Massa para corrigir buraco na madeira.

    Autor Mensagem
    AryanMK
    Membro Novato
    # ago/18


    Fala galera, beleza?
    Seguinte, tenho uma SX Les Paul preta que está com dois lascados no tampo.
    Se fosse uma gibson até deixaria assim, mas como é uma guita barata to afim de corrigir esse detalhe com alguma massa e, ao invés de repinta-la, vou aplicar um adesivo vinil sobre todo o tampo dela, já que o restante da pintura esta perfeita.
    minha duvida é, que tipo de massa posso usar para corrigir esse detalhe na madeira? após aplicar a mass, lixar? qual lixa usar? alguém sabe me ajudar?

    JJJ
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    Dependendo do tamanho do buraco e da cor da guitarra... massa de madeira branca comum, ou F12. Coloca, espera secar, lixa, acabamento.

    Sobre o envelopamento com vinil: nunca vi um que ficasse perfeito. E eu mesmo tentei (tenho vídeo no youtube sobre isso). Nas partes retas, ok... quebra o galho, mas nas interseções e em superfícies muito arredondadas ou cheias de reentrâncias, complica.

    AryanMK
    Membro Novato
    # ago/18 · Editado por: AryanMK
    · votar


    Valeeeu pela dica!

    Só mais uma duvida, sabe me diser que lixa usar para lixar o grosso e depois fazer o acabamento?

    Sobre o envelopamento, eu manjo, já trabalhei em comunicação visual. a gente envelopava carros inteiros la, tenho espatula de feltro e soprador. Nas partes curvas e com reentrancias a gente usa o soprador para esquentar o adesivo e torna-lo mais maleável, além disso da pra fazer emendas e esquentar a emenda com o soprador que nem parece que foi emendado.

    Mas de qualquer forma só vou adesivar o tampo dela, que tem um leve abaolado. então é de boa!

    JJJ
    Veterano
    # ago/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    AryanMK

    A lixa sempre começa na numeração mais baixa (que é mais grossa) e segue para as mais finas, em intervalos mais ou menos de 50% a mais, na seguinte. Exemplo: 150, 220, 320...

    Quanto ao vinil: no carro, você pode "esconder" as bordas (por baixo do capô, por exemplo). Num corpo de guitarra não tem onde esconder nada, fica tudo aparente... As bordas, inevitáveis portanto, vão acabar "abrindo" em algum momento. Além disso, no carro creio que as curvas sejam mais suaves. Uma borda de corpo de guitarra é complicado de envelopar... Bom, pelo menos essa foi a minha impressão. Talvez com a sua experiência, você consiga um resultado melhor. Aliás, se você fizer, seria interessante ver fotos ou - melhor ainda - vídeos.

    Mas, realmente, se for só o tampo, acho que pode ser possível (eu queria envelopar por inteiro).

    AryanMK
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    Claro, quando for fazer o procedimento (acredito que semana que vem) eu filme e mando aqui para voce ver como fiz e como ficou!
    Abraço e obrigado pelas dicas!

    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    JJJ
    AryanMK

    Tambem ja trabalhei, ou alias, pego uns bico de vez em quando, com envelopamento e plotagem. Ja envelopei muito uno e geladeira.

    Da pra envelopar guitarra, da sim, porem, so fica legalzinho envelopando ela toda. Se deixar a quininha, com o tempo solta facil.
    O jeito é fazer a emenda atras do corpo, reto, e chegar ela com o soprador quente. Na les paul ainda tem um facilitador que voce pode terminar a emenda na cavidade de tras dos pots. Mas tem que ter a manha na envelopagem pra nao dar bolas, nem dobrinhas, que é um saco.

    Mas envelopar nao é a questão. O problema é a durabilidade que é pouca.
    Como a guitarra voce pega ela toda hora, da palhetada, esfrega o braço dela, esfrega ela na calça, (e tem uns abestados que ainda usam cinto de fivela pra arranhar a cosia mais ainda), a envelopagem nao dura 1 dia.

    Eu penso no envelopamento como um item decorativo, e nao pra manuseio direto. Mas se for cuidadoso, até dura um tempinho bom, tempo de usar até enjoar e depois plotar ela de novo.

    JJJ
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    Buja

    Tem foto?

    Delson
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    AryanMK
    Você disse que o lascado chegou na madeira, então eu iria na dica do JJJ.

    Agora, se foi só na tinta, EU faria o seguinte: arrumava algum corante preto (mais próximo da cor da guitarra), e "pintaria" o lascado com esse corante. Daí viria com uma cola tipo Super Bonder e preencheria, nivelando o buraco e fazendo o papel do verniz. Igual esse vídeo:



    Buja
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    JJJ

    Tenho fotos de carro e geladeira, placa de loja, vitrines, etc.

    Essa é de um carro que plotei uns tempos atras.

    https://scontent.fplu3-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/1972406_63997582937263 2_2083062373_n.jpg?_nc_cat=0&oh=e750f5436da2b0b1dc4b3a90a1f6b50d&oe=5C 0A4A66

    Guitarra nunca plotei. Sei que voce ja plotou, baixo, tentou guitarra tambem.
    So da pra plotar se tiver quinas retas, les paul, telecaster.

    Strato é um pesadelo. Na verdade qualquer coisa cheio de curvas é um porre, e tem vezes que nem da pra fazer sem muitas emendas. Seria como plotar uma esfera. É por isso que so se ve escudos plotados.

    E les paul é um pouco mais facil, se ela tiver binding, pois pode se usar o binding como "desculpa" para nao fazer a curva da quina. Ai é mole. Plotar a frente, plotar a lateral, e o fundo. Tranquilo.

