Timbres

    Autor Mensagem
    gunsnzeppelins
    Veterano
    # fev/04


    Aeh, galera eu queria pedir uma ajudinha de vocês. Sempre quando se referem à uma guitarra, por exemplo stratocaster, falam que ela tem um timbre "tal", uma Les Paul tem um timbre "y"... e por aí vai. Eu gostaria que vcs postassem aí os timbres das guitarras que vcs conhecem (o máximo possível). Por exemplo: eu tenho uma Washburn tal, ela tem um som maneiro pra heavy metal... ou eu tenho uma Gibson tal, ela é boa pra caramba, mas não pra blues... etc.
    Ajuda aeh galera. O motivo dessa pesquisa, é que eu tenho uma Gianini Sonic, ela é boazinha, e minha primeira guitarra, foi mais pra mim me "acostumar"... agora eu tô afim de comprar outra, talvez no Mercado Livre. Por exemplo, eu fiquei super interessado numa Fender Squier Stratocaster cor de creme que eu vi lá, ela é boa pra que tipo de música? E as cordas? As cordas podem alterar o som obtido? Quais seriam as cordas boas pra blues, ou pra rock 'n'roll? Ou pra "fritação"? Postem aí galera.
    Valeu, Abs.

    crowley666
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    como diria jack estripador, vamos por partes

    strato tem um som mais agudo, "estalado", enquanto as lespauls, sgs, etc. tem um som mais gordo, grave e "encorpado"

    esses modelos de strato da washburn, ibanez, jackson, com ponte com micro afinação, tem um som mais estalado também

    stratos, são melhores para rock'n'roll, musicas com dist leve

    as cordas enterferem no som da seguinte maneira: quanto mais grossa mais encorpado o som eh, agora a fritação vc tem q escolhe qual vc acha agradavel e usa-la

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Quanto ao timbre é muito difícil falar porque existem inúmeros detalhes que caracterizam isto. A madeira, o captador, o amplificador, as cordas (marcas e bitolas), os cabos, a palheta, enfim, até a pegada são os fatores que influenciam no timbre.

    Você pode tocar jazz numa Jackson Randy Rhoads e Rock com uma Gibson 335.... É logico que alguns guitarristas "definiram" algumas guitarras em seu estilos.

    Esta Fender Squier é muito boa pra qualquer estilo. Mas também tem seus pontos negativos. A ponte não sobe o tom, apenas desce. Isto porque ela não tem uma cavidade na madeira que permita que você puxe para cima a alavanca. Não sei se as novas ainda são assim. Mas em todo caso é só levar pra um luthier e o problema tá resolvido.

    É uma guitarra que vale a pena customizar (trocar peças pra melhorar), se você colocar uns captadores melhores pode até conseguir uma variedade de timbres melhor. Se o seu estilo vai do blues, country´, rock, até o heavy metal, a Fender Squier é uma boa pedida!
    :o)

    gunsnzeppelins
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Valeu...
    E por exemplo, uma Washburn Stratocaster teria um som tal e uma Fender Stratocaster teria outro som tal? Isso varia tmb de marca ou alguma coisa assim?
    Então, pelo que me parece, strato são boas tmb para blues, né?
    E as Les Paul, seriam bom pra que tipo de música? Um rock mais pesado ou algo assim?
    E para metal?
    Existe algo que eu possa fazer, na parte física da guitarra, para melhorar sweeps, arpejos e digitação?
    E quanto a telecaster, blues tmb, né?
    O que me parece então, é que Les Paul seria ideal para hard rock (não é à toa, todos os guitarristas de hard rock usam).
    Me desculpe por tantas perguntas, mas é que eu quero entender melhor esse negócio de quais guitarras boas pra tal música, qual guitarra é assim, qual é assado... etc.
    Valeu mais uma vez...

    gunsnzeppelins
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    E o que seria esse som "estalado", "encorpado"?

    kreutz_guitar
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    eu sugiro vc comprar uma guitarra strato com um captador duplo e dois simples ai vc podera ter uma grande variedade de timbres timbres de blues até metal

    Dragon_Rott
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Uma Whasburn strato jamais será igual a uma Fender Strato, depende de captadores, madeira,.... O som "estalado" é aquele... que fodeira de explicar... tipo a segunda guita de Cocaine, o mais encorpado pega estilo BB King (apesar de ser uma Lucille), depende muito do setup Ampli+Efeitos. Melhor coisa a fazer é ir na loja e tirar os suas próprias conclusões. A telecaster é excelente para Country/Blues, digamos que é mais estalada que a Strato.


    Falow's

    gunsnzeppelins
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    valeu aí galera, continuem postando ...rs...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbres