[Resultado Final] Jam Bluls FCC

Autor Mensagem
LviLasboa
Membro Novato
# fev/20
· votar


BrotherCrow
Valeu, valeu.. Eu fiquei na duvida do harmônico, mas no fim eu curti. Obrigado!

Fernando
Isso, eu baixei a BT no trampo e voltei pra casa ouvindo e pensando no que fazer, o problema foi só fazer kkkk mas eu chego lá! Valeu

Grimc
Antes de mais nada, obrigado por ter feito esse esforço por nós.
Ainda estou me familiarizando em timbrar a guitarra, não conheço muitos efeitos, etc, peguei o Preset da pedaleira e mudei algumas coisas. Mas enfim, obrigado pelo retorno, é importante pra eu me atentar mais nesse detalhe na próxima.

Rachmaninoff
Tô precisando praticar mais em tudo na real KKKKK obrigado pelo feedback. É bom saber que pelo menos estou conseguindo transmitir um mínimo de criatividade ao solar rs

Grimc
Veterano
# fev/20 · Editado por: Grimc
· votar


LviLasboa

Perfeitamente normal. Timbrar guitarra é difícil e vem com o tempo. Quanto mais você fuçar, mais familiarizado com isso você fica. Eu pessoalmente ainda estou aprendendo isso mesmo depois de uns 15 anos tocando kkkkk

O mais legal do seu solo é que você não foi apressado e não tentou tocar mais do que consegue. O que é parte da essência do blues: slow down, hehe

LviLasboa
Membro Novato
# fev/20
· votar


Grimc
Na minha opinião, o melhor jeito de conseguir tocar exatamente o que você tem na sua cabeça, é estudando um pouquinho de harmonia (não precisa ser nada no nível de um maestro) pra entender como as coisas são construídas no braço da guitarra. Os famosos modos gregos, por exemplo, são um bom jeito de começar. Aí você começa a abordar o instrumento de uma forma mais metódica e procedural (desculpe meu linguajar de programador kkkkk), e menos na base de ficar procurando onde estão as notas que você quer tocar.

Obrigado pelo toque, estou fazendo agora um curso pelo Udemy. Foi o que deu pra pagar rs, mas minha pretensão é tocar em casa mesmo, como um hobby pra relaxar, então acho que me um curso Online já me dará alguma luz.
Tô bem no começo ainda, bem iniciante. Nunca havia estudado, o pouco que sabia tocar foi de aprender com revista de banca com um violão velho (pintado de Verde com tinta óleo) que meu pai tinha hehehe.

Mas receber os comentários de vocÊs com certeza dará um gás pra eu seguir em frente.

EduJazz
Veterano
# fev/20
· votar


BrotherCrow

Valeu pelas palavras, amigo! Você é um grande músico, então quer dizer muita coisa.

Fernando

Muito obrigado!

Grimc

Obrigado pelos elogios. Esse solo até que eu improvisei menos, tentei seguir uma linha pré concebida... que bom que gostou!

Rachmaninoff

No fim também achei mais baixo do que deveria... concordo contigo. Sobre os elogios, agradeço demais!

LviLasboa

Valeu, amigo!

K2_Loureiro
Veterano
# fev/20
· votar


Rachmaninoff
Obrigado pelo feedback! Realmente, estou sem praticar e ficou meio quadrado msm. Mas não queria deixar de prestigiar. Quem sabe da próxima sai um pouco melhor hehe

LviLasboa
Obrigado! Seu solo ficou muito bom!

Delson
Veterano
# fev/20
· votar


Grimc [0:00 - 0:43]
Tmbrão psicodélico. Gostei muito da melodia. Senti falta de um fone pra ouvir melhor.

Mateus54321 [0:44 - 1:27]
Gostei da melodia também. O timbre ficou interessante demais.

Delson [1:28 - 2:10]
Guitarra Waldman GHO-140 com captadores Entwistle HV58, plugada na GT-100. A segunda parte ficou realmente muito ruim, kkkkkk

MatheusMX [2:11 - 2:54]
Esse timbre de single coil realmente me fascina, mas eu não tenho a mão pra tocar em stratocaster. Fraseado muito bacana.

_JCM_ [2:55 - 3:37]
Fez jus ao nick, com um drive à la Marshall, kkkk. Gostei das ideias.

Fernando [3:38 - 4:21]
Timbre e ideias muito boas, muito bem colocadas.

krixzy [4:22 - 5:05]
O timbre me agradou muito, mas eu acho que você poderia ter explorado mais a melodia.

Del Rei [5:06 - 5:49]
Timbre muito bom, e ideias bem condizentes com a BT

kyoon [ 5:50 - 6:32]
Mais uma vez o single coil me fascinando. Melodia bastante suave, com boas respirações.

Fillipo14 [6:33 - 7:15]
O timbre me lembrou os anos 80 (aaahhh saudade). Bela melodia.

M]@a.[K]!ller [7:16 - 7:59]
Timbre bem molhado, diferente. Casou muito bem com a sua melodia.

jps01 [8:00 - 8:43]
Que vibe, meu caro! Gostei demais!

LviLasboa [8:44 - 9:26]
O timbre poderia ter um pouco menos de ganho e agudos. A execução ficou muito boa, com bends na medida.

