Afinação em Quintas (AFT - All Fifths Tuning)

    Autor Mensagem
    RevanNLD
    Membro Novato
    # out/19 · Editado por: RevanNLD


    Boa noite, rapaziada!! Estou fazendo progresso nos meus estudos e fiquei muito interessado ao conhecer algumas afinações em quintas como as All Fifths (AFT)/Perfect Fifths e a New Standard Tuning (NST) que o Robert Fripp - guitarrista do King Crimson (ele é o King Crimson kkk) criou (que é basicamente uma afinação em quintas a partir de C na mais grave só que com uma high G em vez de uma high B na primeira corda/mais fina. A corda high B chega a ser tão absurdamente aguda e fina que ela estoura em pouquíssimo tempo, não sustenta afinação e é difícil de achar).

    Afinações em quintas tornam muito mais intuitiva a exploração do braço do instrumento já que seguem a ordem lógica do círculo das quintas, torna-se supostamente muito mais fácil pra tocar pela partitura, além de aumentar a amplitude de notas que você pode tocar (mais graves e mais agudas) e tornar mais fácil tocar peças clássicas originalmente compostas pra instrumentos da família do violino, já que esses são afinados em quintas. Ela é bastante usada por alguns guitarristas de jazz mais experimentalistas mundo afora e alguns violinistas clássicos. Como extra pra quem curte tocar mais metal e rock, dá pra fazer power chords com um som dedo no braço inteiro usando essa afinação, além de tornar mais fácil tocar umas peças do Paganini e umas doideiras do Malmsteen já que o Paganini era violinista e o Malmsteen pega um pouco dessa tradição.

    Por todos esses motivos, estava querendo começar o quanto antes a usar essa afinação, só que o foda é que no nosso Brasilzão varonil daqui não há fabricantes de cordas customizadas como lá pra conseguir cordas como uma high B ou afinar em G (G D A E B F#) com uma low G com espessura de baixo mas feita pra guitarra. Sendo assim, e percebendo que estou achando bem difícil achar packs de cordas pra uma guita de 7 cordas (aí eu usaria a low C dela), pensei em talvez comprar um pack de cordas pra violão 12 cordas de aço e usar a high G das quartas cordas dele na guitarra, afinar em Ab (Ab Eb Bb F C G) e usar uma low A (terceira corda) de baixo afinada um semitom acima, assim com a high G e com a low A (afinada Ab) eu manteria uma ótima amplitude, podendo tocar desde baixos bem graves até notas bem agudas. Será que isso poderia trazer algum dano para a a estrutura da guitarra (tenho uma Telecaster chinesa comprada numa promoção fazem uns bons anos, sou mais violonista que guitarrista kkk), seria necessária alguma modificação (principalmente à pestana talvez) ou seria melhor procurar cordas especificamente feitas pra esses tipos de afinações (inexistentes no Brasil)? Algum luthier na área aí?

    Aqui alguns vídeos de uns caras bem cabulosos usando essas afinações:








    Agradeço desde já, tenham uma ótima noite!!

    Curly
    Veterano
    # out/19
    · votar


    Essa proposta do Fripp é muito interessante, assim como afinar em quartas, método usado pelo Stanley Jordan, com certeza resolve muitos problemas e cria tantos outros, como acontece em qualquer afinação alternativa, acho que isso é interessante para quem é muito avançado, trabalha com composições próprias e quer explorar sonoridades diferentes, para quem toca coisas mais tradicionais como standards, covers, etc acho que vai mais complicar do que facilitar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinação em Quintas (AFT - All Fifths Tuning)