Olá a todos! Chegando para colaborar!

    Autor Mensagem
    GlaucoVinicio
    Membro Novato
    # mai/20


    Oi para todos!
    Sou novo aqui no fórum cifraclub e, a tempos acompanho alguns tópicos.
    Estudei violão erudito quando adolescente e aprendi a estudar música, o que me deu independência.
    No entanto, contarei um pouco da minha experiência com guitarra.
    Adquiri uma guitarra a dois anos e meio.
    É uma guitarra de "entrada", barata.
    Tem uma boa estrutura de madeira e construção.
    Depois de um tempo estudando e treinando, percebi que o som da guitarra havia chegado num certo limite não ficaria mais limpo do que estava.
    Na verdade, o som "embolava" demais em acordes.
    Após muita pesquisa e conversa com alguns amigos que tocam em palco a um tempo, entendi que os captadores em conjunto com uma boa parte elétrica era tão importantes quanto a estrutura de madeira bem feita.
    Comprei captadores novos, nacionais, feitos em processo manual e me orgulho dessa decisão. Pois tem o som extremamente limpo e hoje estudo e toco desde mpb, jazz, rítmos funkeados até rock clássico e hard rock.
    Adquiri, junto com os captadores os potenciômetros e a chave seletora de cinco posições.
    Aprendi a fazer parte elétrica do zero.
    Então removi todos os três captadores originais, todos os fios, potenciômetros e chave seletora original.
    Passei a fita de cobre para blindar e distribuir o aterramento e refiz a elétrica, com soldagem e tudo.
    Refiz esse processo três vezes para acertar tudinho.
    O resultado foi um som claro, limpo, brilhante e gordo nos humbuckers e um som claro, limpo, brilhante, magro e estalado no captador single.
    Acreditem, gastei menos em todo esse kit de equipamento elétrico do que em apenas um captador top, importado.
    Cá entre nós, tenho conhecidos que usam captadores top internacionais como Seymor Duncan, DiMarzio e EMG.
    Prefico as características sonoras customizadas dos captadores nacionais feitos em processo manual.

    Depois de deixar minha guitarra muito f*** então continuei estudando e treinando.
    Em um determinado momento o bichinho da vondade de ter um milhão de pedais me picou.
    Tomei cuidado com essa vontade e primeiro resolvi experimentar bastante pedais de amigos, de lojas e pedaleiras de programas de computador.
    Resolvi deixar essa vontade anciosa de lado e ficar treinando com o drive do próprio amplificador que tenho e percebi que no fundo, em essência, era somente disso que eu precisava.

    Após algum tempo ainda havia uma coisa que me incomodava, havia muito ruído quando acionava muito ganho no drive ou mesmo sem drive, mas com muito volume e ganho.

    Mais uma vez fui pesquisar e entendi que os potênciometros do amplificador e da guitarra vem com uma graxa lubrificante muito dura e de qualidade não tão boa.

    Limpei com desengripante (WD40 e similares). Resolveu, não tem mais excesso de ruídos, barulho ou o famoso "ohmmmm"!

    Enfim, o que quero dizer, dá para ter ótimo equipamento sem gastar milhares de Reais.

    E, não adianta sair comprando um monte de pedais e equipamentos, pois ACREDITEM, enquanto não houver estudo e treino o suficiente para internalizar a veia guitarrística e entender que a guitarra deve passar a ser uma extensão dos seus braços e do seu corpo, não há equipamento caro que fará milagre por você.

    A guitarra, assim como qualquer outro instrumento, deve ser uma extensão do corpo.
    A técnica serve para afinar e refinar o uso dessa extensão e servir à arte e ao artista que, é você.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/20
    · votar


    Seja bem vindo ao Fórum Cifra Club, GlaucoVinicio!

    GlaucoVinicio
    Membro Novato
    # mai/20
    · votar


    Seja bem vindo ao Fórum Cifra Club, GlaucoVinicio!
    Gratidão!!!

    Ismah
    Veterano
    # mai/20 · Editado por: Ismah
    · votar


    GlaucoVinicio
    Mais uma vez fui pesquisar e entendi que os potênciometros do amplificador e da guitarra vem com uma graxa lubrificante muito dura e de qualidade não tão boa.

    Falácia. O pot ideal varia o valor entre 0 e seu valor comercial. Mesmo no zero teórico, o pot real ainda apresenta alguma resistência.

    Não se usa NADA de lubrificação, entre a alavanca de contato (wiper) e a pista de carbono. Se existe uma graxa, é algo muito específico.
    E ser dura, é para não grudar pó e transformar o lubrificante em massa de polir. Pessoalmente, se fosse o caso, usaria lubrificante sólido, como grafite em pó ou parafina.

    Limpei com desengripante (WD40 e similares). Resolveu, não tem mais excesso de ruídos, barulho ou o famoso "ohmmmm"!

    Isso não faz sentido. O HUM é uma coisa. Já os ruídos nos pot's, são oriundos de oxidação por falta de uso...
    Ao passar WD40, você injeta óleo e movimenta o pot. Realmente resolve, mas muito mais pelo movimento, do que pelo óleo. Agora, tem uma "cola" que vai juntar poeira, e com o tempo forma uma massa abrasiva.

    E, não adianta sair comprando um monte de pedais e equipamentos, pois ACREDITEM, enquanto não houver estudo e treino o suficiente para internalizar a veia guitarrística e entender que a guitarra deve passar a ser uma extensão dos seus braços e do seu corpo, não há equipamento caro que fará milagre por você.


    Meio que depende... Está pensando como músico de formação erudita. Um violino, soa como um violino. Um piano, como um piano. E por aí vai... Mas guitarra é um pouco diferente, a diferença é pouco significativa, mas ela existe.
    Há um fator colecionismo, e há um fator de timbres diferentes. Muitos "guitarreiros", são na realidade muito mais colecionadores, que músicos. Nada errado, apenas é um universo um pouco mais complexo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Olá a todos! Chegando para colaborar!