Massa Madeira, o que é?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # jan/06


    Moçada, sei que ñ tem nada haver, mas se eu postar no OT o povo ñ vai responder e vai ficar avacalhando. Então, alguem sabe o que é massa madeira e onde posso encontrar?
    agradecido, []'s

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    [ Jenny naum sei qto, killerman666, Manticore, Ana White, Demigods Curse, nhax, Minow, Semsept, Atoyot, angus junior 2, Coxa, spy2k, TIO_TEDDY, Expertsoad, danielcastelli, Adrianodevil, RahFah, labibo_girl, The Blue Special Guitar, pagode nem morto, adolfo, Snake_sabo, GuilhermeF, Danilo Slash, edu_alenkar, SkidRow_Bass, alexandrememphis, DioH, Aninha_Shady, Jason, francisco2004, anonymous4, Fernando, Thedekai, Fábio Seiji, Sparkle, janick ]
    Bahh, esse tanto de gente on e nada?

    affcl
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    eu não sei oq é!

    Older_Guitar
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Se não me engano essa massa madeira, é aquela massa usada pra tirar imperfeições e encher pequenos buracos da madeira, é como se fosse uma massa corrida mas ela vem em vários tons de madeira mesmo como mogno, etc.
    Eu usei uma vez pra nivelar o tampo de um violão antigo.

    Vende em casa de materiais pra construção.

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Older_Guitar
    Hm
    cara, muito obrigado, pq eu to querendo desfrettar minha guitarra, saca? ai eu vi um tutorial disso que o cara uso massa madeira p cobrir os trastes e fico mto bom. É caro bixo?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    janick
    Por acaso vc está se referindo à F-12???
    E vc acha que todo mundo fica à sua disposição pra tirar só as suas dúvidas???? Lembre-se que o mundo não gira à sua volta, seja um pouco mais humilde.

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Eu n to sendo prepotente nem nada. Só to pedindo que alguem me ajude. Se isso te incomoda, não Hà nada que eu possa fazer. E Lembre-se: só poste se puder ajudar ou enriquecer o tópico. Obrigado!
    Desculpe se fui grosseiro.

    Older_Guitar
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    janick
    Então cara, pra cobrir os trastes é essa massa mesmo q eu t falei.
    Não é muito caro não, deve custar uns R$ 10/12 mais ou menos, e vem bastante na lata dá pra usar na boa e sobra.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    janick
    Se vc acha isso, eu não vi nenhuma ajuda sua nesses seus posts maleducados; se vc fosse mais educado e aguardasse que alguém viesse te ajudar ao invés de ficar dando uma de importante:

    [ Jenny naum sei qto, killerman666, Manticore, Ana White, Demigods Curse, nhax, Minow, Semsept, Atoyot, angus junior 2, Coxa, spy2k, TIO_TEDDY, Expertsoad, danielcastelli, Adrianodevil, RahFah, labibo_girl, The Blue Special Guitar, pagode nem morto, adolfo, Snake_sabo, GuilhermeF, Danilo Slash, edu_alenkar, SkidRow_Bass, alexandrememphis, DioH, Aninha_Shady, Jason, francisco2004, anonymous4, Fernando, Thedekai, Fábio Seiji, Sparkle, janick ]
    Bahh, esse tanto de gente on e nada?


    com certeza teria muito mais gente disposta a te ajudar; eu te perguntei se vc estava se referindo à massa F-12 pra fazer valer a regra e vc não respondeu e não enriqueceu em nada esse tópico.

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Eu ñ fui mal educado à nenhum momento nem grosso com vc nem com os outros participantes do forum, no máximo ironico, prove o contrario. Mas ñ vamos continuar essa discussão sem sentido.
    Sim, se chama massa F-12 certo? Muito obrigado pela informação
    Vc pode me responder uma coisa por favor?
    Eu to querendo desfrettar uma Strato minha que ta em desuso faz um tempo, p/ ver como fica, em timbre e na hora de tocar, queria saber se vc sabe do registro de algum guitarrista que use isso, e qual resultado.
    agradecido
    Older_Guitar
    Fábio Seiji
    affcl
    Pessoal, muito obrigado pela contribuição de cada um
    []'s

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Se te ofendi em algum momento desculpa.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    janick
    Conheço o Theo, guitarrista da banda Portrait que já tocou numa guitarra fretless e tá encomendando uma dessas prum luthier.
    O Tomate, do banda do Jô tem uma guitarra fretless com marcações em nylon.
    O timbre fica mais aberto e com mais ataque, numa strato não faz muita diferença. Uma guitarra com os trastes retirados não tem o mesmo som de uma com a escala lisa (mais sustain), além disso a técnica para tocar é diferente, usa-se a unha consequentemente gasta-se mais facilmente a madeira da escala.
    É um instrumento diferente e não é fácil de tocar.

