 28/dez/22 01:05
· votar


Casssio
Ele altera timbre das notas

A corda mal encosta na escala, cara. E o ponto que encosta é depois do traste. Como isso pode afetar o timbre?

JJJ
Veterano
# 28/dez/22 08:33 · Editado por: JJJ
· votar


Casssio

Cara, você está comparando o som de 2 guitarras diferentes, com captação diferente, talvez até elétrica diferente, cordas diferentes... não dá pra inferir que a diferença no som seja apenas devido à madeira da escala.

HortaRates
Membro
# 28/dez/22 11:27
· votar


Casssio
Trocou os trastes que afetam o timbre pra caramba e vai colocar a culpa na escala da guitarra? hahahaha

foca2
Membro Novato
# 30/dez/22 22:33
· votar


Schelb
No caso da Gibson não é o technical wood, mas é uma mistura de madeira com alguma resina lá

Sim. A da Gibson chama Richlite.

alfacorrea
Veterano
# 05/abr/23 12:31
· votar


Boa tarde pessoal. Estou dando uma desenterrada no tópico, pois surgiu a dúvida e, pesquisando no forum, tem coisa boa aqui e não precisa abrir mais um tópico. Gostaria de saber se guitarristas que tiveram contato com guitarras com escala de Technical Wood, TechWood, tipo Tagima TG500 dentre outras. Passados alguns anos da "chegada" da Techincal Wood ao mercado brasileiro, como vocês têm experimentado este tipo de escala? Sentiram diferença no timbre depois de 2 anos? Sentiram diferença no visual? Sentiram diferença na durabilidade? Alguma, quando foi trocar o traste, simplesmente esfarelhou na sua mão igual rolha velha? Essa Technical Wood é um material que, passado algum tempo de uso, torna a guitarra descartável, resultando na necessidade de troca da escala em um luthier? Gostaria de saber das experiências de vocês passados estes 2 anos de "novidade", dos contatos que vcs tiveram com este tipo de escala, se acharam diferença no timbre, se acharam mais dura para digitar, se é apenas estético... Obrigado.

ejames
Membro Novato
# 05/abr/23 12:53
· votar


alfacorrea Nunca tive contato com instrumentos assim, então não posso falar da durabilidade (apesar de não enxergar motivos para ser menos resistente ou durável). Sobre timbre, não há diferença nenhuma, nem entre "technical wood" nem entre diferentes madeiras. As cordas encostam nos trastes, não na escala.

Drinho
Veterano
# 05/abr/23 19:20
· votar


alfacorrea Recentemente comprei um violão yamaha de entrada com provavelmente essa madeira na escala. Como estava muito barato nem me dei ao trabalho de testar e peguei porque gosto mais de praticar em violão do que guitarra e estava sem nenhum. Executa o trabalho, sai som, mas achei bem toscão viu? Não recomendo pra ninguém a não ser que o cara esteja passando por um valor mto abaixo…

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é Technical Wood?