restaurar imãs de alnico

    Autor Mensagem
    Názaro
    Veterano
    # dez/06


    aeh olha que encontrei para imantar os imãs que perderam sua força com o tempo principalmente o Alnico, imã de guitarras vintage etc...

    www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_27.asp

    Curly
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Curly
    · votar


    Názaro

    cara, para fazer isso de uma maneira correta existe todo um processo, vc tem que ter um gaussimetro para avaliar as cargas residual e final do magneto, além de parâmetros para efetuar o cálculo da intensidade e tempo do campo magnético a ser aplicado... o aparelho que pode fazer isso corretamente chama-se magnetizador. Esse diagrama que vc postou pode ser um bom projeto para uma feira de ciências, não para ser usado em captadores, que são componentes bem caros...

    aqui tem várias informações sobre o assunto:


    http://www.magtek.com.br

    Outra coisa, vc postou isso num tópico sobre o assunto e criou outro exatamente igual, pra que ???

    Fox_scc
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Legal, mas pelo que soube, para cada captador deve ser aplicada uma corrente ou campo magnético específico, informação esta que não é fácil de descobrir.

    Názaro
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Názaro
    · votar


    Curly
    E...???

    Názaro
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    curly

    tudo se basea na parte do conhecimento, fora isso só resta experiencia, vou montar essa parada e aos poucos testando e testando e soldando e serrando cortando queimando e quebrando a cabeça, vou obter um resultado. foi assim que montei um puta humbuker que da pau em muitos aí de marca fora os pedais hand mades que projetei, que não vendo e nem publico os esquemas, toko guitarra e entendo boa parte de captação, campo magnético e blablabla isso fora que manjo eletronica desde os 6 anos de idade.
    Como vc diz a sua ignorancia de "projeto de feira de ciencias" não custa nada fazer um projeto desse desgrudar uma barra de alnico ou tubo cilindrico de um captador para fazer essa experiencia, só não faço isso agora que estou muito oculpado mas quem sabe um dia eu volte a postar resultados nesse topico que criei com o assunto igual, só queria compartilhar dessa informação mas tem gente que não faz questão de progredir com isso

    Názaro
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    .Fox_scc
    velho vc só vai descobrir tentando, é isso que vou fazer.menos tempo mais tempo, em que sentido vai ser magnetizado, o corte e vai testando
    registrando é assim que faço com meus projetos e todos obtive resultados excelentes

    cara pode ter certeza, passo dias para conseguir tirar definição punch e muitos harmonicos excelentes e boa saida desde o captador, efeito, até a saída do falante, todos os sistemas de pre e equalização, peçinha por peçinha. tá bom não interessa né? vou montar esse magnetizador e boa

    Curly
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Názaro

    Como vc diz a sua ignorancia de "projeto de feira de ciencias"

    pô desculpa aí se vc ficou chateado com a minha opinião, só quis ajudar mas falei sobre o projeto de feira de ciências porque parece que foi de lá que vc tirou não ? afinal o nome do link que vc passou indica isso:

    http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_27.asp

    fora que manjo eletronica desde os 6 anos de idade.

    caramba, que fenômeno !

    u montar essa parada e aos poucos testando e testando e soldando e serrando cortando queimando e quebrando a cabeça, vou obter um resultado

    isso ! vá em frente ! deve ter sido assim que o Seymour Duncan começou !

    Fox_scc
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Fox_scc
    · votar


    Názaro,

    vc tem razão, este é um caminho... ensaio e erro, até atingir o seu objetivo.

    Eu teria que montar uma oficina com ferramentas para medir o campo de um captador novo e depois medir o resultado de um recuperado e etc.

    Eu queria uma solução mais prática, perco muito tempo trabalhando, estudando guitarra, fazendo pedais, e ainda tenho que dar conta da esposa.

    Vou esperar o sucesso do amigo, ou bem para o futuro, se sobrar algum tempo, começar esta pesquisa.

    Boa sorte!

    Názaro
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    esse é o jeito, é tentando, exemplo, vc pagaria 60 reais em um indutor de wahwah? e um hotpot de 100k custa ao menos 120? peguei uma carcaça de indutor comecei a enrolar fio de cobre ultra fino akeles de captador de guitarra e no potenciometro comprei um 200k Akele duplo e liguei em paralelo e já era, tá aeh um bom wahwah e não senti nenhuma diferença para um crybaby original e o que montei. não usei nenhum tipo de aparelho que mede a indutancia dele só fui comparando o som e já era, já esse magnetizador vou usar uma teoria, a do tempo, quantidade de carga que vai para o imã se for muito eu jogo o imã no fogo e aos poucos ele perde a potencia e assim vai...

    Názaro
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    "fora que manjo eletronica desde os 6 anos de idade.

    caramba, que fenômeno ! "

    véio já se peguntou como funciona um carrinho de controle remoto akeles que anda de ré e só tem um botão, desmontou e depois não conseguiu montar? era um dakeles carinhos que era replica do filme devolta para o futuro ,curiosidade cara, meu irmão mais velho era eletronico,desde muleke aprendi a queimar o dedo com ferro de solda fora as bolhas que dava

    froggy
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Názaro
    putz...q legal cara
    vc faiz pedais fora o wah wah?

    Názaro
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    froggy


    cara me dedico mais por bosters, drive e distorção, os pedais já feitos sempre to modificando para melhor resposta...efeitos de modulação já não curto fazer.

    Názaro
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    aeh peguei uma dessas bombas de agua submersas vibratórias de 11 Ampere desmontei ela é um tipo de eletroimã com um tipo de barra crua separado dele, aí magnetizei os imãs e foram recuperados tá dando uma puta microfonia agora quando ativo a ditorção, antes eu aumentava o volume no ultimo era maior dificudade para microfonar , agora nem na metade já ta microfonando, os harmonicos tbm tá loko do jeito que eu os comprei, mas axo que se montar um eletroimã bem adaptado a barra do imã axo que saí melhor ainda.

    Názaro
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    na hora que liguei a bomba só deixei uns 15 segundos e já tava carregado e os imãs tava até quente na hora

    Rapha_krust...
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Názaro
    cientista maluco




    eu tb estudo eletrônica!!!

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    tb andei pensando nesse lance do eletroímã esses dias

    imaginem uma guitarra com captadores sem ímãs permanentes (ferrite, alnico, neodymium, alnicu...) em que vc ligasse numa fonte de energia e pudesse regular em um knob a intensidade do campo magnético que vc quiser :D

    danilomagacho
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Eric Lance Abbott

    Eu já pensei nisso também... acho que o único problema seria um possível aumento na interferência... mas acho que não custa tentar... e a grande vantagem seria poder variar o output do captador conforme o gosto.. a guitarra ficaria muito versátil.

    Názaro
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    pode cre fazer um eletroimã para o captador com um sistema de flitragem estabilizado em CC para não dar interferencia, mas o risco de interferencia é bem grande, tava pensando nisso esses dias, mas tem que enrolar uma bobina e juntar embaixo do no lugar da barra, se der certo vai ter um probleminha, vai consumir muita corrente se for no caso de usar uma bateria de 9Volts

    Názaro
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    imagine que gambiarra loka, na guitarra vai ter saida do cabo e mais o da fonte e um pot de regular a intensidade do captador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a restaurar imãs de alnico