Por que as guitarras estão mais caras hoje em dia?

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Se é à margem da Lei não é um Sistema Econômico Político e Social...
Consulte o debate entre Sepúlveda e Las Casas
E leia esse texto:
https://www.uc.pt/fluc/eclassicos/publicacoes/ficheiros/humanitas29-30 /07_Oliveiras.pdf
HÖFFNER, Joseph. Colonização e evangelho. Ética da colonização espanhola no Século de Ouro. 2a ed. Rio de Janeiro: Presença, 1977.
BALMES, Jaime. A Igreja Católica em face da escravidão. São Paulo: Centro Brasileiro de Fomento Cultural, 1988.
Abç

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# ago/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Em momento algum falei em sistema econômico, social ou quetais. O que disse é que havia escravos HOJE, muito mais do que jamais houve. Penso ser eticamente completamente irrelevante o fato de não haver "Sistema Econômico Político e Social" que incentive a escravidão: o FATO é que escravos existem, hoje, em maior número do que nunca: se eles existem dentro da lei ou à margem da lei, para eles e para os fatos não faz a menor diferença...

Quanto ao texto: me desculpe mas achei que estávamos o tempo todo a tratar da escravidão na Idade Moderna, a escravidão "atlântica", ou ao menos a escravidão da baixa Idade Média em diante. Não tenho interesse em discutir a escravidão no mundo antigo que, aí sim, sou obrigado a concordar com sua primeira assertiva, nada tinha a ver com a escravidão moderna, quer em sua forma, quer em seu conceito.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Um fato só se torna relevante se socialmente relevante. O fato de haverem escravos hoje não é econômica nem socialmente relevante. Isso independe do que eles (os escravos de hoje pensam ou sentem).
Não que eu seja insensível, não sou. Apenas estou analisando as coisas como um Cientista Social, não como homem.
A escravidão moderna, embora se assemelhe à escravidão antiga (ou no tempo que denominamos "medievo") não é igual àquela, embora seja um Sistema Econômico e Social também.
Abç

Gabezorx
Membro Novato
# ago/17
· votar


Se o John Henrique soubesse o "pano pra manga" que esse tópico ia dar...

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Gabezorx
Pensei na mesma coisa, kkk, apesar de estar gostando da discursao e aprendendo bastante.

Isso mostra o quanto esse forum está morto. A gente nao suporta mais ficar falando de guitarra. Estamos indo pra outras discursões, e hora ou outra, falamos de guitarra. Porque, aqueles topicos de pedal x e z, guitarra a e b, ja cansou faz decadas kkkk

Gabezorx
Membro Novato
# ago/17
· votar


Buja
Daqui a pouco alguém ressuscita o tópico "a guitarra está morrendo lentamente?" e afins.

newsom
Membro Novato
# ago/17
· votar


Vi um artigo interessante que tem a ver com o assunto do tópico aqui


http://porque.uol.com.br/por-que-cada-vez-menos-pessoas-tocam-guitarra /

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/17
· votar


Buja
Isso mostra o quanto esse forum está morto
Não sei se posso concordar com isso.
Acho que o que está havendo é que há um "refluxo" nesse modelo de mídia (fóruns de internet), mas há muita coisa relevante aqui, trazida por gente muito boa.
Ademais, música é vida, e está relacionada com "n" aspectos da Realidade.
Abç

John Henrique
Veterano
# ago/17
· votar


Gabezorx
Se o John Henrique soubesse o "pano pra manga" que esse tópico ia dar...


Huahahahaha, pois é.

Lelo Mig
Membro
# ago/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Buja

"Isso mostra o quanto esse forum está morto."

Não vejo muito assim não... acho que boa parte dos users que restam são mais antigos e fiéis, então alguns assuntos relativo à "timbre, efeito, madeira, técnica e etc."...estão esgotados.

Mas, vira e mexe um tópico surpreende com sociologia, política, economia, história, filosofia........e isso mostra que, ainda que as vezes eu discorde de alguns, há gente inteligente que merece respeito e admiração por aqui... fico feliz de o fórum não ser uma campada de tapados que só falam em heavy melódico e escalas.