EduJazz [9:27 - 10:10]
Gostei do timbre. Parece que está do outro lado da sala. Muito bom. E ideias muito boas também.

Maycão [10:11 - 10:54]
Gostei das suas ideias, cara! Eu me atrapalharia todo pra fazer algo assim, kkkk

BrotherCrow [10:55 - 11:37]
Timbrão clássico com execução muito bacana.

Rochaff [11:38 - 12:21]
Bluesão nervoso, bel[issima execução

Jabijirous [12:22 - 13:05]
Que massa, cara! Melodia muito boa e muito bem executada.

JJJ [13:06 - 13:48]
Melodia muito bacana, JoJo! Eu gostei muito do timbre. Foi uma tele?

Rachmaninoff [13:49 - 14:31]
Bends e vibratos na medida, com uma pitada de virtuose. Bacana demais esse final!

Slegin [14:32 - 15:15]
Que jogada foi essa? Que massa!

queiroz.87 [15:16 - 15:59]
O timbre não me agradou muito, mas a execução foi muito boa mesmo, com as notas na hora certinha!

victormds [16:00 - 16:43]
Rapaz, que voz maneira essa sua! Casou certinho com o seu solo.

SteveRayMorse [16:44 - 17:30]
Jazz misturado com Blues acabou dando certo!

Isso aí, moçada! Obrigado por tudo e desculpa qualquer coisa, kkkk

victormds
Membro Novato
# fev/20 · Editado por: victormds
· votar


Agradeço demais, de verdade mesmo, pela organização dessa jam. Espero que tenhamos mais em breve! Precisava dessa pra tirar a poeira dos equipamentos

BrotherCrow
Fernando
sandroguiraldo
Rachmaninoff
LviLasboa
Delson

Valeu pessoal!

Grimc
Eu também não esperava o vocal, foi surpresa pra mim também haha. Na hora acabou minha criatividade na guitarra e, pra não perder o bonde, inventei essa letra

Obrigado!!! Preciso desses eventos pra mixar melhor também. Normalmente fico com uma baita fadiga auditiva e perco noção do volume. Com o tempo, aprendi a reduzir pelo menos uns 20% do volume que coloco (e às vezes efeitos).

Concordo plenamente com o Rachmaninoff, usei reverb no pedal e já tava de bom tamanho. Depois fiz barbeiragem no EQ e joguei mais reverb por cima (matando algumas frequências de vez)

Me sinto obrigado a comentar um por um, mas vou escrevendo com calma - é muito solo!!!

Grimc
Veterano
# fev/20
· votar


Senti falta de um fone pra ouvir melhor.

Bom, eu gravei com um fone de celular genérico da samsung, então somos 2 kkkkkkkkkkk

Rachmaninoff
Veterano
# fev/20
· votar


Delson
Senti falta de um fone pra ouvir melhor.

Grimc
eu gravei com um fone de celular genérico da samsung, então somos 2


Olha só, dica pra vocês dois: fazer mixagem com fone de ouvido esculhamba a ambiência e os reverbs na cabeça da gente. Isto acontece porque você passa a escutar o reverb exatamente meio a meio em cada ouvido, enquanto que em caixas de som você ouve ambos nos dois ouvidos, que é o natural. Por isso, ideal é ajustar os reverbs em caixas de som.

Del-Rei
Veterano
# fev/20 · Editado por: Del-Rei
· votar


Grimc [0:00 - 0:43]
Nosso grande DJ! Gostei do solo, cara. Bem melódico. Eu acho que só mudaria um pouco o timbre, achei levemente fechado, mas aí é bem pessoal, não sei se foi intencional. Rolou um vibrato legal, heim.

Mateus54321 [0:44 - 1:27]
Legal, cara. Frases bacanas. Timbre bem legal, parece que ficou meio distante. Foi intencional? Gravou direto no PC ou microfonou o amp?

Delson [1:28 - 2:10]
A parte que mais gostei foi do timbre. Algumas notas na “trave”, as no geral foi bem dentro da proposta do blues. Parabéns, cara!

MatheusMX [2:11 - 2:54]
Legal a divisão dos timbres. Rolou violão no início? Os fraseados pareceram bem melódicos, tudo na medida. Gostei bastante da segunda parte. Foi uma Strato?

_JCM_ [2:55 - 3:37]
Adorei as frases, cara. Excelentes passagens. O timbre também gostei, mas achei que em alguns momentos sobrou drive. Mas é questão de gosto, não tira o mérito do excelente solo. Parabéns.

Fernando [3:38 - 4:21]
Olha o cara das ambiências! Pra variar, excelente som. Notei uma mudança de timbre na segunda parte e teve um “quê” de agressividade, que ficou na medida. Usou o que pra gravar, Fernando?

krixzy [4:22 - 5:05]
Gostei da ideia geral do solo, embora tenha achando que algumas notas foram “quase” lá. Rolaram umas partes mais agressivas, com bends nervosos. Gostei!

Del Rei [5:06 - 5:49]
É… Foi o que deu pra fazer…

kyoon [ 5:50 - 6:32]
Cara, imagino você fazendo esse solo ao vivo num show, naquele feeling, de olhos fechados e curtindo a vibe. Gostei bastante.

Fillipo14 [6:33 - 7:15
Excelentes notas, cara. Gostei muito. O volume do solo podia estar levemente mais alto, mas não comprometeu. Meus parabéns!

