O que é Technical Wood?

Autor Mensagem
raulgrangeiro
Membro Novato
# out/20


Estive pesquisando uma Tagima T635 New Classic pra comprar e me deparei com a escala feita de Technical Wood. Vocês sabem que madeira é essa?

instrumentista
Membro Novato
# out/20
· votar


raulgrangeiro
até onde eu sei é um nome fancy pra laminado, pode até ser que tenha uma tecnologia, mas tá longe de ser a usada nos tampos composite de violões (que são uma técnica que realmente altera o som e tem vantagens). Assim, pelo que eu entendo de construção, não é bom, escala quanto mais dura melhor e usar lamina de madeira vai contra esse principio.

instrumentista
Membro Novato
# out/20
· votar


raulgrangeiro
acabei dando uma olhada e pode ser que essa technical wood seja nas guitas com escala escura, bom se fosse ebano ou jacarandá eles iriam falar, o que eu acho é que seja uma "lâmina" de alguma madeira escura sobre a madeira do braço, acaba que eu acho que no final é so estético, não vai mudar o som, mas pagar mais de mil reais numa guitarra com essa construção é triste (na minha opinião).

macaco veio
Veterano
# out/20
· votar


Ta bom, é o mesmo que chamar papel higienico de Kukleaner paper.

Schelb
Veterano
# out/20
· votar


Pesquisando na internet aparece esse site: http://www.technicalwood.com.sg ... nele diz que seria uma madeira tratada, uma espécie de comprensado especial. Será que é isso?

BrotherCrow
Membro Novato
# out/20
· votar


Pelo que entendi é um compensado sim. Porque eles falam que é feito com FIBRAS de madeira tropical, e não com madeiras propriamente ditas. No site falam que é bom pra fazer pallet e caixas, não fala nada de guitarra hehehe.

Lelo Mig
Membro
# out/20
· votar


Kucleanner paper.

Melhor definição.

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


Kukleaner paper.

kkkkkkkkkkkkkkk

raulgrangeiro
Membro Novato
# out/20 · Editado por: raulgrangeiro
· votar


até onde eu sei é um nome fancy pra laminado, pode até ser que tenha uma tecnologia, mas tá longe de ser a usada nos tampos composite de violões (que são uma técnica que realmente altera o som e tem vantagens). Assim, pelo que eu entendo de construção, não é bom, escala quanto mais dura melhor e usar lamina de madeira vai contra esse principio.

Será que eles colocariam um laminado na guitarra? Até porque a versão com escala clara é Maple, né?

Ta bom, é o mesmo que chamar papel higienico de Kukleaner paper.

kkkkkkkkk

Pesquisando na internet aparece esse site: http://www.technicalwood.com.sg ... nele diz que seria uma madeira tratada, uma espécie de comprensado especial. Será que é isso?

Eu vi esse site, mas não achei nada específico pra guitarra, e na internet ninguém fala sobre isso, como que pode? Isso está nos catálogos da Tagima há anos e ninguém fala sobre?

Schelb
Veterano
# out/20
· votar


Poisé .. achei estranho lugar nenhum explicar nem que mais ou menos do q se trata, mas não me parece ser algo de má qualidade também a julgar pelo padrão de qualidade geral dessa linha da tagima.
Technical Wood fica me parecendo algo do tipo: tecnicamente falando é madeira, mas na prática num é.. haha

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/20
· votar


Alguém já tentou entrar em contato com a Tagima?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20
· votar


raulgrangeiro
"Tecnical wood" é um composito de laminas de madeira na vertical coladas com polímero em alta pressão e temperatura.
Abçs

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Me lembrou o "polywood" rs

Stratopaul
Membro Novato
# out/20
· votar


Mas a qualidade desse technical wood é ruim?

Stratopaul
Membro Novato
# out/20
· votar


Pelo fato de ser composto por lâminas de madeira

AmonSakurasou
Membro Novato
# out/20
· votar


Parece q a Tagima tá usando escalas assim em quase todas as guitarras de baixo/médio custo de escala escura.

