Tampas da guitarra com imãs de neodímio

Autor Mensagem
    J_Claudio
    Membro Novato
    # abr/20

Amigos

Estou terminando a construção de uma guitarra e usei imãs de neodímio para fixar as tampas da eletrônica e do tensor.
    A dúvida é: Esses imãs vão dar interferência nos captadores. Os caps são de médio ganho e imãs cerâmicos.

Abraço a todos

PS: Não achei nenhuma postagem específica sobre esse assunto.

LeandroP
    Moderador
    # abr/20
    · votar

Acho que sim!

Buja
    Veterano
    # abr/20
    · votar

talvez sim, talvez nao, talvez quem sabe....

Mas acredito que nao...se usou imãs bem pequenos devem exercer uma atração forte num espaço pequeno...longe dos captadores. Talvez nao influenciem nao.

J_Claudio
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar

Obrigado Leandro e Buja

Os imãs estão na tampa da eletrônica(3 pares), na tampa do tensor (2 pares) e na tampa da entrada as cordas (as cordas passam pelo corpo como nas teles) mais 2 pares. Totalizando 14 imãs.
    Os imãs tem 5mm X 3mm

6Strings
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar

J_Claudio

A ideia dos imãs é facilitar a colocação / retirada das tampas certo?

Se der coloca uma foto de onde ficarão posicionados os imãs, em relação aos captadores.

Ningen
    Veterano
    # abr/20
    · votar

J_Claudio

Manda foto.

Buja
    Veterano
    # abr/20
    · votar

Minha duvida é....na hora do quente pelando mesmo, ao vivo ali, show uma loucura....
    nao correria o risco dessas tampinhas sairem com o atrito da guitarra no corpo nao?

Olha, a nao ser que toque jazz, sentadinho de boas, é bom que as coisas fiquem bem parafusadas!

T-Rodman
    Veterano
    # abr/20
    · votar

No mercado existe algo assim.
    [img]https://i.ytimg.com/vi/4g4y_2B8lEA/hqdefault.jpg[/img]
    só ver um jeito pra não escorregar o escudo que acho que dá pra fazer algo parecido eficiente.

amplexos

T.

J_Claudio
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: J_Claudio
    · votar

Acho que é desta forma que coloca fotos, desculpem-me mas, estou apanhando kkkkk

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2814744625283997&set=pcb.29022 82539859390&type=3&ifg=1&__tn__=HH-R&eid=ARAdZtfGLvAuzjKlxJCZpSxerPCKf mzolmnJND15W61sUixn8Qbsv9ajVK9_ZU2IaJz4woSxUhvWuhcy
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2814745528617240&set=pcb.29022 82539859390&type=3&ifg=1&__tn__=HH-R&eid=ARCWFKHCha-p3PCLU5vBymCvr60tC mh9Ip9s0I_m4PgkD_tPOyrE3dbAXs1p4gl38NYtP3gnZlJBUare

JJJ
    Veterano
    # abr/20
    · votar

A gente acha que já viu tudo em guitarra...

Bom... se vai influenciar... acho que não, parece estar meio longe dos captadores. Se for perto, aí sim.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/20
    · votar

J_Claudio
    Assunto controverso.
    Sigo sempre uma regra absoluta: Confiabilidade.
    Imãs não vão te dar a confiabilidade necessária, pois, como o Buja colocou, podem sair no meio de uma performance.
    E por isso eu descartaria tal uso.
    Quanto a interferir na captação... seria o caso de gerar microfonias dadas determinadas condições: Uso muito próximo do amp. uso de pedais de alto ganho, etc... Em situação de estúdio tornaria a guitarra inútil. Mas tal avaliação dependería de pesquisa empírica.
    Abç

Lelo Mig
    Membro
    # abr/20
    · votar

J_Claudio

São imãs.

Por menores que sejam sempre irão causar um campo eletromagnético e força "mecânica" magnética ao redor e mensurar o quanto isso irá interferir é bastante difícil.

Mas, podem, não só pelo campo eletro magnético como gerar um campo que venha a "diminuir" a vibração das cordas.

É provável que seja imperceptível? Sim... mas eu não arriscaria.