M]@a.[K]!ller [7:16 - 7:59]
Não economizou na ambiência. Ficou bem estilizado, notas excelentes. Curti bastante, especialmente a primeira parte. Talvez eu descansasse um pouco mais na segunda parte, com um pouco menos de notas.

jps01 [8:00 - 8:43]
Muito bom, cara. Dá pra ver que você entende da coisa. Pareceu bem à vontade, e nos “runs” ficou nítida a intimidade com o instrumento e com o estilo da BT. Parabéns.

LviLasboa [8:44 - 9:26]
Legal, cara. Acho que você separou o solo em duas partes e na segunda rolou uma mudança de timbre. Acho que curti mais o timbre da primeira, embora as frases da segunda me agradaram mais. Parabéns!

EduJazz [9:27 - 10:10]
Com esse nick dá pra ver a essência do cara, rs. Timbrão! Talvez eu aumentasse um pouco mais o volume do solo. Notas muito bem escolhidas, coisa de quem tem intimidade com o estilo e sabe o que está fazendo. Parabéns.

Maycão [10:11 - 10:54]
Outro que sabe o que faz. Vocabulário extremamente vasto e de acordo com o estilo que a BT pede. Timbre e técnicas em dia. O início do solo foi a melhor parte pra mim. Acho que eu só aumentaria o volume do solo um pouco. Parabéns, cara!

BrotherCrow [10:55 - 11:37]
Esse é o BrotherBlues. Está em casa com o estilo, rs. Gostei muito, cara. Licks e passagens muito bem escolhidas. Excelente!

Rochaff [11:38 - 12:21]
Eita, largou o aço em cima dos slow hands, haha. Legal, cara. Dá pra ver que sua vibe é o rock, mas soube preencher a BT sem criar conflito!

Jabijirous [12:22 - 13:05]
Olha o cara! Excelente pegada, timbre e frases. Outro que sabe o que está fazendo. Adorei a segunda pate do teu solo! Parabéns, cara!

JJJ [13:06 - 13:48]
Eita, começou sem timidez, haha. Notei um lance meio country, ou foi só impressão mesmo? Gostei da pegada geral do solo, boas frases, notas de repouso bem escolhidas e o timbre casou bem!

Rachmaninoff [13:49 - 14:31]
Cara, adorei a pegada do rock na BT. Gostei das notas de repouso e dos “runs”. Mostrou que o rock pode ter uma ótima aplicação fora do clichê. Parabéns!

Slegin [14:32 - 15:15]
Bacana, cara. Algumas notas na trave, mas no geral se manteve alto nível no solo. Algumas dobras de guitarra, né?

queiroz.87 [15:16 - 15:59]
Rolou um wah? Gostei da ideia, sobressaiu no meio dos solos, hehe. Também gostei da escolha das notas, mostrou que poucas notas podem fazer um excelente solo. Adorei as partes dos vibratos longos…

victormds [16:00 - 16:43]
Hahaha. Porra, excelente. Pra mim, o melhor da Jam. Se eu tivesse uma voz dessa, investiria pesado num álbum. Tem trabalho autoral, cara? A guitarra está bem em dia! Técnica, feeling, pegada, timbre. Lança logo esse álbum aí que eu quero ouvir, haha.

SteveRayMorse [16:44 - 17:30]
Rapaz, você tá blueseiro mesmo, heim!! Essa técnica aí tá apurada, heim! Gostei muito da segunda parte do solo, pareceu bem mais à vontade! Senti uma mudança de timbre e pegada… Ou foi impressão minha?

K2_Loureiro
Inicialmente achei que só fosse a BT, rolou uma demora pra entrar, rsrs. A pegada e a técnica estão em processo de desenvolvimento, e acho que o caminho é esse. Esse ano vai ter muita Jam pra gente treinar, hehe.

Um aceno de longe!!!

Grimc
Veterano
# fev/20
· votar


Olha só, dica pra vocês dois: fazer mixagem com fone de ouvido esculhamba a ambiência e os reverbs na cabeça da gente. Isto acontece porque você passa a escutar o reverb exatamente meio a meio em cada ouvido, enquanto que em caixas de som você ouve ambos nos dois ouvidos, que é o natural. Por isso, ideal é ajustar os reverbs em caixas de som.

Ainda bem que não uso reverb haha. Mas tá pra chegar o meu hi-fi vintage aqui com umas caixas daora e vou dizer adeus aos fones

Del-Rei
Veterano
# fev/20
· votar


Galera, quero dar os parabéns a todos. A jam foi bem alto nível, achei que foi uma das melhores que já participei. Teve até vocal, haha.

Fernando
Obrigado, cara. Usei strato sim, resolvi tirar do case e botar pra funcionar... rsrs.. O jack estava até com um pouco de mau contato, haha. Você não tem mais feito aqueles seus loopings não?

LviLasboa: Agora entendi o pqe do REI no nick Hahahah bão demais

Hahaha. Quase isso! (#sqn rsrsrs).
Obrigado!

