Guitarra do Raul Seixas

    Autor Mensagem
    Flip141
    Membro Novato
    # mar/20 · Editado por: Flip141


    Eae galera, alguem sabe qual é a guitarra que tá na capa do album por quem os sinos dobram do Raul?
    procurei wm todo lugar e nao achei
    Ela tá na capa do álbum Por Quem os sinos dobram, mas nunca vi ele usando ao vivo ela

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20
    · votar


    Flip141

    Cara, o Raul tinha uma Gibson 335 vermelha que ele adorava e usava muito. Não sei quais mais ele tinha, mas ele vira e mexe, aparecia com alguma guitarra do Rick Ferreira, guitarrista que tocou muito com ele.

    Aquela Gretsch com ponte Bigsby, na cor Sunburst que vira e mexe tava com o Raul, se não me engano era do Rick Ferreira.

    A preta, da capa do "Por quem os sinos dobram" eu sempre fiquei em dúvida porque nunca vi Gibsons ou Gretschs semi acusticas com escala clara.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Lelo Mig
    Flip141
    A do disco "Por quem os sinos dobram" deve ser uma cópia japonesa das 335 (e afins). Havia uma marca, Arita, da fábrica Matsumoko, que fazia esse modelo.
    Ele também tinha uma Gibson 175D, que está na capa do disco "Panela do Diabo"
    Abçs

    Ismah
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    E algumas creio que foram do Marcelo Nova... A que está na capa do "Panela do Diabo", hoje está com o Nova... Segundo o próprio, foi um presente da mãe do Seixas, após sua morte...

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20
    · votar


    Ismah

    "E algumas creio que foram do Marcelo Nova"

    É que o trabalho dele com o Marcelo Nova é posterior, é o trabalho do final de carreira dele.

    Estas guitarras citadas são bem anteriores.

    Buja
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Duas coisas me chama a atenção nessa capa de album.
    1 - O F hole tem um contorno branco muito expressivo. Nao sei se tinha gibson es desse jeito com esse contorno branco grandão ai.
    2 - A chave eseletona está na posicao de uma lespaul. Nao sei tambem se existiam semis com chave seletona ai.

    Me faz pensar que essa guitarra foi modificada. Talvez usado um braço confeccionado pra ela, ou a guitarra inteira é de luthier.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Buja
    Como eu disse acima, haviam nos anos 70 e 80 (o disco é de 1979) marcas japonesas que faziam isso (Arita - Matsumoko)...
    Não foi modificada, nem é de luthier - posto que naquela época não havia generalização desse profissionais fora das fábricas.
    E provavelmente essa guitarra era do próprio estúdio - o que também é comum até hoje.
    No Brasil da época instrumentos japoneses não eram raros, pois gozavam de menor taxa de importação vía acordos comerciais bi-laterais da época.
    Abç

    Buja
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Nao sabia mestre. Novo aprendizado pra mim. Valeu pelo esclarecimento.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Buja
    De nada!!!
    Abç

    Flip141
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Como eu disse acima, haviam nos anos 70 e 80 (o disco é de 1988) marcas japonesas que faziam isso (Arita - Matsumoko)...
    Não foi modificada, nem é de luthier - posto que naquela época não havia generalização desse profissionais fora das fábricas.
    E provavelmente essa guitarra era do próprio estúdio - o que também é comum até hoje.
    No Brasil da época instrumentos japoneses não eram raros, pois gozavam de menor taxa de importação vía acordos comercia


    valeu cara
    procurei bastante aqui e a mais parecida que achei foi uma Matsumoko que tem o corpo parecido, mas até hoje não vi nenhuma semi acustica com escala clara
    deve ser uma guitarra raríssima mesmo. valeu!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Flip141
    Não é "raríssima" não... Apenas incomum.
    Aqui mesmo no Brasil a Snake e a Finch fabricaram baixos e guitarras semi-acústicos nos anos 70 e 80 com escala clara (pau-marfim no caso).
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Então, por essa escala clara, até pensei num Snake, já que nunca vi Gibson ou Gretch assim.

    A Snake chegou a fazer umas semi bem honestas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Lelo Mig
    Si, eram honestas mesmo...
    O 1º baixo que fiz na vida, ainda no início dos anos 80, e sob supervisão de meu falecido avô, tinha um braço Snake muito bom. Me arrependo até hoje de te-lo vendido...
    Eu tenho um "sgzinho" (baixo) que fiz "de bobeira" e está na casa dos meus velinhos no alto da Serra, cujo braço é claro com marcações quadradas pretas.
    Gibson e Gretsch, salvo desconhecimento meu, nunca fizeram guitarras semi-acústicas ou semi-sólidas com escala clara. Já no Japão...
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Pois é... ,to achando que essa guita do Raul é uma Snake.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Lelo Mig
    Não é não. O design do corpo das Snakes era diferente, e essa é claramente uma cópia de 335.
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Lelo Mig
    Não é não. O design do corpo das Snakes era diferente, e essa é claramente uma cópia de 335.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # mar/20
    · votar


    Não sei qual é a guitarra. Mas, vou postar a imagem dela pra efeito de colaboração.


    por quem os sinos dobram - capa do disco

    6Strings
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Fui pesquisar a capa do disco no google para lembrar como era a tal guitarra e descobri que "Por quem os sinos dobram" é um livro de 1940.

    Curto muito Raul, deu até vontade de ler o livro. Alguém aí já leu?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/20
    · votar


    6Strings

    Li um terço deste livro quando estava na escola, achei muito chato, lento.
    Prefiro a música mesmo rs

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    6Strings

    Não li, mas é um clássico de Ernest Hemingway, considerado uma de suas melhores obras.

    Têm um filme, de 1943, de baseado na obra e com o mesmo nome.
    "For Whom The Bell Tolls", do Metallica, no álbum Ride the Lightning, também é inspirada no livro.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/20
    · votar


    Lelo Mig

    Soube do filme, mas nunca assisti. Vou procurar.

    6Strings
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    Baixei o livro em PDF, para ver se crio coragem na quarentena.

    Se alguém estiver interessado é grátis:

    Por quem os sinos dobram - PDF

    Buja
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    A tradução desse livro ficou bem atual neh!

    "...era um estardalhaço de bangue-bangue-bangue de tiros da submetralhadora da cavalaria, e mais um e mais outro, e mais outro...
    É o caralho do Robert Jordan
    — E o que foi isto agora? — perguntou Agostín. — Que porra é esta, cacete?
    ...."


    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/20
    · votar




    Ismah
    Veterano
    # mar/20
    · votar


    Lelo Mig
    Estas guitarras citadas são bem anteriores.

    Talvez não! Sabe bem que não é incomum instrumento BOM, trocar de mão dentre os músicos...
    Apenas citei como curiosidade, já que o Nova é vivo até o presente post...

    Flip141

    Só hoje tive tempo para dedicar a causa...

    até hoje não vi nenhuma semi acustica com escala clara

    Então...
    Praticamente TODAS as Fender Stacaster que vi, tem escala de maple, com marcação de bolinhas... Isso é o registro da marca...

    Existem Starcaster pretas, com os cotornos dos F holes brancos, escala clara mas não com marcação quadrada... E é isso que é interessante.

    A Vox Bobcat, também tem semelhanças, mas não tem a escala clara e não tem a chave no alto. Isso é coisa de Gibson, Epi's, Gretsch...

    Isso pode reforçar a tese, de que era uma japa... As coisas produzidas lá no pós-guerra, foram híbridas de ideias americanas e europeias...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra do Raul Seixas