SteveRayMorse
Veterano
# ago/17
· votar


Lelo Mig

fico feliz de o fórum não ser uma campada de tapados que só falam em heavy melódico e escalas

huahuahuah...pdc

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Lelo Mig

Não vejo muito assim não... acho que boa parte dos users que restam são mais antigos e fiéis, então alguns assuntos relativo à "timbre, efeito, madeira, técnica e etc."...estão esgotados.


Acho que o que está havendo é que há um "refluxo" nesse modelo de mídia (fóruns de internet), mas há muita coisa relevante aqui, trazida por gente muito boa.

É verdade...voces estão certos.

derek_70
Veterano
# set/17
· votar


A conta que eu faço pra saber se o preço no mercado nacional é justo é pegar o preço da Amazon convertido em real e multiplicar por 2.

Uma guitarra de $400 na Amazon se custar mais que R$ 2500 com dólar a 3,10 esta caro. Sempre faço esta conta e não pago se o preço aqui for mais que isso.

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/17
· votar


derek_70
Não é bem assim... Preço em dólar, faz o câmbio, adiciona 60% de imposto, e taí o preço. Porém, deve-se levar em consideração a falta de garantia para problemas de fabricação e o risco envolvido com o transporte, que varia de um produto pra outro.
Se for comprar um pedal, por exemplo, manda trazer de fora e f*da-c. Uma guitarra é mais complicado, pode quebrar, pode dar o azar de pegar uma unidade que não veio muito legal, então o esquema é testar e pagar o preço.

John Henrique
Veterano
# set/17
· votar


já eu prefiro comprar aqui no Brasil mesmo, por mais caro que seja.
Até porque moro no interior de SP.

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


E o dólar continua valendo Pi...

JulianoF.
Membro Novato
# set/17
· votar


Não se relativamente subiu, mas isso é uma combinação de variação cambial + contratos de importação + impostos + lucros de todos (e tem muita gente no meio do caminho).

Uma Ibanez RG350 nova, em 2006, custava em média 1.200 reais.
Hoje ela está 2.300, na média.

Porém, 1.200 reais em 2006 parecia muito mais dinheiro do que 1.200 reais hoje. Então.. acho que continua proporcionamente em um patamar parecido.

Isso sem levar em conta que as RG350 de 2006, vinham com aqueles captadores P-Sound horriveis e a aquela ponte antiga ILT1.
Prefiro as atuais. :)

Del-Rei
Veterano
# set/17 · Editado por: Del-Rei
· votar


derek_70
A conta que eu faço pra saber se o preço no mercado nacional é justo é pegar o preço da Amazon convertido em real e multiplicar por 2.
Uma guitarra de $400 na Amazon se custar mais que R$ 2500 com dólar a 3,10 esta caro. Sempre faço esta conta e não pago se o preço aqui for mais que isso.


acabaramosnicks
Não é bem assim... Preço em dólar, faz o câmbio, adiciona 60% de imposto, e taí o preço.



O dólar hoje está R$ 3,12 mas é bom lembrar que esse valor não é o que se paga, pois o seu cartão de crédito vai te cobrar, por baixo, uns R$ 3,35 na conversão além dos 6,38% de IOF, além do frete - que não é barato.

Além do mais, comprando pela internet, além do Imposto de Importação, alguns estados cobram ICMS. E todos esses impostos incidem sobre os $400 da guitarra mais o frete - sim, impostos sobre o frete.

E nisso aí, pode ter certeza que sua guitarra de $400 chega aos R$ 3,5k fácil fácil.

Agora, se for considerar os lojistas, a coisa muda completamente de figura. A alíquota dos impostos é diferenciada, assim como o custo da guitarra em si. As lojas não compram pela internet, como consumidores, e revendem para nós.

É outro esquema e geralmente tem que sair mais caro do que uma compra pela internet, porque o lojista é obrigado a oferecer garantia, nota fiscal, manual... E os impostos aplicados aos lojistas, além de incidirem sobre o valor da guitarra e do frete, incidem sobre o seguro também.