Um aceno de longe!!!

mateus54321
Membro Novato
# fev/20
· votar


Grimc
O Fraseado ficou bem interessante, já o timbre achei meio diferente no começo, mas depois fui acostumando.

mateus54321
Gravei usando o celular. A guitarra estava direto no amp no canal limpo. Tive bastante problemas com barulho externo, pq no meu quarto qualquer peido na rua o mic do celular capta. Talvez tenho coloca o solo alguns milisegundos fora do tempo na hora de sincronizar no pc.

Delson
Gostei muito da primeira parte, as frases ficaram muito bem elaboradas, já na segunda, achei que as primeiras e as últimas notas ficaram um pouco estranhas.

MatheusMX
O timbre ficou muito bom, lembrei até um pouco de Crazy do Aerosmith. Mas acho que deve ser pq o tom da BT era o mesmo e a sequencia de acordes e parecida.

_JCM_
Achei todas as frases muito bem executadas e o timbre ficou com um drive na medida pra BT. Muito bom.

Fernando
O uso de ligados a algumas frases meio que desencontradas ficaram muito boas, me lembrou o Derek Trucks, só que sem slide.

krixzy
Tem algumas notas e bends de doer os ouvidos, mas deu pra entender algumas ideias que parecem ter sido bem intencionadas.

Del Rei
O timbre ficou muito bom e a execução também, as frases estão bem elaboradas e executadas.

kyoon
Fraseado bem calmo e minimalista, ficou muito legal e combinou com o timbre limpo.

Fillipo14
Curti tanto o timbre como a execução, bom solo.

M]@a.[K]!ller
Gostei muito da ambiência no timbre, o solo também ficou muito bom.

jps01
O timbre ficou bem gordo e bacana, curti bastante. As frases mais rápidas também se encaixaram muito bem na BT.

LviLasboa
Achei que faltaram alguns ornamentos nas notas longas, elas ficaram bem retas e meio sem sal, já as ideias ficaram até que boas.

EduJazz
O solo ficou muito bem pensado e executado. O timbre também está muito bom.

Maycão
O timbre mais gordo com o drive combinou muito bem e o solo em si também tem ótimas frases e está muito bem executado.

BrotherCrow
O final ficou bem jazz, curti bastante o solo em geral.

Rochaff
Curti bastante o solo, as frases ficaram muito boas mesmo, só achei que tinha agudos demais e isso acabou deixando o timbre meio estranho em relação a BT.

Jabijirous
Gostei muito dessa ideia com um tema que muda algumas notas no final, o timbre ficou bacana também.

JJJ
Todas as ideias ficaram muito boas e agradáveis, o timbre também ficou muito bom.

Rachmaninoff
Timbre e execução ficaram muito bons, soube usar muito bem a técnica.

Slegin
Alguns bends não ficaram afinados e algumas frases um pouco emboladas, mesmo assim, da pra perceber que algumas ideias ficaram legais.

queiroz.87
O uso do wah wah ficou muito bom e encaixou muito bem nas frases e na BT.

victormds
Acho que ninguém esperava parte cantada, ficou muito boa, e o solo depois ficou muito bem executado.

SteveRayMorse
Fraseado muito bom e bem trabalhado, o timbre ficou legal também.

K2_Loureiro
Parece um solo de metal com o andamento mais lento, achei a execução meio chapada e o timbre me parece estranho em comparação com a BT. Mas as ideias até que ficaram interessantes.

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/20
· votar


Rachmaninoff
LviLasboa
Delson
Del-Rei
mateus54321
Obrigado pelos comentários generosos e pelas críticas construtivas. Realmente, o timbre deixou a desejar. Me pareceu ok quando eu estava tocando, mas botando lado a lado com os outros acho que ficou muito agudo, ardido e seco. Usei uma Gibson LP standard com captadores Seymour Duncan Phat Cat P90s, ligada no Guitar Rig 5 com o preset Blues 74 sem tirar nem por... da próxima vez dou uma regulada melhor.
Quando comecei a trabalhar em cima dessa BT, eu estava com umas ideias mais jazz, o que honestamente não é minha praia (pra ouvir sim! pra tocar nem tanto). Mas como o tema era blues, tentei mesclar o blues mais direto na primeira parte com um toque pseudo-jazz na segunda. Foi o que deu pra fazer!
Parabéns a todos os participantes, foi um prazer tocar e ouvir.

JJJ
Veterano
# fev/20
· votar


Pessoal... na boa... alguém vai ter que bancar o "jurado chato" aqui, né? Então... vamos lá...

Não tá tão bom assim como os comentários - às vezes movidos por um bom sentimento de educação, eu entendo - podem fazer parecer. É mais ou menos como eu falei lá naquele tópico quando discutíamos a volta das jams e eu sugeri uma ideia estapafúrdia de filtragem de solos. Se aquilo fosse posto em prática aqui, dependendo do nível de exigência no ponto de corte, não ia sobrar muita coisa.

Não vou falar um por um, até pra não melindrar ninguém, porque o meu objetivo não é dar uma de "hater", mas realmente tentar ajudar as pessoas que estão começando nisso a entenderem o que é um solo minimamente decente.

"Ah, quem é você pra vir dar lição aqui?!?"

Não é "lição"... só umas dicas simples. Não sou famoso, não sou o mais rápido, nem o mais preparado teoricamente, mas brinco disso há décadas. Se você acha que não devo falar, seja lá por que motivo for, pare de ler, de boa.

