Drop C - Bordão não afina direito

    Autor Mensagem
    sliderX
    Veterano
    # mai/19


    E aí pessoal do Drop. Estou enfrentando um problemas e não achei nos tópicos relacionados. Quem sabe podem me ajudar:

    Tenho uma Schecter modelo Avanger 24 casas com ponte tune - o - matic que separei justamente para afinação em Drop C. O jogo de cordas 0.12 - 0.60 da D'Addario EXL148 específico para Drop C.

    Regulagem do tensor do braço - OK
    Cordas soltas - OK
    8as (casa 12) - OK

    Porém o problema:

    A sexta corda, o C-zão tocando solta e na casa 12 bate em C, porém, nas casas 1,2,3,4,5 vão desafinando até quando começa a chegar na 12 que volta a ficar afinada.

    Aguem poderia ajudar?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    sliderX
    Bem, pode ser muita coisa, inclusive encordoamento velho.
    Porém, uma coisa é certa: essa guitarra foi projetada para afinação padrão (a própria medida da escala demonstra isso), e, ao se colocar uma afinação tão baixa, as cordas ficam excessivamente frouxas e por conseguinte a acuidade da afinação sofrerá, mesmo que vc use um encordoamento dedicado.
    Coloque cordas novas e refaça o ajuste de entonação para essa afinação.
    Se não resolver, procure um luthier qualificado.
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Um problema muito possível, é a baixa tensão das cordas. Com a pressão da mão, ainda que moderada, ela altera a afinação. Não tem muito o que ser feito, a não ser usar cordas mais pesadas...

    Pessoalmente, eu precisei me readaptar na força, tanto para bends como para acordes, depois que passei a usar 011 em Standard D...

    Não fica claro, mas ali seria caso ao meu ver de pelo menos cordas 011, dedicadas para afinação drop - normalmente viria um bordão 012.

    Thyago_Trajano
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Olá! Isso acontece por falta de tensão. Particularmente acho 0.012 pra afinação em C, numa escala de 25.5" leve. O ideal seria você usar 0.013. Se não gosta da corda G encapada (como uma D convencional), tem alguns jogos de 0.013 que possuem ela desencapada, como a SG Andreas Kisser, por exemplo.

    Eu toco em guitarras de 7 cordas, e de 6 afinadas em B. Nas de 6 afinadas em B uso apenas 0.013. Outra coisa que influencia são guitarras com trastes extra jumbo. Numa afinação baixa, e consequentemente, com menos tensão, é comum se colocar mais força do que o necessário.

    Em alguns casos extremos, o seu nut pode estar muito alto, dando essa leve desafinada nas primeiras casa. Porém isso não é comum de acontecer nas Schecters....palavra de quem tem 8 delas....rsrsrs

    abs

    sliderX
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Bem, pode ser muita coisa, inclusive encordoamento velho.
    Porém, uma coisa é certa: essa guitarra foi projetada para afinação padrão (a própria medida da escala demonstra isso), e, ao se colocar uma afinação tão baixa, as cordas ficam excessivamente frouxas e por conseguinte a acuidade da afinação sofrerá, mesmo que vc use um encordoamento dedicado.
    Coloque cordas novas e refaça o ajuste de entonação para essa afinação.
    Se não resolver, procure um luthier qualificado.
    Abç


    Primeiramente obrigado pela resposta.
    Então, se ela foi projetada para isso ou não, é uma informação que eu realmente desconheço. Mas quanto as cordas, estão novas ainda. Menos de uma semana de uso.

    Ismah
    Um problema muito possível, é a baixa tensão das cordas. Com a pressão da mão, ainda que moderada, ela altera a afinação. Não tem muito o que ser feito, a não ser usar cordas mais pesadas...

    Pessoalmente, eu precisei me readaptar na força, tanto para bends como para acordes, depois que passei a usar 011 em Standard D...

    Não fica claro, mas ali seria caso ao meu ver de pelo menos cordas 011, dedicadas para afinação drop - normalmente viria um bordão 012.


