Cordas afinadas mas acordes desafinados

    Autor Mensagem
    Frederic froish
    Membro Novato
    # jul/20


    Fala galera, blz?

    Vim relatar essa bizarrice que anda acontecendo com uma guitarra com ponte floyd rose que eu tenho. Essa é uma guitarra muito velhinha, então eu meio que peguei ela pra dar uma limpada e testar, daí vi que ela tá funcionando. Comprei as cordas, etc.
    Daí que vem, as cordas estão afinadas, ponte alinhada, mas quando vou tocar os acordes, eles ficam extremamente desafinados.
    A primeira coisa que eu pensei foi "Ah, com certeza são as oitavas". Ao mexer nos "carrinhos" (desculpa pelo nome, esqueci), a afinação das oitavas simplesmente não se altera, mesmo colocando os carrinhos mais perto ou mais longe, bizarro.
    Alguém tem uma ideia?
    Os trastes parecem ok.

    Valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Frederic froish
    Alguém tem uma ideia?
    Regulagem mal feita. Ou defeito nas cordas ou na própria guitarra...
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # jul/20
    · votar


    Frederic froish
    a afinação das oitavas simplesmente não se altera, mesmo colocando os carrinhos mais perto ou mais longe, bizarro.

    Isso é meio impossível de acontecer (uma vez que ao mover os carrinhos você altera o tamanho da corda, e com isso a relação dela com os trastes obviamente se modifica).

    Você tem certeza que está fazendo tudo certo?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    makumbator
    Você tem certeza que está fazendo tudo certo?
    É provável que não...
    Ou, como disse acima, tem defeito...
    Abç

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    Luthier...

    ejames
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Frederic froish
    a afinação das oitavas simplesmente não se altera

    Como você tá aferindo isso?

    JJJ
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    meus dois centavos:



    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    JJJ
    Muito bom, mestre. Eu tava pensando nos trastes mesmo, mas ele diz ali em cima que não há alteração quando ele ajusta os carrinhos. Aí entra o que Ejames falou acima sobre a medição dele. A parada do nut e da escala tb, bem observado. Espero que n seja problema de construção.

    KenACwb
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Muito bom o video postado pelo JJJ ... como a intonação está correta, eu levo fé que é o caso do problema "natural" da guitarra: aproximação dos trastes.

    Há um tempo atrás tava com esta neura e pesquisando vi o lance do True Temperament: https://strandbergguitars.com/true-temperament/ , mas acho que com isso não teria como fazer os Bends?

    O lance é fazer do "defeito" do instrumento de cordas, uma vantagem ... mas que é chato é ficar escutando os acordes meio desafinados.

    makumbator
    Moderador
    # jul/20 · Editado por: makumbator
    · votar


    KenACwb
    mas acho que com isso não teria como fazer os Bends?

    Claro que tem como fazer bends. Uma coisa não tem nenhuma relação com a outra. Em algumas notas/casas pode ser mais complicado por conta dos desvios do desenho do traste, mas na maioria deles me parece que dá para fazer bends de maneira normal controlando a intonação normalmente).

    Mas acho que a desafinação que ele se refere seja maior do que as dos desvios naturais do temperamento igual (em que todos os intervalos com exceção da oitava não são realmente afinados de maneira exata como na natureza) e também a dos desvios inerentes ao instrumento em questão (ou seja, os desvios normais de afinação imperfeita resultante de trastes retos)

    KenACwb
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Entendi. então aquelas guitarras com os trastes colocados não em 90graus em relação ao braço mas com um pouco de ângulo, seria também uma aproximação, mas talvez não tão radical como o esquema "true temperament".

    https://strandbergguitars.com/boden-6-the-boden-fusion-neck-thru/

    makumbator
    Moderador
    # jul/20
    · votar


    KenACwb

    Acho que não necessariamente. Os de trastes que vão angulando a partir do centro não tem necessariamente busca de melhoria de afinação por conta de desvios de temperamento. Aquilo é instrumento multi escala. Ou seja, nas cordas mais graves é como se o instrumento fosse de escala mais longa (de forma a ter uma tensão boa nas cordas graves mesmo em escala curta, pra não ficar frouxa e sem vida) e nas cordas mais agudas ele é de escala mais curta (de forma a que elas fiquem mais macias). É uma maneira engenhosa de ter no mesmo instrumento medidas de escala diferente.

    É mais comum em baixo elétrico de 6,7 e mais cordas e guitarras de 8,9 e mais cordas.

    Aqui um exemplo da Ibanez:

    https://www.youtube.com/watch?v=bbKuozJyey8&feature=emb_logo

    KenACwb
    Membro Novato
    # jul/20
    · votar


    Ah legal. Mas no meu caso vou continuar com as tradicionais hehe. E ainda posso ter a desculpa de qdo estiver tocando meio desafinado :-)

    Ismah
    Veterano
    # jul/20
    · votar


    KenACwb
    O lance é fazer do "defeito" do instrumento de cordas, uma vantagem ... mas que é chato é ficar escutando os acordes meio desafinados.

    Já cogitou que tenha ouvido absoluto?

    makumbator

    Tu acredita que todos que falei sobre true temperament, e me responderam, não souberam dizer com exatidão do que se trata? Deduzo, que sejam correções na posição dos trastes, para haver uma melhor distribuição das desafinações - algo mais próximo do temperamento igual perfeito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas afinadas mas acordes desafinados