Continuou lendo? OK... Antes de seguir, quero agradecer pelos comentários a mim dirigidos. Fiz rapidinho, 2 ou 3 takes, escolhi o mais engraçadinho... Usei uma Squier Affinity com captadores Fender cerâmicos, direto na interface, e Amplitube pra timbrar. O solo foi meio bobinho, não tive tempo de lustrar, nem enfeitar o pavão. Mas foi todo "dentro". E isso, pra mim, é a preocupação número 1 de um solista: não dar bola fora.

Atenção: isso acontece! Todo mundo erra! Mas uma coisa é errar ao vivo, outra é errar numa gravação... Se tem nota fora, grava de novo, né?

"Ah, mas eu não dei nota fora, não! Usei a escala pirocalídia!!!"

É... aí que tá o problema. A BT está num determinado tom, que você encontrou (ou acha que encontrou...), daí você pega em alguma apostila ou vídeo que, pra aquele tom, a escala pirocalídia funciona! Daí, você mete o dedo, sem nem ouvir a harmonia da base, e foda-se o mundo, porque o pirocalídio tem que funcionar ali, bolas!

Pois é... mas tem hora que não funciona. A base muda, a nota não bate com o acorde de fundo, a intenção da harmonia não foi bem compreendida. E, pra piorar, você já tocou aquilo 200 vezes, então o seu ouvido já entrou naquela fase que chamamos de "fadiga auditiva". Então, por mais que uma frase esteja GRITANDO no seu ouvido que tem nota fora ali... você não tem como perceber!

Então, qual a solução?

Grave seu solo e vá fazer outra coisa. Esqueça! No dia seguinte, pegue a gravação, coloque o volume do solo um pouco mais baixo, pra base aparecer. E ouça tranquilo, como se fosse outra pessoa tocando. Provavelmente, com seu ouvido descansado e a harmonia sobressaindo mais, você vai perceber que alguma coisa ali não bate.

Outro problema é o bend semitonado... Esse é mais fácil de perceber e consertar: se o bend "não chegou lá", refaça. Simples assim.

Quanto a timbre... isso é pessoal e gosto não se discute. Mas tem uns aí que estão bem desagradáveis ao ouvido. Ouvindo em um fone de qualidade razoável já dá pra detectar isso. Baixe o volume do solo, reduza o agudo, reduza a distorção... enfim, tente reduzir o que está deixando o som irritante.

Por fim: quando você não consegue fazer alguma coisa, simplifique. Não consegue fazer sextinas a 900 bpm? Não faça! Parta pra um solo mais simples, mas que você consiga executar com perfeição. Muito melhor um solo simples bem tocado do que um bululu todo errado...

JJJ
Veterano
# fev/20
· votar


Pronto, falei...

EduJazz
Veterano
# fev/20
· votar


Grimc [0:00 - 0:43]

Gostei da modulação... é o que? Vibe? Senti falta de alguma ambiência. Quanto ao fraseado, optou pelo simples, que é o que sempre funciona bem! Gostei do solo.

Mateus54321 [0:44 - 1:27]

Achei que o tempo de algumas das frases iniciais poderia ter sido melhor lapidado. Pareceu um solo totalmente improvisado, e não composto. To certo? Algumas frases me pareceram que saíram mais do seu vocabulário regular do que da BT em si, o que não é necessariamente ruim.

Delson [1:28 - 2:10]

Optou por um timbre clean interessante. Alguns bends me pareceram não tão afinados, mas, numa boa: essa BT não é facil não.

MatheusMX [2:11 - 2:54]

A frase que finalizou a primeira metade do solo ficou muito bonita, assim como a que iniciou a segunda metade. Bom solo, gostei!

_JCM_ [2:55 - 3:37]

Achei o som um pouco "escondido" na mix (ASSIM COMO O MEU KKKK). Frase de 3:01 de extremo bom gosto. Uma notinha me incomodou na segunda metade, mas ótimo solo no geral!

Fernando [3:38 - 4:21]

Gostei mais da segunda metade, mais agressiva! As frases nela casaram mais com o timbre escolhido. Bacana!

krixzy [4:22 - 5:05]

Algumas notas de descanso acabaram "chocando" com a harmonia, mas acho que entendi a ideia em geral. Alguns bends precisam de algum cuidadinho, mas nada que não dê pra lapidar.

Del Rei [5:06 - 5:49]

Uai... cadê o timbre de Les Paul rasgadão? kkkk Mano, gostei muito do solo, o foda dessa BT (e isso vale pra todos), são as notas de descanso... mas acho que vc se saiu muito bem.

kyoon [ 5:50 - 6:32]

Gostei muito do timbre, casou bem. Excelente solo, tudo no lugar. Gostei mesmo.

Fillipo14 [6:33 - 7:15

Bend inicial matador. Gostei do timbre, bem como da escolha das notas. Ótimo solo.

M]@a.[K]!ller [7:16 - 7:59]

Algum exagero na ambiência, a meu sentir. Gostei da ideia geral do solo. Algumas frases deram a impressão de que você não "jogou em casa", no sentido de que não é seu estilo de hábito. To certo ou to chato?

jps01 [8:00 - 8:43]

Gostei muitíssimo do timbre. Frases de muito bom gosto, notas bem escolhidas, tudo na medida, inclusive as frases mais rápidas, muito bem encaixadas. Parabéns.

