Autor |
Mensagem |
Ze Ricardo Veterano |
# fev/04
Ai eu ou comecandoa improvisar um amigo meu me ddeu uasm dicas e tau no comeco tipo improvisar na sequencia C G, ai eu fico la subindo e descendo escala sempre tipo quando bate o do maior eu tento entrar com do mi sol, quando entra o sol maior eu entro com sol si re, mas ai tem gente que fala que isso e o basico e que tem na area um tau de fraseado quee mais complicado quem pode me falar algo sobre isso e me indicar um livro o u site e tal que faale do assunto
|
Edson Sousa Veterano |
# fev/04
· votar
Livro: Escalas Arpejos e Acordes do Nelson Faria
Livro: A Arte da Improvisação do Nelson Farias vem com um CD tem muitas frases e explicações, entra no site dele
|
Ze Ricardo Veterano |
# fev/04
· votar
blz vou la , mas manda o endereco ai se puder
|
Edson Sousa Veterano |
# fev/04
· votar
http://www.nossamusica.com
|
Edson Sousa Veterano |
# fev/04
· votar
http://guitarmain.com/index.html
|
Alan Matos Veterano |
# fev/04
· votar
Ze Ricardo
Basicamente existem os pensamentos modais e em bloco. O modal, vc vai pensar em modos, ou seja, cada acorde será improvisado com a sua escala, tríade ou tétrade correspondente. Em bloco vc vai pegar as cadências e improvisar em um pensamento apenas. No caso de C,G vc pode pensar por exemplo que C é o 1º e G o 2º. Se fosse o caso de ser um Sol menor, não poderia pensar assim porque Sol menor não faz parte do campo harmônico de C.
O legal em improvisação realmente não é ficar subindo e descendo escala. Vou te dizer algumas coisas que eu acho legal e aí vc treina em cima da harmônia e começa a criar as frases.
- Tríades
- Tétrades
- Solar por intervalos, tipo T e 3ª, T e 7ª.
- Padrões melódicos
- Cromatismo ( cuidado com as notas de repouso )
- Pedal Point
- Fragmentos de escalas
- Oitavas
Tudo isso faz com que seu improviso não fique aquela repetição. Uma coisa legal em improvisar é que vc pode arriscar, não há uma regra.
Alan Matos
|
nothing else matters Veterano |
# fev/04
· votar
Edson Sousa
Edson Sousa
eh proibido botar site "juuntu" aki dentro du forum....bote separado q nunca vai dah proprlema
|
LeandroP Moderador |
# fev/04
· votar
Ze Ricardo
As notas das tríades é o mais lógico a se pensar e resolver. É um bom caminho, mas depois da tríades surgem as tétrades que lhe dá mais opções de resolver um fraseado.
Um exemplo em uma passagem de um A7 para um Dm. Neste caso o A7 (que serve de preparação para o Dm) tem duas notas característica que é a b13 (F) e a 3ª maior (C#).
A b13 é a terça menor de Dm, enquanto a C# é a 7ª maior do acorde Dm, e sugere a escala menor harmônica (de ré).
Isto foi só um exemplo dado às tétrades. Outro lance interessante é a aproximação cromática que com muito bom gosto pode fazer você delirar.
|