Não sei da qualidade, mas normalmente qualquer coisa relacionado a laminado/compensado é motivo pra passar longe kkk

Valeu!

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


E me parece, pelo que eu li, que não se trata de um material ruim pro caso da escala. A madeira da escala deve ser dura, resistir ao atrito. Me parece ser uma alternativa ecologicamente correta. Mas, digo isso por mera impressão. Sei muito pouco a respeito. Aliás, fui procurar saber depois deste tópico.

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


AmonSakurasou
mas normalmente qualquer coisa relacionado a laminado/compensado é motivo pra passar longe kkk

Discordo! Excelentes guitarras foram feitas de madeira laminada e estão aí até hoje. Fizeram muita porcaria também, assim como se faz com boas peças de madeira. Eu tive uma Washburn de corpo laminado e era uma guitarra excelente! Troquei os captadores dela, e tudo mudou! A construção dela era ótima, e o braço foi o mais confortável que já toquei.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20
· votar


LeandroP
O princípio é o mesmo, mas a forma de fabricação e tecnologia, outra.
Stratopaul
Ruim, não é. Superior à madeira, também não.
LeandroP
E me parece, pelo que eu li, que não se trata de um material ruim pro caso da escala. A madeira da escala deve ser dura, resistir ao atrito. Me parece ser uma alternativa ecologicamente correta. Mas, digo isso por mera impressão. Sei muito pouco a respeito. Aliás, fui procurar saber depois deste tópico
Não é. O "technical wood" é pesado e duro - bem duro.
Construí um baixo cuja escala tem esse material. Nada há o que o desabone.
Abçs

BrotherCrow
Membro Novato
# out/20
· votar


LeandroP
Excelentes guitarras foram feitas de madeira laminada e estão aí até hoje.
Lembro quando a Gibson lançou a Zoot Suit SG uns anos atrás e um pessoal tirou sarro dizendo que era basicamente um corpo laminado hehe.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20
· votar


LeandroP
BrotherCrow
Cuidado, pois "laminado" é uma coisa, e "compensado", outra...
Abçs

BrotherCrow
Membro Novato
# out/20 · Editado por: BrotherCrow
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pelo que eu aprendi em construção civil (apesar de ser formado em direito tive que fazer uns cursinhos porque trabalhava com licitações), laminado é um dos tipos de compensado. Talvez em música esses termos sejam usados com significados diferentes?

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


BrotherCrow
Mauricio Luiz Bertola

O conceito de laminado e de compensado é praticamente o mesmo.
O que se confunde é com o aglomerado, aquele farelo de madeira e cola que nem se usa mais.


Não é. O "technical wood" é pesado e duro - bem duro.


Foi o que eu disse °,°

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


BrotherCrow
LeandroP
Em luthiería e marcenaria, "laminado" é uma peça com várias lâminas de madeira maciça coladas horizontalmente. O tampo de bôrdo uma Les Paul, por exemplo, é um "laminado". Algumas Gianninis Professional Line dos anos 80 possuíam "laminados".
O Compensado alterna lâminas finas de madeira maciça e um compósito de serragem e cola.
Basta pegar uma peça de compensado qualquer e observar isso.
Já o "aglomerado" é composto inteiramente por serragem embebida em cola e prensado - é outro material - e de qualidade bem inferior.
Em luthiería tais conceitos podem até ser semelhantes, mas o resultado é distinto.
Abçs

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ah, sim!
A guitarra que eu possuia era laminada. Pude raspar a tinta para ver. Eram lâminas de aproximadamente 3mm sobrepostas.

raulgrangeiro
Membro Novato
# out/20
· votar


Schelb
Poisé .. achei estranho lugar nenhum explicar nem que mais ou menos do q se trata, mas não me parece ser algo de má qualidade também a julgar pelo padrão de qualidade geral dessa linha da tagima.
Technical Wood fica me parecendo algo do tipo: tecnicamente falando é madeira, mas na prática num é.. haha


Foi o que também pensei...

acabaramosnicks
Alguém já tentou entrar em contato com a Tagima?