LviLasboa [8:44 - 9:26]

Você usou algum simulador de cab? Acho que melhoraria bem o timbre. Gostei mais da primeira metade do que da segunda!

EduJazz [9:27 - 10:10]

Basicamente: Gibson Firebird Studio -> Vox AC15C1x -> Sm57 -> Reaper. Usei um reverb que na época era novo pra mim, e depois acabei não curtindo... e de fato o solo poderia ter ficado mais alto. Mas é isso aí.

Pra não falar que sou chato só com os outros: se fosse gravar de novo, teria mais cuidado com o bende de 10:05.

Maycão [10:11 - 10:54]

Assim como eu, poderia ter melhorado um pouco o volume. Mas gostei muito do timbre de strato e do fraseado. Bom uso da alavanca. Só o final que talvez destoou um pouco do restande do solo.

BrotherCrow [10:55 - 11:37]

Eu "arderia" menos o timbre. Mas, quanto à escolha das notas, muito boa!

Rochaff [11:38 - 12:21]

Ao melhor estilo ALF. Não se prendeu à "exigência" da BT, e mandou um solo com a sua cara. Um dos melhores da Jam, se não o melhor.

Jabijirous [12:22 - 13:05]

Aí não vale. Solo de quem conhece. Só nota bonita.

JJJ [13:06 - 13:48]

Outro que sabe bem o que faz. Só nota no lugar, todas bem escolhidas, principalmente as de descanso (calcanhar de aquiles dessa BT).

Rachmaninoff [13:49 - 14:31]

Cara, eu ouvi seu solo algumas vezes pra decidir se tinha gostado ou não desse começo. Decidi que gostei muito kkkkkkkkk. Muito bom no geral, pegada, timbre, frases...

Slegin [14:32 - 15:15]

Ta no caminho! Essa BT é traiçoeira, e isso acabou te pegando em alguns pontos na primeira metade. Que efeito é esse?

queiroz.87 [15:16 - 15:59]

Auto wah? Ta aí uma coisa que eu não esperava. Fraseado muito bom, senti uma referência a Gravity do John Mayer!

victormds [16:00 - 16:43]

Até pulei da cadeira aqui de susto com o vocal! MUITO bom, bem cantado e bem colocado. O solo ta bacana também.

SteveRayMorse [16:44 - 17:30]

Tentou ir pra uma onda mais blues menor no começo, bacana... em geral gostei!

Todos:

Eu achei o nível da jam bastante bom, principalmente por não ser uma BT fácil. Critiquei com honestidade, pois penso que é pra isso que servem as jams.

BrotherCrow
Membro Novato
# fev/20
· votar


JJJ
Falou muita coisa certa aí. Eu mesmo levei a parada mais nas coxas do que devia, até porque gravei na primeira folga que tive, fui um dos primeiros a entregar e fiquei naquela de "será que gravo de novo?".

Mas por outro lado, quando eu escuto uma jam dessas, não julgo como julgaria um solo gravado num disco. Sei que todo mundo vai dar umas tropeçadas. Ouvido também vem com maturidade. Tem coisas que eu gravei anos atrás que só agora percebo que estava desafinado! E ouvi punk o bastante na vida pra saber que às vezes o desafinado é ok.

Concordo com a parada de a gente proteger o sentimento dos outros na hora de criticar, essa filosofia de "everyone's a winner"... e até te falei no outro tópico que eu era a favor de filtrar as participações só pra ver quão bom poderia ficar (o tópico de colaborações é um bom exemplo disso, algumas participações acabam não sendo usadas na mix final).

Mas na prática... o FCC tá nas últimas, essa jam animou a galera, e pra mim isso vale tolerar umas notas fora. O equilíbrio entre as duas coisas é difícil de encontrar. Foda isso.

Grimc
Veterano
# fev/20 · Editado por: Grimc
· votar


Gostei da modulação... é o que? Vibe? Senti falta de alguma ambiência. Quanto ao fraseado, optou pelo simples, que é o que sempre funciona bem! Gostei do solo.

É vibe sim. Eu tenho esse problema crônico de odiar reverb, por isso não uso. Sempre achei incômodo aos meus ouvidos, parece que tou tocando guitarra no banheiro kkkkk

LviLasboa
Membro Novato
# fev/20
· votar


Delson
Obrigado pelo toque, irei focar em timbrar melhor

Del-Rei
Exato, usei dois Presets da pedaleira, alterei um pouco cada (provavelmente caguei nos dois rs) Obrigado pelo feedback.

mateus54321
Valeu pela dica, realmente sou muito falho em manter a nota soando bonito.

EduJazz
Eu usei uma Joyo Gem Box III, peguei 2 presets que já vêm no banco de dados dela e alterei uma coisa ou outra.
Como estou bem no inicio dos estudos, ainda estou aprendendo sobre efeitos, como utilizá-los e combiná-los para que fiquem bons de se ouvir.
Obrigado pelo retorno, aos poucos vou absolvendo as dicas e aprendendo mais

Del-Rei
Veterano
# fev/20
· votar


JJJ
BrotherCrow
As verdades sendo ditas, haha.
Concordo sim.

Em regra, eu sou do tipo que evita fazer críticas, então tento focar nas partes que acho positivas. Claro que teve timbre ruim, nota fora e pegada frouxa. Mas no geral acho que tiveram mais solos bons do que ruins.

