Como fazer essa manobra? [dúvida sobre backing track]

    Autor Mensagem
    Daniel3488
    Membro Novato
    # abr/20


    Salve galera.

    Em alguns vídeos do YouTube, tenho visto guitarristas deixando o som de bandas (como bateria, baixo, violão e vocal) sendo executados e a sua guitarra é que fica sendo tocada. Como realizo esse processo de “isolar” instrumentos?

    Exemplo: https://youtu.be/Lyl-mwUqasI

    Grato desde já pela atenção.

    Horyon
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Acho que o que procura se chama backing track.

    Experimenta colocar a música que você toca seguida dessas palavras no YouTube. Depois fala se deu certo.

    Abraço.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/20
    · votar


    Daniel3488

    Para ter uma backing track de qualidade só existem alguns meios:

    - Dependendo de como foi gravado o original, com bom equipamento, filtros e equalizadores você consegue filtrar frequências e reduzir o volume de algum instrumento. Mas não fica perfeito, altera bastante a mix, e pode-se, na maioria das vezes, ouvir o instrumento filtrado ao fundo.

    - Ter acesso a master original da gravação. Só assim consegue isolar algum ou alguns instrumentos de forma perfeita. (mas só consegue isso profissionais com acesso as master)

    - Regravar a música (fazer um cover) em multipista, assim também conseguirá isolar um ou vários instrumentos. Esta opção é o que a maioria faz, seja com instrumentos reais ou virtuais.

    Como tem algumas pessoas que fazem isso, você consegue achar muitas músicas prontas na internet.

    Por exemplo, procurei a música Burn do Deep Purple no Youtube:

    Deep Purple Burn Backing Track no Guitar:

    Achei várias, veja um exemplo:



    Ningen
    Veterano
    # abr/20 · Editado por: Ningen
    · votar


    Nesse caso, como as guitarras originais dessa música que você postou estão abertas no pan. Bastou ele colocar a música em Mono L+R. Assim você fica com o "meio do som".

    Uma outra boa é procurar por Multitracks. Que são as músicas divididas em faixas. Assim você pode decidir o que quer manter ou tirar. Essas são mais difíceis de encontrar mas quando se consegue alguma música que se gosta é sensacional.

    Eu tenho algumas aqui que nem me lembro onde arrumei. Deve ter sido em algum beco do submundo da internet. rsrs

    Esses arquivos .mogg (seria um multipista ogg) costumo jogar na DAW que uso, REAPER, como aqui.

    A dicas de Lelo e Horyon também pode funcionar.

    Boa sorte.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Se tudo o que deram de dicas falhar, ainda existe o milagroso Izotop RX 7, que consegue "abaixar o volume" de forma até bem satisfatória instrumentos das músicas já mixadas pela função Music Rebalance. É claro que se trata de um software pago, mas... enfim, é uma sugestão.

    https://www.izotope.com/en/products/rx/features/music-rebalance.html

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Uns tempos atrás lembro que a internet foi inundada por backing tracks de altíssima qualidade porque as pessoas começaram a ripar faixas de jogos tipo Guitar Hero e Rock Band. Frequentemente eram as faixas originais das bandas com os instrumentos separados, ou pelo menos covers profissionais. Não sei onde encontrar hoje em dia, torrent talvez?

    Beto Guitar Player
    Se tudo o que deram de dicas falhar, ainda existe o milagroso Izotop RX 7, que consegue "abaixar o volume" de forma até bem satisfatória instrumentos das músicas já mixadas pela função Music Rebalance.
    O JamVox da Vox tem essa função (que eles chamam de "Guitar X-Tractor) mas nunca funcionou muito bem pra mim.

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Honestamente, a compra não é a maneira mais barata, mas é a maneira mais eficiente e rápido. Pra rebater os custos, dá pra vender lá também.

    Pessoalmente, compro no songgalaxy.com a alguns anos.
    Custa na faixa de 10 Libras cada, mas é possível ver em Dólar e em Euro, os preços. Também vendem ferramentas bem completas para trabalhar com esse tipo de material. E arquivos MIDI.
    Se a ideia são músicas locais, é mais difícil de achar.

    Existem obviamente outros, também pagos, e/ou gratuitos. Vai de cada um.
    Algumas bandas, lançam as master tracks em disco. Rammstein por exemplo tem dessas, algumas coisas da Geffen etc...

    6Strings
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Guitar Backing Track

    Este site tem um montão de backing tracks, utilizo há anos e recomendo.

    É possível baixar as faixas em MP3 rapidamente, criei um banco gigante...

    Horyon
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    6Strings

    Show de bola, já me divertindo aqui, ótima dica. Obrigado

    Alzariel
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar


    Esse Izotop RX 7 parece um milagre mesmo pelo vídeo de apresentação.
    Alguém que usa ele pode dizer se funciona bem mesmo?

    Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar


    Existem maneiras manuais de fazer isso também. O que não existe é milagre...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer essa manobra? [dúvida sobre backing track]