Fiz isso hoje, eles me falaram que é um mix de madeiras e Rosewood, mas que não chega a ser um compensado não, ficava um nível abaixo do Rosewood propriamente dito, mas que é de boa qualidade e durabilidade parecida/quase igual ao Rosewood. E disse que esteticamente são muito parecidas as duas. Perguntei como seria na prática e ele falou que não altera nada.

Mauricio Luiz Bertola
"Tecnical wood" é um composito de laminas de madeira na vertical coladas com polímero em alta pressão e temperatura.
Abçs


Isso é bom ou ruim? kkkkkk não entendo bem quando começam a mexer na madeira natural!

Parece q a Tagima tá usando escalas assim em quase todas as guitarras de baixo/médio custo de escala escura.

Foi o que eles me disseram tb.

E me parece, pelo que eu li, que não se trata de um material ruim pro caso da escala. A madeira da escala deve ser dura, resistir ao atrito. Me parece ser uma alternativa ecologicamente correta. Mas, digo isso por mera impressão. Sei muito pouco a respeito. Aliás, fui procurar saber depois deste tópico.

Então, eu resolvi criar ele aqui pra reunir informações sobre porque na internet não tem nada específico sobre isso e tem várias guitarras Tagima com essa madeira na escala, então pode facilitar alguém saber mais sobre.


Mauricio Luiz Bertola
O "technical wood" é pesado e duro - bem duro.
Construí um baixo cuja escala tem esse material. Nada há o que o desabone.
Abçs


Que interessante!! Tu fizeste um instrumento com essa madeira?? Conta mais pra gente do que se trata! Na prática, como é ela comparada com a tradicional Rosewood? E o desgaste? A sensação de toque é como de madeira convencional?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20
· votar


raulgrangeiro
Isso é bom ou ruim?
Nem bom, nem ruim...

Que interessante!! Tu fizeste um instrumento com essa madeira?? Conta mais pra gente do que se trata! Na prática, como é ela comparada com a tradicional Rosewood? E o desgaste? A sensação de toque é como de madeira convencional?
O que fiz é aquilo para qual esse material deve ser usado: Para a escala.
Já descrevi acima do que se trata.
Não se pode comparar tal material com o assim chamado "rosewood" (que também é um nome genérico).
Funciona da mesma forma que uma madeira e você não sentirá diferença alguma.
Quanto ao desgaste... Não sei. O uso desse material é recente e ainda não existem estudo específicos de desgaste; mas, como se trata de algo duro... Não deve ser muito diferente de uma peça qualquer de madeira.
Abç

raulgrangeiro
Membro Novato
# out/20
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O que fiz é aquilo para qual esse material deve ser usado: Para a escala.
Já descrevi acima do que se trata.
Não se pode comparar tal material com o assim chamado "rosewood" (que também é um nome genérico).
Funciona da mesma forma que uma madeira e você não sentirá diferença alguma.
Quanto ao desgaste... Não sei. O uso desse material é recente e ainda não existem estudo específicos de desgaste; mas, como se trata de algo duro... Não deve ser muito diferente de uma peça qualquer de madeira.
Abç


Obrigado pela resposta. Vou fazer uma pergunta direta então. A Tagima T635 New Classic tem dois tipos de escalas: Maple e Tecnhical Wood. Supondo que as duas estão do mesmo preço, e que a diferença entre elas é só a escala (o que é de fato na prática). A que possui escala de Technical Wood é melhor, pior ou igual à de Maple? Desculpa incomodar com mais essa pergunta kkkk mas finalmente achei alguém que sabe que madeira essa kkkk

ejames
Membro Novato
# out/20
· votar


raulgrangeiro
A que possui escala de Technical Wood é melhor, pior ou igual à de Maple?

A melhor é a que você preferir, simples assim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20
· votar


raulgrangeiro
e que a diferença entre elas é só a escala
Sim.
A que possui escala de Technical Wood é melhor, pior ou igual à de Maple?
Veja a resposta do ejames
mas finalmente achei alguém que sabe que madeira essa
Não é uma madeira, mas um compósito que também tem madeira em sua confecção.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é Technical Wood?