Mudança de tonalidades das escalas

    Autor Mensagem
    okaraloki
    Membro Novato
    # mai/19


    Recentemente aprendi todos os shapes da escala maior, mas sinto muita dificuldade de visualiza-la no braco da guitarra, por ser muito uma escala mt grande. Em razão disso, não consigo mudar a tonalidade sem ter q voltar ao Jonio. Vcs tem alguma dica ou exercicio para resolver isso?

    Ismah
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Com o perdão da palavra, você decorou os shapes, mas não aprendeu as escalas. O grande macete, é estudar músicas que já contenham essas passagens. É difícil de identificar, e quem vai apontar exemplos para cada caso, é um professor.

    De cabeça, posso citar La grange do ZZ Top, onde o solo é uma terça maior acima da parte cantada.
    Poison do Alice Cooper o refrão é modulado se lembro bem, mas não tenho certeza do solo...
    Soulshine do Allman Bro's e Free Bird do Lynyrd Skynyrd tem apenas modulações, mas também serve de exemplo.

    Drinho
    Veterano
    # mai/19 · Editado por: Drinho
    · votar


    okaraloki

    Se você ainda está patinando para aprender a digitar e decorar a escala maior em todas as regiões do braço do instrumento por que raios tá querendo improvisar em mudança de tonalidade?


    Você está querendo pular etapas e na guitarra não há como pular etapas.

    Coloque um playback de 10 minutos no youtube em C e digite a escala de C no braço inteiro por pelo menos uma semana sobre esse playback para que depois você faça o mesmo com C#, D e por aí vai, se preocupando em decorar, perceber auditivamente, enxergar os intervalos, saber quais são na ponta da lingua e principalmente tocar limpo.

    Não há atalhos.

    okaraloki
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Se você ainda está patinando para aprender a digitar e decorar a escala maior em todas as regiões do braço do instrumento por que raios tá querendo improvisar em mudança de tonalidade?
    Quando fazia aulas com meu professor (agora sou autodidata), aprendi mudanças de tonalidade nos shapes da pentatonica m7 usando uma backing track de harmonia em ciclo de quartas, me ajudou muito a memorizar.
    Consegui fazer as mudanças de tonalidade na escala maior, o meu jeito foi memorizar onde se localiza a tonica em cada shape, agora ela flui melhor.

    Com o perdão da palavra, você decorou os shapes, mas não aprendeu as escalas. O grande macete, é estudar músicas que já contenham essas passagens. É difícil de identificar, e quem vai apontar exemplos para cada caso, é um professor.
    Se você está falando dos modos gregos, eu manjo já que esse bolo de notas nao sao os modos. Eu entendo a origem teórica deles, mas é dificil executar. Recentemente descobri q o lance principal é ressaltar os intervalos diferenciais de cada um deles: no frígio deve-se destacar a 2m, no lídio, 4#, e por aí vai. Mas a coisa fica mt repetitiva...

    Muito obrigado aos dois pelas dicas!

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # mai/19 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    okaraloki

    Olha, acho que o que você precisa em seguida é decorar as notas no braço do instrumento. Existem milhares de dicas espalhadas pela internet afora, mas uma dica que eu achei interessante é do vídeo abaixo.
    E depois ou em paralelo a isso, você precisa entender os intervalos da escala, aquela velha fórmula tom tom semiton...

    Se você sabe as notas do instrumento e sabe os intervalos da escala, você consegue trabalhar no braço inteiro da guitarra sem se preocupar com shapes. E tem uma dica que achei interessante para treino de shapes, também no vídeo abaixo (é para pentatonica, mas a ideia é a mesma).





      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudança de tonalidades das escalas