Trocar as cordas para canhoto tocar guitarra SX modelo SG

    Autor Mensagem
    Igor Tessele
    Membro Novato
    # nov/17


    Galera, sou canhoto e aprendi a tocar violao invertendo as cordas. Agora eu quero comprar uma guitarra e fazer o mesmo procedimento, porem temo que isso seja mais complicado de fazer, e nao simplesmente inverter e sair tocando igual ao violao. Alguem poderia me exclarecer? Vale a pena fazer isso ou compro uma guitarra canhoto? Essa guitarra que eu achei eh usada, o proprietario quer 450 reais com um pedal junto. Vale a pena? No link segue a imagem dela .
    https://scontent-gru2-2.xx.fbcdn.net/v/t1.0-0/p320x320/20622253_130266 6833194324_8485153459887445143_n.jpg?oh=2b47adedbc6b2c2345cfa01131b187 d2&oe=5AA870DE

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    Cara, eu tenho uma SG também e gosto muito dela...
    Quanto a colocar o encordoamento ao contrário, acredito que vc pode fazer do mesmo modo como faz no violão.
    Acho que o que poderia prejudicar, seria aquela abertura côncava que há no corpo da guitarra próxima aos últimos trastes (não sei como se chama), mas como na SG a abertura é igual dos dois lados, acredito que não vá ter problema nenhum. Não daria se fosse um modelo Les Paul, por exemplo, aí nesse caso, vc teria que comprar uma guitarra para canhoto.

    Ah, existe também outra questão... Os knobs ficarão do lado de cima, mas acho que não prejudicaria a tocabilidade.
    A única sugestão que posso dar é vc tocar a guitarra antes de comprar para assim perceber se está confortável.

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Com base no que tu diz que não poderia só inverter as cordas?

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Beto Guitar Player
    aquela abertura côncava

    Se chama cutaway, literalmente significa " cortado ".

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Ismah

    Se chama cutaway, literalmente significa " cortado ".

    Opaa, não sabia, na verdade nunca procurei saber, kkkkk.


    Com base no que tu diz que não poderia só inverter as cordas?


    Pelo que eu entendi, essa é justamente a dúvida dele, se ele poderia simplesmente inverter as cordas como ele faz no violão. Mas como a guitarra não tem o corpo simétrico, então ele questionou se poderia.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Cara, o maior problema de inverter o encordoamento é o nut, aquela pecinha perdo do headstock vulgarmente conhecido como pestana. Note que todos os furinhos são dimensionados para a corda que vai passar por alí. O ideal seria inverter o nut também, e acredito que não deveria ser muito trabalhoso fazê-lo. No caso do violão, é possível que a calibração das oitavas fique meio fora por causa do rastilho, mas na guitarra os carrinhos (saddles) da ponte são facilmente reguláveis, então não deveria ter esse problema.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Igor Tessele
    Você deve levar sua guitarra a um luthier que fará uma pestana com o posicionamento das cordas invertido e o instrumento deverá ser totalmente re-regulado para tal, inclusive com a inversão da ponte e seu respectivo ajuste.
    Abç

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Trocar as cordas para canhoto tocar guitarra SX modelo SG