Gibson Les Paul com problema?

    Autor Mensagem
    YuriPassos
    Membro Novato
    # 06/mar/19 17:20


    Fala galera, tudo bem? Já pesquisei em vários tópicos mas infelizmente não consegui encontrar a resposta portanto criei um tópico para pedir auxílio de vocês.
    Eu tenho uma Gibson Les Paul LPJ de 2013, comprei ela na loja, novinha com nota fiscal e tudo... ela é original mesmo made in usa.
    Acontece que desde que comprei ela eu notei que ela tinha um certo chiado, incomodava um pouco mas acabei deixando de lado por conta de outros problemas que apareceram nela (cordas arrebentavam MUITO, eram umas 5 cordas aleatórias por semana).
    Depois de levar em 5 luthiers da minha cidade consegui resolver o problema, levantaram um pouco o nut dela e a quebra de cordas parou...
    Fiquei alguns anos sem poder levar ela para fazer regulagens básicas por conta de grana até que ela começou a ficar impossível de tocar, oitavas totalmente desafinadas, a elétrica nunca funcionava direito...
    Até que no início desse ano levei ela em um luthier aqui de porto alegre e pedi para fazer uma regulagem geral. O cara disse que não seria necessário trocar o nut (mesmo ele estando praticamente todo quebrado na região da corda sol), levei fé e deixei assim então... a pessoa que fez a regulagem me entregou a guitarra com ela trastejando da 15 casa pra frente (em TODAS as cordas), fui lá pedir pra ele arrumar e ele só levantou a ponte... acontece que depois de levantar a ponte as oitavas desregularam tudo dnv, não consigo fazer um acorde a partir da 7 casa que sai tudo semitonado, os potênciometros estão dando problema (gostava bastante de usar o efeito "swell"), se tu tenta diminuir um pouco que seja ele corta todo o volume.(tanto no da ponte quanto o do braço), a chave seletora nunca funciona quando mudo para o captador do braço, sempre demora pro som vir... e o que mais tem me preocupado é a chiadeira ABSURDA que fica quando eu tento fazer uma gravação (tanto em estudio, quanto aqui em casa) se ligo o drive fica praticamente impossível de tocar, o chiado prejudica demais... Vocês acham que isso é problema que seria resolvido com a troca da elétrica? Blindagem? Captadores? Por favor alguém me dá uma luz aí, tá bem complicado.
    PS: tenho outras guitarras, incluindo uma stratocaster da squier (série affinity), original e nem tem comparação a quantidade de ruido com a les paul, na strato o ruido é beeem menor...
    Enfim, desculpem pelo textão mas tá complicado aqui hehehe...
    Obrigado!

    Del-Rei
    Veterano
    # 06/mar/19 17:37
    · votar


    YuriPassos
    Cara, é possível que seja original (mas com uma construção capenga, acontece) ou que seja falsa. Comprar em loja não garante autenticidade, a não ser que seja uma revendedora oficial da Gibson. Consulta aí, pra ter certeza.

    Eu já tive "Gibson" chinesa e só ficou boa depois trocar toda a parte elétrica (incluindo captadores), realinhar a escala e trocar os trastes, porque da forma que veio não era possível ajustar oitavas.

    De toda forma, se há essa chiadeira infernal, sugiro trocar a parte elétrica (mantendo os captadores). Tira tudo e refaz. Se você não souber fazer direito, manda pra um luthier.
    Provavelmente o chiado vai sumir ou diminuir bastante.

    Um aceno de longe!!!

    YuriPassos
    Membro Novato
    # 06/mar/19 17:48
    · votar


    [/b]Del-Rei[b]

    Cara, de que forma eu poderia consultar? Tipo eu já olhei o serial dela no site da gibson e bateu direitinho mesmo modelo, especificações e tudo mas realmente não sei de que outra forma eu poderia consultar a autenticidade dela. Mas acredito que essa loja não iria vender um instrumento falsificado pois na época eles sempre trabalhavam com instrumentos de boutique, coisa top de linha... mas vai que eu dei azar né? XD
    Esse lance de não conseguir regular as oitavas tá acontecendo comigo, eu empurrei o carrinho até o limite mas não conseguiu chegar na afinação certa. Será que tenho que fazer esse lance aí de realinhar escala?
    O difícil é que aqui na minha cidade (Porto Alegre - RS) não conheço um luthier que presta, todos que eu fui só enrolaram e fizeram de conta... até se alguém ai do forum souber de algum luthier bom aqui em POA, por favor me avise...

    JJJ
    Veterano
    # 06/mar/19 18:43 · Editado por: JJJ
    · votar


    Quanto ao chiado, tenho um circuito de Gibson aqui (aqueles que vem montados numa placa, original, sem sombra de dúvida) que também gosta de dar um ruído! Verifica o aterramento, vê se tá tudo bem soldado.

    A chave (switch), também Gibson, é pior que 3 da epiphone que tenho aqui. Na verdade, é pior até do que as genéricas retangulares! Penei pra fazer dar contato direito.

