Pessoal que manja de palhetada alternada na fritação, preciso de dicas

Autor Mensagem
    jnninho1
    Membro Novato
    # abr/20

galera, toco guitarra faz uns bons anos ja, mas nunca foquei nessa técnica nas frases rapidas, sempre fiquei só nos ligados

mas alguns solos rapidos, fica feio de fazer só na base dos ligados, aí comecei a praticar minha palhetada alternada faz umas semanas

eu percebi que minha palhetada funciona muito melhor começando a palhetada de baixo da corda pra cima, ai to treinando desse jeito em um solo e ta quase 100%

ai me surgiu uma dúvida: a maioria dos guitarristas tem uma preferencia de como começar a palhetada? posso treinar sempre desse jeito começando de baixo pra cima?

tava pensando em começar a praticar de cima pra baixo tbm, mas tenho receio de perder o jeito de palhetar de baixo pra cima, que ta soando mt legal.. enfim, como vcs praticam? tem alguns exercícios daora pra fazer?

Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar

Acabaste de descobrir o placebo...
    Em casos específicos, como de um amigo que toca como canhoto num violão destro, isso é necessário para execução tradicional.

Lelo Mig
    Membro
    # abr/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

jnninho1

Alternada é descer palhetando e subir palhetando (ou vice e versa) mas, palhetar nos dois sentidos.

É eficiente em solos muito rápidos porque você com o mesmo movimento dobra o número de toques na corda, e isso dá um ganho considerável de velocidade.

Mas, há diferença de som na palhetada só para baixo e só para cima. E só para baixo, principalmente, é bastante utilizada em Trash, Black e etc... principalmente para "pesar mais um riff", por exemplo.

Não sei se você se explicou direito, mas se você esta treinando alternada já, tanto faz começar descendo ou subindo, mas começar descendo me parece mais óbvio, a menos que deseje mudar a sonoridade, no caso de a música "pedir isso".

Quando o pessoal viu o Kiko tocando Tornado Of Souls, alguns chatos, falaram que ele estava tocando errado... ele explica bem esta questão da sonoridade diferente na palhetada só para baixo (down) ou alternada (up and down), e o uso das duas formas neste vídeo.