Dúvidas sobre o método de aprendizado

    Autor Mensagem
    Jazzy Cat
    Membro Novato
    # out/19


    Olá, me chamo Bruno estudo guitarra, violino e um pouco de canto e tenho uma dúvida frustrante.
    Eu estou lendo Fretboard Logic II, um livro que explica bastante sobre o método CAGED (que conheci por uma entrevista que o Mateus Asato deu), mas são tantas marcações, tantas escalas, tantos padrões que eu não sinto vontade de estudar porque não vejo como posso decorar isso de forma definitiva (tipo o esforço para andar de bicicleta, uma vez conseguido jamais se esquece).
    Eu não sou um completo iniciante, tive 1 ano de violão popular e 1 ano de erudito, mas esqueci quase tudo do popular e esqueci um pouco mais da metade do erudito, o que sobrou são fragmentos.

    Em resumo, como se aprende permanentemente as bases da guitarra, o conhecimento do braço? (não procuro método mágico, mas quero ser capaz de saber que não vou esquecer o que me esforcei para aprender).

    LeandroP
    Moderador
    # out/19
    · votar


    Jazzy Cat

    O CAGED é o método mágico.

    Decorando as 5 formas, é o primeiro passo pra aplicação em diversos acordes e escalas. É lógico que tudo tem o seu tempo certo, por isso eu recomendo que a sua atenção nesta etapa esteja voltada aos desenhos das tríades (acordes) maiores, menores, diminutas e aumentadas. Observar também a disposição dos intervalos (tônica, terça e quinta) nessas tríades. Isso é estudo pra bastante tempo, associado a escolha de um bom repertório, o que deixa o estudo mais atraente.

    Schelb
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Vou começar o texto falando o óbvio, mas depois te respondo: seria bom você procurar um professor. Isso porque não só ele te direcionaria nisso aí, como também ia impedir de vc criar vícios na sua forma de tocar, que podem ser difíceis de corrigir depois. Fora que te deixa muito mais estimulado.

    Outro ponto é que você já começou mais de um estudo e deixou pela metade, e está aí se cobrando de aprender um monte de coisa de uma vez, ficando perdido antes mesmo de começar ... talvez sua forma de abordar estes estudos não esteja sendo muito motivadora ... Parece muita cobrança, talvez fosse melhor se fosse mais leve e divertido. Enfim, é só um palpite.

    Seguindo com a resposta...
    Olha, música realmente tem uma quantidade muito grande de coisas pra decorar. Mas como elas estão todas ligadas de alguma forma, conforme vc vai aprendendo, vai ficando mais fácil de seguir pro próximo conteúdo. Não tem um método certo, mas, se quiser começar pelo CAGED, é um bom lugar. A partir dele você pode seguir pras tríades que os próprios acordes formam, como o LeandroP disse, das tríades você aprende as tétrades (aumenta 1 nota), daí você decora as pentatônicas (mais 1 nota), e daí faltam só duas notas pra fechar as escalas maiores e menores naturais. É um caminho muito bom que ajuda a ter visão dos intervalos e das relações entre essas coisas tds.
    Eu, quando comecei a prender fiz bem diferente. Comecei só tirando músicas e treinando exercícios de técnica. Só depois fui aprender teoria de guitarra, e ainda assim pulei essa parte toda, porque achava muito chato estudar tríades. Então eu fui logo pra decorar o formato das escalas maior e menor (tem o mesmo formato) e ficava subindo e descendo o braço em cada um dos desenhos até decorar (oq já era exercício de técnica e me agradou mais). Tem várias formas diferentes de fazer isso, mas depois de estar bem familiarizado, te recomendaria a procurar no youtube como treinar usando o ciclo de quintas. Depois acabei voltando pra estudar o resto. Você pode começar direto da pentatônica também, que é fácil de decorar e te permite brincar um pouco de blues ou rock n' roll.
    Independente de por onde começar, foca naquilo até decorar, pratica fazendo padrões melódicos (da uma pesquisada nisso, mas um exemplo é andar duas notas pra frente e uma pra trás, seguidas vezes até o final do desenho), e depois vai de coisa em coisa percebendo as relações. Vc vai ver que não é tão difícil assim.
    Fica também a dica que não é necessário (embora muitíssimo importante) aprender essas escalas todas pra tocar guitarra. Você pode fazer como eu e pegar umas músicas em tablatura e aprender a tocar. A melhor forma talvez seja você começar por onde te atrair mais, e ir mesclando aos poucos os estudos que não são tão atraentes, de forma a não ficar massante. Aos poucos você vai dominando as coisas porque um estudo puxa o outro.

    Jazzy Cat
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Schelb

    Eu até sei bastante de teoria de acordes (apesar de estar com a memória de um velho) e estudo partituras de guitarra pois acho que me será muito útil.
    Creio que entendi que o método é a famosa repetição asiática, tocar repetidamente, gastar tempo nas bases até não sair da cabeça.
    Eu ainda possuo uma carta da manga que é o uso do lado direito do cérebro sem que o esquerdo atrapalhe, uma técnica de desenho que estou aprendendo, mas serve para qualquer arte. Espero conseguir bons resultados.

    Obrigado aos dois, Schelb e LeandroP.

    Curly
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Jazzy Cat

    Olha, o CAGED é só forma de aprendizado que permite que vc toque escalas e acordes em todas as regiões do braço, quanto mais coisas desse tipo vc souber, melhor, tem que cuidar apenas para não ficar preso a padrões geométricos.

    Acontece que essa não é a única forma de estudo para dominar o braço do instrumento, se vc estudar o campo harmônico e aprender a visualizar os modos gregos em sequência vc consegue tocar no braço inteiro, mas isso também exige decorar o padrão de cada modo...

    Existe sim um método mágico que permite vc tocar a escala pentatônica pelo braço todo em qualquer tom, vc visualiza a pentatônica em trechos de duas cordas e identifica 4 padrões (quadradro, retângulo, trapézio e trapézio invertido), esses padrões se repetem na mesma sequência, na horizontal e na vertical.

    Siruiz
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Quando comecei a estudar violão já sabia ler partitura, creio que meu avanço mais rápido foi com o método do Henrique Pinto, vol I.

    Se este método está te incomodando muito você pode procurar outro que te agrade mais, eventualmente voltar a este no futuro.

    TendTudo
    Membro Novato
    # out/19
    · votar


    Schelb
    A sagacidade da tablatura é contextualizar os licks
    Sei la guitar pro é legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre o método de aprendizado