Um aceno de longe!!!

derek_70
Veterano
# set/17
· votar


Del-Rei neste meu cálculo já levei tudo isto em consideração. Isto é um método pessoal que uso pra saber se o preço de um produto importado é justo para o que eu quero pagar.

Levo em conta o preço de varejo da Amazon. Como vc bem lembrou o importador brasileiro paga bem menos que este preço (compra no atacado) e recolhe bem menos de imposto de importação (pessoa jurídica).

O nosso problema são as altas margens que os lojistas trabalham em parte justificadas pelo custo brasil (desonestidade, roubo de cargas, propinas).

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Participo de um outro forum onde o pessoal está discutindo la sobre o preco dos amps fender com o passar dos anos.

Quando o Sr Leonidas criou o Fender Twin ele custava a bagatela de $150 dolares. Isso em 1952.
Calculando o valor da moeda hoje equivalente a $150 doletas naquela epoca, seria algo em torno de $3300 dolares.
Quanto custa um Fender Twin Reissue hoje? Menos da metade do preço.

Ele barateou. Claro, isso em 60 e tantos anos.
Mas estamos falando de um reissue, e nao do original.
O original de 1952 hoje é praticamente patrimonio mundial da humanidade. Imprecificável.

O Fender champ era $50 dolares.
Hoje é $380 dolares. 60 anos de diferença. Ele deveria custar hoje, se mantivesse o mesmo preço pro 60 anos seguidos, $1100 dolares, ou R$ 5500 reais pra importação PF, por um ampzinho de estudo de 15W.


Então, temos que ver tooooodo o conceito historico/ecnomico sobre um item pra tentar quantificar em termos monetários se ele ficou mais caro ou mais barato.

Tudo que vejo hoje em dia parece ter ficado mais caro, mas ficou muito, mas muito mais acessivel e barato.
É o preco da obsolescencia programada.
Se for caro e durar pouco, nao vende.

Del-Rei
Veterano
# set/17
· votar


derek_70
Levo em conta o preço de varejo da Amazon. Como vc bem lembrou o importador brasileiro paga bem menos que este preço (compra no atacado) e recolhe bem menos de imposto de importação (pessoa jurídica).

Sim, mas no final das contas, se considerar TODOS os tributos pagos pelos lojistas, além dos relacionados à importação, a guitarra sai mais cara do que se nós comprarmos direto do vendedor pela internet.

Na verdade, em regra, quem traz a guitarra de fora não é o lojista, mas sim a importadora/representante da marca no Brasil, que depois negocia com os lojistas. Nisso aí, você coloca mais um intermediário na transação, que vai precisar faturar algo em cima do valor final da guitarra... Mais um custo acrescido.

Além dos tributos pagos na importação da guitarra, tanto o lojista quanto a importadora têm gastos com outros diversos tributos mensais pra simplesmente poderem funcionar, além dos salários de funcionários. E esses outros gastos serão embutidos no valor da guitarra que o lojista vai vender.

Não tem como querer comparar o preço de uma loja com uma compra direta.


O nosso problema são as altas margens que os lojistas trabalham em parte justificadas pelo custo brasil (desonestidade, roubo de cargas, propinas).

Além do custo Brasil, some a isso que somos um país com uma carga tributária enorme. E aí, realmente fica um absurdo o preço final.

Acho que dificilmente eu compraria uma guitarra numa loja aqui....

Um aceno de longe!!!

jotamaia
Veterano
# 09/nov/22 21:17
· votar


Minha dúvida é essa, pois notei que de uns 8 anos pra cá, o preço das guitarras subiu muito!
Tipo, em 2009 uma das guitarras que eu sonhava em ter não passava dos 800 reais, hoje a mesma guitarra não sai por menos de 1.300 reais.
E também tinham as mais tops que eram 1.300, e hoje não saem por menos de 2.000.

O que será que mudou? São os impostos brasileiros que subiram demais? O dólar que está muito alto?