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Hm... um desafio. e deve ficar mais macia p/ se dar bends, certo?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    janick
    Tá desculpado, mas tome mais cuidado com suas palavras das próximas vezes, pois vc pode encontrar alguém muito mais maleducado do que eu ou você pela frente.
    Ao invés de F-12 seria melhor vc comprar uma lâmina de madeira (muito dura e de cor contrastando com a escala) e colar no lugar dos trastes, proteja a escala com durex ou fita crepe pra não sujar com a cola, corte tirinhas da madeira com sobra pra todos os lados e cole no lugar dos trastes. Depois da cola totalmente seca (12 à 24 horas) retire o excesso com uma faca muito afiada ou estilete.
    Lixe tudo com lixa d'água 320 montado num bloquinho de madeira pra nivelar tudo (escala e tirinhas de madeira) até ficar lisa e sem riscos, lixe com grão 400 e depois 600. Passe um pano úmido e deixe secar (não encharque senão pode descolar alguma coisa). A madeira vai arrepriar. lixe novamente com grão 600 e repita a operaçnao do pano úmido e lixa 600 até a madeira parar de arrepiar. Isso garante uma melhor superfície quando a madeira fica sem tratamento (seladora ou verniz) e se tem muito contato com a mão ou umidade. por fim lixe com grão 1000 ou 1200 se vc encontrar.
    Não aconselho massa de polir nesse caso, pois se a escala estiver muito lisa vai aparecer mais fácil os riscos proveniente do desgaste.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    janick
    Não sei se fica mais macia, acho que fica diferente...

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Hm... bacana, vo ver c segunda compro essa massa e começo o trabalho, ta muito tedio aqui em casa, tenho que fazer alguma coisa.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    janick
    ta muito tedio aqui em casa, tenho que fazer alguma coisa.
    constrói uma guitarra.

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    hahaha boa :)

    seiji Aonde começo aprender a arte ?

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Eu penso em fazer isso
    mas to pesquisando, se vc tiver muitas informações sobre isso e estiver disposto a me dar uma ajuda seria legal.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    TheChaosSpirit
    Ou acompanhado alguém que faça e/ou estudando pela internet.
    Vai pesquisando nos sites e se imagina no lugar deles construindo, vão aparecer muitas dúvidas pois cada um faz de forma diferente (se adaptando às condições ferramentárias e etc) além de pular algumas etapas nas explicações, mas cada site pode complementar o outro, assim vc vai ter várias visões do que acontece, além de ter vários pontos de vista diferente.
    É divertido. Vc pode começar pelo meu álbum de fotos, eu não mostro o processo pq não consegui aperfeiçoar a técnica de trabalhar e fotografar ao mesmo tempo =D, mas já serviu de incentivo pra algumas pessoas começarem a construir.

    http://fotos.terra.com.br/album.cgi/*941733


    janick
    No momento eu tô ensinando pra 4 pessoas (2 por email e 2 pessoalmente) então eu tô um pouco sobrecarregado, mas no começo vc precisa mais de informação do que prática, pra não andar no escuro.
    Me manda um email que eu te explico algumas coisas.

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Certinho. Ferramentas p/ o corpo, precisa de muita coisa? Pq eu ja pesquisei do braço e é bem complicado. Tem a história do tensor, das medidas milimetricamente certinhas, grau de inclinação do headstock, enfim, braço eu compraria um, mas corpo eu queria ter o prazer de fazer.
    Qual seu E-mail Fábio?

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    janick
    Depois que eu vi um cara construir o corpo de uma guitarra só com um canivete e algumas folhas de lixa nada mais é desculpa pra quem está decidido à fazer. rs.

    Olha, eu acho que tendo uma furadeira e serra tico-tico, um jogo de goiva e formão já dá pra fazer um corpo... se for de tele ou strato é mais fácil.
    Vai precisar de lixas também, se tiver uma grosa e outras ferramentas ajuda bastante.
    Claro que se vc tiver acesso à maquinas tudo fica mais fácil, rápido e dependendo do caso até mais barato.

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Cara, eu tenho um serrote e umas faquinha dessa de serrar e altas lixas. acho que dá ne?
    fazer só p/ saber como que faz, madeira barata mesmo

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    janick
    Compra caxeta (marupá) com 40 cm de largura, 4,5 cm de de espessura e 70 cm de comprimento (largura e comprimento com sobra, pois o corpo tem aproximadamente 32 X 45 cm).
    Essa sobra é pra eventuais falhas na madeira como rachaduras, buraco de broca e etc.
    Meu email é: fseiji@yahoo.com

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Fábio Seiji
    Sai quanto?
    blz Fabio.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jan/06
    · votar


    janick
    Peças desse tamanho eu ganho das madeireiras, hahaha; mas se vc for comprar vai precisar que seja aparelhada... uma peça de 5 ou 6 cm aplainada e desengrossada para 4,5 cm.
    Eu acho que deve sair uns 20 reais, pois madeira aparelhada eles cobram meio caro.
    Se vc tiver algum amigo marceneiro que posso aparelhar pra vc é melhor, o cara precisa ter uma plaina larga (35cm de larg) e uma desengrossadeira tão larga quanto.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    janick

    alguem sabe o que é massa madeira e onde posso encontrar

    será que eh a massa para bolo madeira?isso deve ter no mercado!

    janick
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    _BLACKMORE_
    Nada, essa ae eu sei fazer
    =D

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/06 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    janick

    haha, mas q eh massa eh!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Massa Madeira, o que é?