    Falta de sorte? Pode acontecer com qualquer marca? Sim, claro. Mas, por via das dúvidas, não pretendo pagar mais o que paguei, por peças dessa marca.

    ejames
    Membro Novato
    # 06/mar/19 21:48
    · votar


    Cara, regulagem básica de Gibson não tem muito segredo, a não ser que você esteja lidando com um instrumento com algum erro de construção.
    O que acontece aí me parece ser um amontoado de erros feitos por esses "luthiers" em cima de possíveis problemas, além de certa negligência da sua parte mesmo.

    A solução mais garantida é simplesmente levar num luthier competente para resolver tudo. Pelo que você disse mora numa capital, então se pesquisar com calma com certeza acha. Por outro lado, muita coisa você pode ao menos diagnosticar com mais exatidão se pesquisar e se informar sobre como teu instrumento funciona.

    MatheusMX
    Veterano
    # 06/mar/19 22:26
    · votar


    Cara, quanto problema!
    Deve estar com o braço empenado ou torcido.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # 07/mar/19 08:05
    · votar


    YuriPassos
    O primeiro passo sobre a parte elétrica, mais especificamente sobre os potênciometros que "somem" o som: passa um limpa contato elétrico (Fospro; não use WD40) joga bastante por cima da haste, por baixo, sem dó.

    Vai girando o pot e jogando, se isso não resolver, fale com um técnico.

    Les Strato
    Veterano
    # 07/mar/19 08:27
    · votar


    YuriPassos

    Cara, que azar com essa guitarra, não sei se te recomendo outro luthier ou um pai de santo...

    Mas, negocio é achar um luthier bom mesmo... ai em POA não conheço ninguém, mas em São Leopoldo (que é perto) tem o Thiago Kamming (procure por kamming luthier), eu nunca fui, mas... ele já atendeu vários amigos meus e sempre foi de boas, ele constrói e também arruma instrumentos, ou seja, não terá problemas em arrumar a parte elétrica da tua.

    No mais, pelo que você falou do NUT rachado ali (e trastejamentos) pode ser que ele já esteja bem desgastado, deixando a altura das cordas muito baixas logo nas primeiras casas. Se estiver quase tocando no primeiro traste (a ponto de não passar nem um cartão de visita) provavelmente terá que trocar.

    lamas92
    Membro Novato
    # 07/mar/19 15:00
    · votar


    YuriPassos
    Uma Gibson original merece um setup profissional, de alguém que entenda o que está fazendo, até pra não desvalorizar seu instrumento...

    Quem talvez conheça alguém de confiança mais próximo pra te recomendar talvez seja o Bertola, no outro tópico...

    Pesquise aí também Renatinho Stauros.
    Boa sorte!

    killeryoda
    Membro
    # 07/mar/19 19:32
    · votar


    a guitarra de um aluno tem o mesmo problema de trastejo, ele levou num luthier pra pegar terça, acho que ainda vou ter que dar uma regulada nela...
    enfim, ele tambem pegou da loja e o que eu vi nela foi:
    Tensor completamente desregulado
    Altura da ponte desregulada
    oitavas desreguladas.
    Geralemnte guitarras desse nivel vem com uma regulagem da fabrica e loja mas talvez não tenham te oferecido o serviço.
    Quanto à parte elétrica eu não sei (mechi em apenas umas 4 gibsons na minha vida toda e nenhuma tinha esses problemas) e pra falar a verdade é algo dificil de imaginar porque hoje em dia até guitarras de 500 reais pra baixo vem com um bom plano de terra, tinta condutiva nas cavidades e captadores com parafina. Seria algo a se olhar na sua guitarra, se nada der certo eu começaria trocando a sua chave seletora (pelo seu relato ela está com mau contato), talvez o problema tenha haver com a retifica dos trastes.
    Reveja o aterramento, se precisar tire a placa do circuito e refaça a elétrica (potenciometros sujos e velhos podem causar esse efeito)
    No caso da gibson eu consideraria uma chave nova e potenciometros novos (alpha talves) e um nut bom (graphtech ou osso)
    Se você não sabe fazer e não tem interesse em aprender passe para um luthier (compre o material e passe para ele, assim fica mais barato)

    NeoRamza
    Veterano
    # 09/mar/19 16:52
    · votar


    Quanto ao chiado, o seu AMP é aterrado? Gibsons não são blindadas, então elas vão chiar se seu amp não tiver aterrado corretamente.

    No mais você precisa de um luthier bom urgente.

    braddock
    Veterano
    # 29/mar/19 17:46
    · votar


    vc tem um multímetro? tem uns bem baratos em casa de construção.

    Faz um teste de continuidade entre qualquer parte da ponte com o fio de aterramento dentro da cavidade. Uma ponta de prova vc coloca no parafuso da corda Mizinha e o outro no fio de aterramento. Vai ter que ouvir um BIP sonoro de continuidade. Se não ouvir, provavelmente está sem contato de aterramento da ponte(cordas) com o terra output.

    geralmente tem um fio que sai de dentro da cavidade da BUCHA do parafuso da corda Mizinha aterrando a guitarra.

    Ramsay
    Veterano
    # 29/mar/19 22:31
    · votar


    O fato é que o autor do tópico sumiu há quase 1 mês e não deu mais satisfação.
    Será que ele resolveu o problema??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gibson Les Paul com problema?