    AryanMK
    Membro Novato
    # 03/set/25 08:12 · Editado por: AryanMK
    · votar


    Um feedback sobre como ficou o evelopamento anos depois:

    Vim aqui no forum hoje buscar ajuda para outra questão e acabei revendo os topicos que criei. Esse em especial me chamou a atenção pois falamos sobre como seria problematico envelopar apenas o tampo da guitarra, pois com o tempo poderia começar a soltar o vinil, principalmentne se deixar quininha.

    Vi que eu não tinha trazido um feedback de como avia ficado então ca estou eu agora 7 anos depois.

    Com um vinil de qualidade e boa tecnica de envelopamento, é assim que a guitarra está hoje , 7 anos depois, sem soltar nenhum cantinho do vinil.

    Acho que vale a pena trazer esse feedback para que outras pessoas que tiverem um problema parecido vejam que da pra resolver dessa forma.

    No meu caso, passei massa para madeira onde havia soltado uma lasca do corpo daguitarra. Aquela massa f12 mesmo, lixei bem, não lembro quais lixas usei mas comecei numa media e parei em uma fininha. E antes de envelopar limpei muito bem a superficie pra melhor aderencia do vinil.
    Depois de envelopar, passei o estilete rente a borda da guitarra e esfreguei com força a espatula de feltro nas quinas no sentido de dentro pra fora, esquentando a borda do vinil com o soprador ao mesmo tempo (mas cuidado pra não esquentar demais e derreter o vinil), pra grudar bem e melhorar o acabamento.

    Se não olhar muito de perto nem parece que é vinil no tampo. Não ficou bolhas e com um vinil de qualidade quase não da pra perceber onde acaba o vinil.

    O vinil tem que ser de qualidade, desses automotivos, que usam pra envelopar carro, e de boa marca. Não da pra usar qualquer adesivo que se compra em papelaria.

    A guitarra fica sempre em um suporte desses tripes no chão, e como a base do suporte é redonda, ela acaba ficando apoiada bem na quina do vinil. Mas mesmo assim, nem ali onde fica encostado, com atrito toda vez que tiro e coloco ela no suporte, o vinil não soltou. Então acho que é uma boa solução pra quem não tem como recorrer a um luthier para pintar a guitarra inteira.

    Buja
    Veterano
    # 03/set/25 11:28
    · votar


    AryanMK

    Excelente, valeu por trazer o feedback.
    Todos os instrumentos que tive, eu sempre quis alterar a cor.
    Não sei pintar, e envelopar, so sabia em carros e espelhos.
    Em guitarras como essa lespaul até conseguiria, mas em strato ou outras do tipo, não acho que eu faria legal nao.

    Com o tempo, descobri empresas que pintam instrumentos, e nessa já pintei 3 baixos.
    Ai sim, fica impecável, não tem do que falar.
    Mas é trampo que demora e não fica barato nao.

    Buja
    Veterano
    # 03/set/25 22:00 · Editado por: Buja
    · votar


    JJJ
    Tem foto?

    Depois de 7 anos kkk
    Bom, nem sei mais do que era o assunto, mas lembrei de uma coisa aqui.

    Comprei um baixo fretless recentemente, que o dono tinha retirado os trastes, mas deixou o acabamento feito, lascado, e com os sulcos/rasgos aparentes.

    Incomodado com isso, pesquisei no youtube e achei a solução ...
    estive vendo seu video (de 11 anos atras), que voce fez seu baixo fretless.

    Bom, fiz o mesmo aqui.

    Em resumo, comprei a massa para calafetar, cor mais escura que tinha.
    pinguei uma gotinha de corante, misturei para ficar homonegeo e pastoso.

    Fui aplicando com a ponta do dedo mesmo.

    Apliquei em toda a escala, e nao somente nos sulcos, porque queria que ficasse bem uniforme. Deixei secar 1 horinha (secou rapido) e dai, lixei com lixa 180 - 600 - 1200.

    Na primeira rodada, não ficou muito bom. Os sulcos pareciam não estar bem preenchidos.

    Apliquei a segunda vez, deixei secar, lixa 180 - 600 - 1200.

    Ja ficou sensacional da segunda vez. Decidi aplicar uma terceira vez somente em alguns pequenos pontos, pricipalmente no final da escala.
    Secar, lixar, lustrar. Ai ficou perfeito.

    Da pra ver que a cor não ficou exata, mas ficou proximo.
    De uma forma que até gostei, porque consigo ver as marcações dos trastes, mas não fica gritante pra quem ve de longe.

    Sobre o toque, ficou praticamente liso. Não sinto nenhuma ondulação nem degrau. Não masca nota nenhuma, "sustain" em todas as cordas e todas as casas. Deu até pra abaixar as cordas no limite nos carrinhos da ponte.

    As fotos falam por si:

    https://photos.app.goo.gl/owpCEvi4L2LsrV2U7

    Agora so ficou mesmo uma vontade:

    Passar um verniz nessa escala para ficar mais espelhada.
    Esse verniz podia até ter um pouco de tingimento, para dar uma escurecida.
    E claro, sem aspecto de gloss molhado.
    So mesmo pra tirar esse opaco que ficou.

    JJJ
    Veterano
    # quinta às 21:53
    · votar


    Buja

    Show. O meu eu passei PU por cima, (muito) depois. Tem vídeo no canal. Ficou lindo - modéstia à parte.

    Buja
    Veterano
    # ontem às 17:32
    · votar


    JJJ

    Vou dar uma olhada....toda vez que limpo a escala, tenho a sensacao de que solta um micro-pó...uma poeirinha leve mesmo

    Acho que precisa selar a madeira

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Massa para corrigir buraco na madeira.