    Falei com um amigo baixista que também toca em Drop C que ele teve muita dificuldade pra tirar som no começo justamente por causa da corda vibrar mais e acaba saindo um pouco da região tonal. Daí ele tá pegando bem mais leve também.


    Thyago_Trajano
    Olá! Isso acontece por falta de tensão. Particularmente acho 0.012 pra afinação em C, numa escala de 25.5" leve. O ideal seria você usar 0.013. Se não gosta da corda G encapada (como uma D convencional), tem alguns jogos de 0.013 que possuem ela desencapada, como a SG Andreas Kisser, por exemplo.

    Eu toco em guitarras de 7 cordas, e de 6 afinadas em B. Nas de 6 afinadas em B uso apenas 0.013. Outra coisa que influencia são guitarras com trastes extra jumbo. Numa afinação baixa, e consequentemente, com menos tensão, é comum se colocar mais força do que o necessário.

    Em alguns casos extremos, o seu nut pode estar muito alto, dando essa leve desafinada nas primeiras casa. Porém isso não é comum de acontecer nas Schecters....palavra de quem tem 8 delas....rsrsrs

    abs


    Cara! Depois de todas as tentativas eu cheguei na conclusão que pode ser mesmo o nut. Este foi feito em osso e a 6 corda em C não entra na cavidade do nut, portanto a corda fica um pouco mais alta em relação às outras.

    Será que dando uma lixada com a ferramenta necessária para encaixar a corda inteira dentro do nut poderia resolver?

    Fotos
    Nut
    Guitarra
    Ponte

    Espero que possam me elucidar na busca pela resolução

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    sliderX
    Espero que possam me elucidar na busca pela resolução
    Se houver...
    Abç

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    sliderX
    Espero que possam me elucidar na busca pela resolução
    Se houver...
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    A solução seria retirar os trastes.

    makumbator
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    sliderX

    Não tem como levar em um luthier? Regulagem de nut em relação ao seu encordoamento e afinação é algo possível de ser feito.

    sliderX
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ah, ali em cima ficou confuso. Quis dizer menos de uma semana de uso das cordas.

    Quanto a medida da escala, será que teria que por um braço pra guitarra baritona?

    O que é engraçado é que só a sexta corda está dabdo o problema de afinação.

    sliderX
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    makumbator
    Tem. Mas normalmente eu consigo resolver esses pepinos. Eu não gosto muito de ficar na mão de Luthier. Só em último caso mesmo =/
    Mas tô quase desistindo já rs

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    sliderX
    Quanto a medida da escala, será que teria que por um braço pra guitarra baritona?
    Não, pois o posicionamento da ponte mudaria. Mas uma guitarra dessas seria a solução (escala de 27,5pol.).
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    sliderX

    UM braço com configuração de trastes multi escala também ajudaria. Já toquei em baixo assim e dá muito mais tensão nas cordas graves em afinações ultra baixas sem precisar de um braço mais longo (é como se você tivesse um braço mais longo nas graves e mais curto nas agudas).

    É algo assim (tem pra guitarra também):

    https://www.youtube.com/watch?v=RZy551Y8omA

    sliderX
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    makumbator
    Sim, já vi essas guitarras multi escala. Inclusive tem um vídeo muito bom do Silas Fernandes que explica:




    Mas ainda sigo tentando a solução.

    sliderX
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Detalhe interessante:

    Troquei a sexta corda, que era a unica dando problema por uma de um jogo 0.11, ou seja, troquei a 6a corda de 0.60 pra 0.49. Afina, mas fica estranho porque a 5a corda é .046 e a sexta fica em 0.49 o timbre fica esquisito. Mas resolve a afinação.

    O que será que isso indica?

    LeandroP
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    sliderX

    É uma relação do diâmetro da corda pelo comprimento da escala.

    Ismah
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Pera... Usou uma corda mais fina? Então afinou uma oitava acima?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Drop C - Bordão não afina direito