[AJUDA] Qual melhor jeito de configurar uma Les Paul para estudar blues?

    Autor Mensagem
    Belfalas
    Veterano
    # dez/18


    Gente, já aviso que sou mega noob. Essa é a minha primeira guita, então vamos lá:

    Como eu configuro a Les Paul para tirar o melhor som clean, para estudar blues?

    No amp, eu estou deixando 5 bass, 5 mid, 5 treble, está correto?

    A LP são 4 botões + a chave, qual seria o jeito ideal para o que eu quero?

    Estou com dificuldades de acertar, uma hora o grave tá muito avantajado, uma hora o agudo, não estou achando o melhor jeito pra deixar bem clean. Na loja testando o vendedor ajustou pra mim, mas a guita foi testado num Marshal de 5 mil reais. haha

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Belfalas
    Isso não existe jovem...
    Apenas ache o seu som e pronto... Configurações não vem pré-concebidas, e cada ouvido é diferente.
    Abç

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Belfalas
    cara, não existe nenhuma regra
    existem muitas variações no Blues, fora que existe o mais importante, o seu gosto particular

    No amp, eu estou deixando 5 bass, 5 mid, 5 treble, está correto?
    depende cara, soa bem? falta alguma frequencia no seu som? e sobra alguma? o maior "problema" dos equipamentos basicos é que as regulagens da equalização são pouco precisas (por conta de usar potenciômetros de baixa qualidade) e as guitarras tbm soam abafadas, por conta dos captadores e tal, não sei qual o teu equipamento
    A LP são 4 botões + a chave, qual seria o jeito ideal para o que eu quero?
    mais uma vez não existe regra, eu particularmente gosto de usar les paul apenas com o captador da ponte, regulando a distorção pelo knob de volume e trazendo um gravezinho com o knob de tonalidade
    pegue um timbre que goste e use como referencia, quantidade de grave, medio e agudo, a saturação que deseja..
    lembre-se, voce NÃO vai ter aquele timbre, mas vai ter um bom norte de por onde começar

    Belfalas
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Eu acho que o problema é o AMP que é ruim. Testei em um cubo de um amigo e o som clean é outro. Comprei um Destructor 110, usado. Vou pesquisar outros. :/

    Buja
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Belfalas

    Muito do timbre voce pode moldar diretamente nos knobs da sua guitarra.
    Coloque o amp em flat (normalmente todos os controles no meio do caminho) e comece a mexer nos knobs da sua guitarra.

    Eu normalmente faço assim:

    Boto tudo em flat no amp, e coloco o volume da minha guitarra em 50% com os dois captadores ligados e o tone em 100%.

    Se ta com muito grave, diminuo um pouquinho o grave no amp.
    Se ta agudo, diminuo um pouquinho do agudo no amp
    Se ta com muito chunch, abaixo um pouco o ganho.
    Tento fazer um clean com aquela levíssima areinha no fundo.

    A partir dai, consigo qualquer coisa somente ao mexer nos controles da guitarra.
    Se quero um solo, jogo no captador da ponte. Se quero solo com mais chunch, agudo e harmonicos, abro o tone todo.
    Se quero grave, jogo no cap do braço.
    Se quero mais acustico, jogo no braço e fecho o tone quase todo.
    Se quero grave com punch, jogo no meio com tone aberto.

    O resto é na palheta mesmo. A expressividade conta muito no timbre final.
    Palhetada mais macia, mais leve, mais quack quack, ou com mais força firmeza. Isso altera muito o timbre.

    JJJ
    Veterano
    # dez/18
    · votar


    Pega um cara que você goste do som (Clapton, BB King... sei lá, algo blueseiro), bota um som pra tocar e manda ver junto.

    Daí arruma o seu som pra ficar de acordo com o geral. É um começo...

    edalko
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Na loja testando o vendedor ajustou pra mim, mas a guita foi testado num Marshal de 5 mil reais

    Sacana esse vendedor kkkkk
    Mas na verdade, amps com volume baixo tendem a soar mais agudos e a definição sonora vai diminuindo (em regra) conforme a qualidade do produto cai.
    Amps mais caros tendem soar melhores (geralmente).
    Eu só estou com Les Paul e configuro meu som no amp. E não há regra: cada guitarra soa diferente num mesmo amp, e em amplificadores diversos. Portanto, não há uma regra pré-definida. Você tem que ter o TEU som em mente e ir buscando ele quando regula o seu amp.
    Depois que fizer isso, vc pode partir para os controles da guitarra.
    Geralmente os de volume são para atenuar o ganho, se estiver usando distorção, ou simplesmente para baixar o volume.
    Já os de tone EU uso para tirar um pouco daqueles agudos cricri.
    Gosto de um clean um pouco mais estalado no captador do braço, mas isso interfere no captador da ponte que pode soar um pouco mais agudo, de modo que deixo ele com o tone em 75%.

    Mas o sucesso na regulagem vai do teu empenho em dedicar um tempo para encontrar o teu som e buscá-lo em qualquer amp.

    Abraços

    Belfalas
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Quase um mês depois, veio atestar o que falaram:

    Realmente, é um lance pessoal. Eu fui aprendendo a ajustar o amp e a guitarra, brincando com os knobs, com a chave, vendo o que ia rolando e aprendendo o que mais me agradava.

    A palheta foi o que mais me surpreendeu, uma de 1mm para uma 0,7mm tem bastante diferença sendo da mesma marca e material.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [AJUDA] Qual melhor jeito de configurar uma Les Paul para estudar blues?