JJJ
Uma ideia legal (e perigosa, rs) seria você comandar uma Jam do "Eu não gostei". E cada participante comenta o que não gostou nos solos dos outros, haha.

EduJazz
Uai... cadê o timbre de Les Paul rasgadão?

Hahaha.
Evitei. Não achei que combinaria com a BT.
Valeu pelo elogio, cara! \o/

Um aceno de longe!!!

LviLasboa
Membro Novato
# fev/20
· votar


JJJ
Bom...muita gente realmente enxerga as criticas somente pelo lado negativo da coisa. Mas se tenta absolver algo de positivo, mesmo que seja mínimo com certeza fará uma diferença pra essa pessoa!

Eu por exemplo brinco de tocar violão desde os 7, 8 anos..Mas nunca tive a maturidade/inteligência ou talvez vontade mesmo de me aprofundar nos estudos, por outro lado música é algo muito importante pra mim. Então aos 26 anos eu decidi comprar uma guitarra e assim começar a aprender pra chegar ao menos num nível que ao me escutar tocando eu me sentisse satisfeito. Continuo muito, muito, muito longe disso RS

Mas ao ler um pessoal aqui, dizendo que tive boas ideias, dando dicas do que eu devo fazer pra melhorar me impulsionam a querer cada vez mais me dedicar a aprender!
Porém, é meio hipócrita dizer que receber uma critica totalmente negativa não me deixaria meio pra baixo...Mas prefiro tentar entender e olhar pra um lado que me faça crescer, aprender e corrigir, pra depois sim conseguir elogios!

krixzy
Veterano
# fev/20
· votar


Acho que meu solo ficou fora de tom, eu tava surdo justo do ouvido esquerdo que tem maior percepção de tons musicais quando gravei, por isso acho que não notei o problema na hora :(

Na próxima estarei curado kkk...

Grimc
Veterano
# fev/20 · Editado por: Grimc
· votar


JJJ

Achei justo, tem que criticar sim, é a idéia da jam. Galera de todos os níveis se unindo e buscando evoluir e se inspirar nas idéias e sugestões alheias. Não há evolução se você não percebe seus próprios erros (com ou sem ajuda dos outros).

Acho que quem participa de uma jam dessas (ou publica qualquer contéudo próprio) já tá disposto a dar a cara a tapa (ou pelo menos deveria).

Por exemplo, eu tive bastante dificuldade em mixar a jam e os volumes, principalmente fazer a transição entre cada solo. Acho que em vários pontos da pra perceber a transição, e isso idealmente não era pra acontecer. Tou até um pouco surpreso que ninguém comentou isso.

(Aliás, acredito que se a BT tivesse sido fornecida em um volume menor, ninguém teria precisado ficar mexendo no volume da BT e o processo seria mais fácil pra todos)

MatheusMX
Veterano
# fev/20
· votar


Grimc [0:00 - 0:43]
Gostei do uso do tremolo! Boas pausas, melodia bem agradável, timbre mais quente, bem legal.

Mateus54321 [0:44 - 1:27]
Senti algumas semitonadas, mas tem umas passagens bem interessantes, construção mais ousada. O timbre tá legal, com uma ambiência e tals.

Delson [1:28 - 2:10]
Bonita a linha melódica, combinou com o timbre mais "sweet". Talvez tenha faltado um pouquinho mais de precisão nos bends, mas ficou bem bacana!

MatheusMX [2:11 - 2:54]


_JCM_ [2:55 - 3:37]
Gostei desse timbre com mais médios. Licks bem legais, bom solo!

Fernando [3:38 - 4:21]
Timbrão! Ideias muito bem colocadas, um pouco mais de tensão na sonoridade da segunda parte, e uma ótima pegada. Bem bacana.

krixzy [4:22 - 5:05]
Boa expressão, solo bem carregado, timbre mais quente. Um ajuste alí na precisão dos bends e no timing daria um up!

Del Rei [5:06 - 5:49]
Gostei dos bends e do lick blueseiro. Melodia muito boa, timbre bem coerente, boa execução!

kyoon [ 5:50 - 6:32]
Me identifiquei bastante com seu solo. Poucas notas, bem expressivas, tudo na medida, timbre mais limpo. Curti!

Fillipo14 [6:33 - 7:15]
Timbre mais estalado e com uma pitada a mais de médios. Boa linha melódica, bem legal.

M]@a.[K]!ller [7:16 - 7:59]
Bastante ambiência, talvez um pouco menos desse mais nitidez ao solo. O fraseado é bem contínuo, interessante melodia.

jps01 [8:00 - 8:43]
Timbre bonito, sonoridade com pequenas doses de tensão. Boa execução, timing um pouco ousado, mas no geral ficou bem legal.

LviLasboa [8:44 - 9:26]
Timbre mais agressivo, bastante médios. Boa melodia, bem contido.

EduJazz [9:27 - 10:10]
Ótima construção, bem cadenciado. Pena que ficou com volume mais baixo e com muita ambiência, mas no geral ficou muito bom.

Maycão [10:11 - 10:54]
Timbre bonito. Senti umas influências do Asato. Ótima execução e expressão, curti.

