Alcool Isopropilico

    Autor Mensagem
    Eddye
    Veterano
    # abr/05


    Alguém ai jah usou alcool isopropilico pra limpar as cordas???
    Não estraga as cordas?

    Abraços!

    Martinez
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    pra corda e baxo acho q eh otimo.. kta uma garrafa pet taca as cordas e chacoalha moh tempo dps tira enchuga e poe idnovo.. as cordas ficam com som de novas... mas pra guitarra nao tenho a menor ideia.. nunca pricizei limpar minha corda assim.. apsso soh flanela.. qdo estora alguma a mizinho qse sempre.. eu troco

    Fabianorenno
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    nunca usei

    maggie
    Veterana
    # abr/05
    · votar


    Não sei até que ponto são boas essas receitas pra dar uma renovada nas cordas -- tipo ferver, passar álcool etc.

    A sobrevida da corda que é retirada e recolocada não é grande.

    enigmabox
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: enigmabox
    · votar


    Uso alcool isopropilico para limpar placas eletronicas e equipamentos fotograficos, mas para encordoamentos para guitarra, não sei se serve.....
    Estragar não vai, porque este alcool não contém quase agua, mas depois que a corda oxidou acho que não tem mais jeito, somente trocando.

    angus junior
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bahh
    n sei n...
    apesar q eu tenho q trocar de cordas de 2 em 2 semanas tem vezes
    oxida mto...mais ernie ball pra mim eh a melhor

    nFall
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: nFall
    · votar


    Estou fazendo o teste e ja posso dizer que estou muito satisfeiro. Eu costumo suar muito nas mãos e o acordoamento vai embora muito rápido, nao durava um semana direito e ja ficava preto. Ja fazem duas semanas que estou tratando o acordoamento ( D´dario 0.9 ) com alcool isopropilico. Despejo em um pano tipo "perfex" e passo nas cordas sempre depois de tocar. Tomo cuidado pra nao pegar na escasa nem em outra parte da madeira. Nao sei se aconteceria alguma coisa, mas é por precaução já que o princípio do alcool seria a desidratação. Passo nos captadores tambem, a aparencia melhorou um bocado.

    Eu ja comprei aquele "string cleaner" da planet waves. Acredito que ele siga o mesmo princípio do alcool isopropilico, um produto volátil que limpa e seca as cordas para que nao haja a oxidação. Porem, o alcool isopropilico parece estar dando melhores resultados.

    Vale lembrar que é alcool isopropilico! Alcool comum costuma ter uma porção grande de água.

    Há uma perda de timbre, o que é obvio, mas como ultimamente so estou treinando e nao fazendo shows nao vejo problemas.

    Fica ae a dica.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eddye

    Nossa... quanto absurdo. Hehehehehehehehe... muitas vezes a vontade de postar é maior do que a de ajudar.

    Vamos lá.

    O álcool isopropílico não serve para passar nas cordas, na verdade em cordas deve-se passar apenas um pano, no caso de algodão, uma camiseta velha por exemplo pois flanela deixa fiapos nas cordas.

    O álcool isopropílico serve para limpar as escalas pois ele abre os poros da madeira e retira bem a sujeira mas não é aconselhável usar em exagero. O Edmar Luighi ensina no site dele esses macetes - inclusive há uma solução de limão e óleo para escalas que qualquer um pode fazer em casa.

    Espero ter ajudado.

    Abraço...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Álcool Isopropílico é indicado para a limpeza de potenciômetros, cabeçotes de tape-decks e VCR's.
    Abç

    Henrique S.
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar

    como ultimo recurso serve sim, ele retira toda a ferrugem das cordas agudas, e a sujeira que pode ter nas estrias das cordas encapadas, embora as vezes "mate" o timbre, ele ajuda bastante no quesito tocabilidade, até mais que os Fastfrets da vida.

    sem contar em partes eletricas...

    ah, o uso seguido de oleos na escala, a longo prazo pode causar danos a madeira (qualquer tipo de madeira, incluindo moveis) , então, usar somente de vez em quando, e não a cada troca de corda..

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    como ultimo recurso serve sim, ele retira toda a ferrugem das cordas agudas, e a sujeira que pode ter nas estrias das cordas encapadas, embora as vezes "mate" o timbre

    Mata sempre caro Watson.

    ah, o uso seguido de oleos na escala, a longo prazo pode causar danos a madeira (qualquer tipo de madeira, incluindo moveis) , então, usar somente de vez em quando, e não a cada troca de corda..

    Mas quem disse que é a cada troca de cordas? Nos móveis eu não passo pq altera muito o timbre.

    Abraço...

    Tirorox
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    sempre limpo com alcool, tira toda a craca... nunca deu problema, ahh, tambem uso as vezes pra limpar a guita toda, pois ela n tem verniz, ajuda a tirar todas as marcas e tals... secagem rapida...

    sei lah, sempre uso, nunca tve problemas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alcool Isopropilico