Particularmente não vejo necessidade alguma de facilitar a remoção das tampas, me parece uma ideia meio desnecessária.

Mas...

J_Claudio
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar

Valeu amigos obrigado pelas considerações e dicas.

Realmente, embora exija um pouco a mais de força, as tampas saem com um tranco forte aplicado ao corpo. Também não são itens que devem ser abertos com frequencia então, acho que vou partir para os parafusos e garantir a confiabilidade.
    Vou fazer um teste, quando a guitarra estiver pronta, e percebendo alguma influencia na captação posto os resultados.

Abraço a todos

J_Claudio
    Membro Novato
    # abr/20 · Editado por: J_Claudio
    · votar

Particularmente não vejo necessidade alguma de facilitar a remoção das tampas, me parece uma ideia meio desnecessária.
    Tenho que concordar contigo Lelo mas, que ficou bonito ficou kkkkk

Ningen
    Veterano
    # abr/20 · Editado por: Ningen
    · votar

Pra quem não tem Facebook:

Imagem dos ímãs enviada pelo J_Claudio 1

Imagem dos ímãs enviada pelo J_Claudio 2

Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar

O pior que vejo que pode acontecer, é perder algum destes imãs, ou alguma tampa. Fora isso, nada demais.

Horyon
    Veterano
    # abr/20
    · votar

Dá para saber o impacto. Medindo o campo magnético gerado, mas precisa de equipamento específico (Teslameter).

Na minha opinião o maior risco seria desmagnetizar os captadores.

Por isso não faria com imãs até ter certeza que não prejudicaria o funcionamento, o que é quase certeza que ocorrerá.

Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar

Estamos falando de imãs muito pequenos. Mesmo os de AlNiCo, que sofrem mais com isso, não vai ser algo imediato, mas de longo prazo...

J_Claudio
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar

Manda quem pode e sabe e obedece quem tem juízo kkkkkkk

https://scontent.fpoo2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/p720x720/94010019_2832 296136862179_5380467967362334720_o.jpg?_nc_cat=106&_nc_sid=07e735&_nc_ ohc=QCMbjd7A0OAAX_axk6E&_nc_ht=scontent.fpoo2-1.fna&_nc_tp=6&oh=64df4c 9c8bcf104006985f815c8d6bb6&oe=5EBFCD2C

Desculpem-me continuo apanhando para colocar imagens

marcioguita
    Veterano
    # abr/20
    · votar

ta bonita!

Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar

Os imãs são externos?

J_Claudio
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar

Os imãs são extern
    Na verdade eram ok. Foram colocados no corpo e nas tampas formando pares.

gucrispim
    Veterano
    # abr/20
    · votar

Possivelmente nao vai rolar interferencia, atrapalhar ou coisa do tipo. Um exemplo é o Paul Gilbert que tem imã instalado embaixo do escudo ou na madeira da guita para segurar o slide de guitarra bem proximo da mão dele quando esta tocando

Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar

J_Claudio
    Na verdade eram ok. Foram colocados no corpo e nas tampas formando pares.

?

J_Claudio
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar

?
    Sim Ismah, eu retirei os imãs e coloquei parafusos.
    Ficou bonito com os imãs escondidos mas, não quiz arriscar kkkkk

Abraço a todos

Ismah
    Veterano
    # abr/20
    · votar

Sim, mas colocou na parte externa da tampa?

J_Claudio
    Membro Novato
    # abr/20
    · votar

Sim, mas colocou na parte externa da tampa?

Não Ismah, estavam internamente nas tampas. Ficou bonito pois, não apareciam nada e as tampa ficaram bem bacanas.

Abraço a todos

Jazzmestre
    Membro Novato
    # mai/20 · Editado por: Jazzmestre
    · votar

Só o que eu tenho a adcionar é que no video de anúncio da Ibanez PIA, o Vai mostra que o cover atrás da guitarra é magnético.
    Agora o da frente... não tem o corpo do guitarrista em cima, e se cair acabou o show.
    Pessoalmente iria de parafusos hehe

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Tampas da guitarra com imãs de neodímio