É normal as cordas relarem nos trastes a partir da casa 11 mais ou menos?

    Autor Mensagem
    Joaofusion
    Membro Novato
    # mai/19


    Quando aperto a corda mais agudas da guitarra na casa 11 e eu olho no braço, eu consigo ver que elas encostam nos outros traste que ficam a frente desta casa, isso é normal? Outra coisa também é que quando estou solando e preciso tocar nessas cordas as vezes ela sai com um chiado, sai um som estranho da corda, sai o som mais meio distorcido sei lá, mas isso é só de vez em quando eu tenho que apertar muito rápido, o que eu devo fazer p isso parar?

    Ismah
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Enquanto não for audível, não há nada errado nas cordas baterem nos outros trastes. Não é o ideal, mas faz parte do som do instrumento.
    No seu caso, já não é normal, pois como relata é audível...
    Possivelmente os trastes até esse ponto já estão desgastados - algo normal, dependendo do tempo de uso do instrumento. Ou o braço está levemente curvado. Ou ainda, os trastes foram ejetados do braço - algo não tão usual, normalmente é um traste ou outro que faz isso.

    Leve para um profissional regular seu instrumento, ele vai saber o que fazer. :)

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Joaofusion

    Seu instrumento está trastejando porque está desregulado. Pode ser regulagem da ponte, do tensor ou problemas nos trastes (necessidade de retífica de trastes ou substituição).

    Leve para um luthier de confiança.

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Joaofusion
    é "normal", sua guitarra está trastejando, leve a um luthier, provavelmente é coisa simples de resolver, é questão de ajuste
    leve a um profissional

    vinibassplayer
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    o problema pode ocorrer de duas formas:
    vc somente aperta a corda e ela já encosta nos trastes da frente, pode ser regulagem da ponte mto baixa.
    vc aperta a corda e ela so encosta nos da frente qdo vc toca e ela vibra, pode ser trastes desnivelados.

    faça o seguinte: tire as cordas, verifique se o braço está totalmente reto. pegue uma régua de aluminio e vá passando sobre os trastes longitudinalmente, e olhando se, quando ela passa, ela encosta em todos os trastes ao msm tempo ou se alguns ficam mais baixos que os outros. isso vai te mostrar se eles estao mto desnivelados ou nao. se estiverem legais, pega aquela chave allen fininha e suba a altura das cordas na ponte, meia volta de cada vez, bem pouco, e vá reafinando e tocando pra ver se o trastejado some sem que as cordas fiquem mto altas. se forem ficando mto altas é pq o braço tá curvado demais ou os trastes estao muuito desnivelados.
    esse é o basico de regulagem inicial. acima disso vc vai precisar de tecnica e ferramentas especificas.

    de qqr forma, se vc nao quiser arriscar ou nao tive certeza, leve num luthier de confiança e peça uma regulagem geral.

    abç

    Joaofusion
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Será que ela pode estar realmente trastejando porque isso só acontece de vez em quando, tem hora que eu aperto nas casas que da o chiado mas o som sai normal, e as vezes da um chiado, quando a guitarra está trastejando isso ocorre também ou não?

    ejames
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Joaofusion
    Será que ela pode estar realmente trastejando porque isso só acontece de vez em quando, tem hora que eu aperto nas casas que da o chiado mas o som sai normal, e as vezes da um chiado, quando a guitarra está trastejando isso ocorre também ou não?

    O motivo de aparecer de vez em quando pode ser em relação ao quanto você está pressionando a corda na escala e a intensidade da palhetada. Quando você toca mais forte a corda vibra mais e, consequentemente, o trastejamento aparecerá mais.

    Instrumentos de escala temperada (aqueles com trastes) funcionam pelo princípio de que o traste delimita a partir de qual ponto ela vai vibrar, assim delimitando a nota. Portanto, o cenário ideal é que ela encoste unicamente no traste que você deseja tocar.

    Mas como na guitarra elétrica muitos músicos desejam a ação o mais baixa possível (altura das cordas com relação a escala), é normal que haja um pouco de contato com os trastes seguintes, desde que não haja interferência notável no som - seja ela perda de sustentação da nota (o som "morrer" antes do normal, devido ao traste interferir na vibração da corda) ou o trastejamento propriamente dito.

    Quando se usa ação muito baixa pode aparecer um certo trastejamento quando se toca com a guitarra desplugada, até aí é de certa forma normal. Mas se interfere na tocabilidade com ela plugada, obviamente algo está errado. As causas podem ser várias - ação baixa demais, tensor desregulado, trastes desnivelados, braço torcido ou erros de construção no instrumento (sendo os dois últimos bem raros, então não se preocupe).

    Como disseram, leve num luthier para uma regulagem geral e explique o que acontece. É um problema comum e muito provavelmente é uma mera questão de regulagem, talvez no máximo exigindo retífica dos trastes.

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    se tem uma coisa que eu odeio escutar é esse som de trastejamento, quando o cara capta som ambiente junto com o video, lol

    Joaofusion
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Uma coisa que esqueci de mencionar antes é que aparentemente esse ruído só ocorre com distorção, mesmo que eu diminua o efeito isso ainda ocorre. Será que pode ser por conta da própria guitarra, porque a guitarra que eu comprei foi bem barata é uma phx, e já venho notando algumas coisas desde a compra dela, então não sei se isso pode ter alguma relação mas se tiver, me avisem por favor.

    ejames
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Joaofusion

    Cara, tudo que podia ser dito já foi falado. Pode sim ter algo errado na regulagem, mas não dá para diagnosticar isso só por essas descrições. Levar num luthier para regulagem geral vai ser muito mais eficiente para sanar essas suas dúvidas.

    Otaniel
    Veterano
    # jun/19 · Editado por: Otaniel
    · votar


    Tenho alguns vídeos ensinando regulagens. Recentemente gravei sobre "Troca de trastes", nivelamento etc... Procure por "ORSan Luthieria"
    Link: https://www.youtube.com/channel/UCmdy_EX56pRZq463kCtPs7w

    Otaniel
    Veterano
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É normal as cordas relarem nos trastes a partir da casa 11 mais ou menos?