Autor |
Mensagem |
metal_ofender Membro Novato |
# jun/18 · Editado por: metal_ofender
Fala galera, eu queria saber se existem exercícios para treinar essa técnica, ou, o que ficar treinando, para conseguir melhorar
Essa técnica pra mim, é uma das mais importantes na guitarra/violão.
Eu não sei o nome da técnica, mas acho que todos devem conhecer, muito usada por SRV, Frusciante, Hendrix, etc... É aquele "abafado" que vc bate em todas as cordas mas só soa a que vc quer, dando uma pegada monstruosa. Vou postar alguns videos para vcs terem uma ideia.
Eu até consigo fazer a técnica, geralmente quando é solo estilo David Gimour, por mais que eu tente abafar as cordas com os outros dedos e usando palm mute, não sai tão legal quando é algo mais ritmado como os exemplos do video.
Meu problema maior é principalmente com as cordas de cima/do meio, eu tento abafar com o polegar/palm mute na hora certa, mas elas acabam soando
|
Buja Veterano |
# jun/18
· votar
Essa tecnica é uma das poucas que consigo fazer bem...justamente por tocar RHCP.
Simplesmente nao da pra tocar RHCP, ou qualquer funky americano, sem saber essa tecnica. É parte principal do estilo. É como tentar tocar metal sem saber palhetada alternada, ou country sem saber hybrid picking.
Acho que nao tem exercicio pronto pra isso. É treino e muito treino mesmo.
Pra mim o melhor jeito de treinar isso é tocando Can't Stop do RHCP mesmo. Vai tocando, tocando, tocando .... devagar e se preocupando em sair limpo. Quando tiver pego o jeito dela, o resto nao será tao dificil assim. Scar Tissue tambem da pra tocar assim.
O que eu faço é usar o polegar pra abafar o bordão, ou pra usar tambem se necessário, e na corda mizinha ou na si, eu abafo com os proprios dedos da mao esquerda.
Se preciso abafar todas as cordas, faço uma especie de pestana com o dedo 1, sem apertar as cordas (assim abafando tudo), e com os dedos 2, 3 e 4, eu faço os riffs.
É a forma que faço, de forma inconsciente...nao aprendi isso com exercicio nem metodo nenhum. So tocando mesmo...
|
metal_ofender Membro Novato |
# jun/18 · Editado por: metal_ofender
· votar
Entendi, eu to treinando, meu instrumento principal é o violão, mas gosto disso na guitarra tb.
E quando é solo assim, como que faz? Começa no 3:35.
A maioria dos guitarristas bons que eu conheço toca assim, eles não miram certinho na corda que quer tocar, a mão fica solta balançando e eles acertam as cordas, e da pra sentir uns "estalados violento" no meio do solo, que seriam as cordas abafadas, doido d+.
Além dos dedos bons tem que ter uns efeitos né ? Tipo um compressor, um drive daqueles de válvula, pitadinha de delay, etc, né ? Não da pra por uma tágima + overdrive e tirar isso.
|
ejames Membro Novato |
# jun/18
· votar
metal_ofender Não da pra por uma tágima + overdrive e tirar isso.
Se dá para fazer no violão, óbvio que dá para fazer na guitarra sem efeito algum.
Para treinar isso, só... treinando. Tentando, exercitando, procurando a forma mais confortável para você fazer. Não tem muita regra.
|
Gabezorx Membro Novato |
# jun/18
· votar
metal_ofender Até agora não entendi, é essa pegada da mão direita? Esse funkeado?
Dá uma olhada nesse tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/333622/
|
Buja Veterano |
# jun/18
· votar
E quando é solo assim, como que faz? Começa no 3:35.
É mao banguela mermo. Solta em cima da escala. E o dedão em cima. E muito tecnica.
Uma cosia que me atinei agora que pode ser que ajude: Detesto palheta grossa. Ela nao funkeia. Sei la, as vezes voce ta usando palhetas de 1mm ai...pra mim nao rola mermo.
ps: Esse cara toca hein!!!! Nunca tinha ouvido esse tal de John Mayer, apesar de ser bem famoso.
Além dos dedos bons tem que ter uns efeitos né ? Tipo um compressor, um drive daqueles de válvula, pitadinha de delay, etc, né ? Não da pra por uma tágima + overdrive e tirar isso.
Efeito ajuda. Mas eu treino em casa com guita desplugada. Da pra fazer. Nao pra melhorar tecnica, nem nada disso. É so por preguiça de ligar os trem mesmo.
|
metal_ofender Membro Novato |
# jun/18
· votar
Valeu a todos, vou dar uma olhada nas dicas e dar umas treinadas.
Buja Eu tinha percebido esse lance da palheta, realmente com palheta grossa não da, eu uso as Dunlop .60 e .73, até pro violão.
Sou um cara mais do Grunge/Pós Grunge, então quase não escuto também, mas, John Mayer é um dos melhores guitarristas atualmente, uma pena que foi prum lado Pop, a técnica de violão dele é muito boa, depois escuta Neon, Stop this Train, ao vivo. E ele tem essa pegada "Hendrix" na guitarra, cover dele de "Bold as Love" é foda.
Mas é mais o que vcs falaram mesmo, intimidade com o instrumento.
|