BrotherCrow [10:55 - 11:37]
Boa execução. Timing e fraseado mais ousados, boa variação de notas. Timbre talvez com um pouco de excesso nos médios/agudos, mas no geral ficou bacana.

Rochaff [11:38 - 12:21]
Nítidas influências de metal e hard rock, kkkk. Gostei mais da primeira parte, a segunda deu uma escapada do tema da música, mas no geral ficou legal.

Jabijirous [12:22 - 13:05]
Timbre bem legal. Ótimos licks, algumas doses de tensão, e boa execução.

JJJ [13:06 - 13:48]
Gostei da segunda parte, com menos notas, mais expressão. Boa execução, timbre coerente.

Rachmaninoff [13:49 - 14:31]
Bends e vibratos bem legais, ótima execução. Timbre e licks com influências de metal, algumas passagens bem interessantes.

Slegin [14:32 - 15:15]
Ótimo senso melódico, me lembrou B.B King. Um timbre mais suave e uma trabalhada na execução deixaria esse solo muito bacana.

queiroz.87 [15:16 - 15:59]
Gostei dos licks, me lembrou Gravity do John Mayer. Acho que o timbre poderia ser um pouquinho mais aberto, mas no geral ficou legal.

victormds [16:00 - 16:43]
Voz bem legal, curti a ideia. O solo também ficou bem coerente. Muito bom.

SteveRayMorse [16:44 - 17:30]
Timbre mais quente e puxado nos médio/agudos. Pegada bem firme. Achei o fraseado um pouco out em alguns momentos, mas no geral ficou interessante.

K2_Loureiro
Boa melodia, uma arredondada na execução e um timbre mais suave daria um belo up!

MatheusMX
Veterano
# fev/20 · Editado por: MatheusMX
· votar


BrotherCrow
Belo crunch. Soube respirar. Boas notas de repouso. Palhetada bem estalada na segunda parte, boa dinâmica.

Fernando
Belo fraseado e escolha de notas. A primeira parte é mais calma (me pareceu até um violão às vezes), já na segunda pesou mais na agressividade, bem legal.

Grimc
Timbre strateiro raiz!! Muito gostoso de escutar, e as linhas ficaram ótimas também.

Rachmaninoff
Timbrão, poderia ter deixado o volume mais alto. Frases com muito feeling, curti muito.

LviLasboa
Mano! Que foda, parabéns!! Curti demais, continuaria bebendo o Whisky acima mencionado rs

Delson
Esse timbre de single coil realmente me fascina, mas eu não tenho a mão pra tocar em stratocaster. Fraseado muito bacana.

Del-Rei
Legal a divisão dos timbres. Rolou violão no início? Os fraseados pareceram bem melódicos, tudo na medida. Gostei bastante da segunda parte. Foi uma Strato?

mateus54321
O timbre ficou muito bom, lembrei até um pouco de Crazy do Aerosmith. Mas acho que deve ser pq o tom da BT era o mesmo e a sequencia de acordes e parecida.

EduJazz
A frase que finalizou a primeira metade do solo ficou muito bonita, assim como a que iniciou a segunda metade. Bom solo, gostei!
---

Valeu, galera!
Sobre o timbre, usei somente uma strato com specs bem vintage, captador do braço, e um profile de Fender Reverb 66.
Geralmente o timbre que tiro com esse setup é mais agressivo, mas dada a alta dinâmica dessa guita, ficou bem mais clean na parte que peguei mais leve, por isso deve ter lembrado um violão para alguns, rs.

Grimc
Veterano
# fev/20
· votar


Sobre o timbre, usei somente uma strato com specs bem vintage

Opa, bom saber que eu ainda consigo reconhecer uma strat quando ouço uma hehe

Drinho
Veterano
# fev/20 · Editado por: Drinho
· votar


Seis tão tocando pra caraco véi... parabéns pra todo mundo....

Playback foda também!

E com relação a eventuais falhas que tenham pontuado de tempo, firmeza de nota, afinação e regulagem de timbre relaxem que pra quem tá começando isso é normal, desenvolver percepção e trazer pros dedos pra entregar um som firme com idéias coerentes leva tempo mesmo... continuem estudando, praticando e o mais importante, ouvindo....

nem vou dar opinião um a um porque hoje eu acho isso chato pra caramba, se caso alguém queira, basta pedir que eu falo....

e o simples fato de fazerem uma jam revive este fórum que está cantando pra subir faz tempo...

abraço....

Grimc
Veterano
# fev/20 · Editado por: Grimc
· votar


Galera, sobre a próxima JAM

Tenho 2 idéias possíveis.

Uma seria outra no estilo dessa, com uma BT baladinha simples pra que todo mundo consiga solar confortavelmente em cima

Outra ideia que eu tenho, mas que não vou fazer se acharem besteira, seria uma jam que, ao invés de focar em solos, focasse em riffs. A idéia é ter um (ou mais) groove(s) de batera e um tom (lázão por exemplo), e cada um faz sua riffzera por cima (podendo ou não acrescentar um solo caso queira). Eu pessoalmente sou guitarrista mais de ritmo do que de solo, então adoraria ter minha "classe trabalhadora" representada hehe

JJJ
Veterano
# fev/20
· votar


Drinho

Aqui eu sou o linha dura conservador e você o social-democrata? kkkkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Resultado Final] Jam Bluls FCC