O que vocês acham?

eu acho que por mais que o dolar tenha aumentado nao a justificativa, eu comprei uma Ibanez premium uns anos atras por 3800 nova, hoje nao acha por menos de 10 mil, nao existe isso. não é so dolar e imposto, as lojas querem extorquir as pessoas, Ibanez Gio sendo vendida por 3 mil conto, tudo na guitarra é ruim, captador nem se fala. É por isso que a cultura desse pais nosso ta indo por agua a baixo, ninguém consegue comprar um instrumento descente hoje em dia.

jotamaia
Veterano
# 09/nov/22 21:22
· votar


Uma Ibanez RG350 nova, em 2006, custava em média 1.200 reais.
Hoje ela está 2.300, na média.

e hoje esta 6 mil reais, barato ne? Brasil cada vez indo pro poço, nem uma guitarra intermediaria conseguimos comprar mais. Ibanez Gio 3 mil reais, e Gio é bem ruinzinha.

fontes_rio
Veterano
# 10/nov/22 09:37
· votar


Quem comprou....comprou...
Em 2018 eu comprei três guitarras:
1. Ibanez Prestige RG 2550Z White.
Comprei usada, mas estava muito nova. Paguei R$ 6 mil reais.
2.Ibanez Jem 77 Floral FP2.
Também usada, sem nenhum arranhão, muito nova. Paguei R$ 11.500,00.
3. LP Music Maker.
Essa encomendei diretamente na loja. Paguei R$ 7.800,00.

Se naquela época eu soubesse que os preços iam dobrar, teria comprado dúzias para depois revender. Melhor que qualquer investimento.

Les Strato
Veterano
# 10/nov/22 15:20
· votar


Pior que tá foda pra quem quer tocar, violão o cara até consegue achar uns bons negócios em instrumentos usados, mas guitarra e amplificadores, tanto o novo quanto os usados estão uma loucura.

Me arrependo amargamente de não ter comprado um Marshall DSL100 + Caixa 4x12 que me ofereceram por R$3000 em 2018 (segurei pois queria um amp menor na época, mas né...).

fontes_rio

teria comprado dúzias para depois revender. Melhor que qualquer investimento.

Olha, te dizer que não é bem assim, revenda de instrumentos é uma encheção de saco enorme, só olhar qualquer anúncio de guitarra mais top, galera só quer propor troca, com sorte propõem pagamento de alguma diferênça.

Demora muito até ter liquidez.

Allan.Melo
Veterano
# 11/nov/22 11:05 · Editado por: Allan.Melo
· votar


Pior que tá foda pra quem quer tocar, violão o cara até consegue achar uns bons negócios em instrumentos usados, mas guitarra e amplificadores, tanto o novo quanto os usados estão uma loucura.

Po eu fui muito sortudo esses tempos.Consegui meus melhores negócios nesses ultimos 2 anos, em 2021 peguei um Ibanez RG370FMZ, linda, quase nova.

R$1000 reais, sem sacanagem. Esse ano troquei ela pau a pau numa Schecter Diamond Series 8 cordas (Sem os EMG 808, só com um Seymour Duncan na Ponte). Até agora não sei como fiz esse milagre.

Em comum, ambas foram realizadas por meio do Marketplace do Facebook, da pra achar muita coisa boa por um preço bom.

Ramsay
Veterano
# 11/nov/22 22:50
· votar


Há uns 6 anos atrás eu comprei uma PRS SE Santana nova na loja e paguei R$3000,00 a vista.
Atualmente ela está sendo vendida a 9/10 mil reais, se bem que tem um maluco no ML pedindo 7000.
Essa guitarra tem o som bom, mas, não vale 9/10 mil nem a pau e nem 7000 ela vale.
Um valor real para o som dessa guitarra atualmente seria algo em torno de 5 mil no máximo!!

kevinluis
Veterano
# 01/dez/22 15:39
· votar


O valor da maioria dos instrumentos tá absurdo, porém ainda assim a cada dia aparece um nova loja no instagram vendendo Fender por 10 mil e gibson por 17 mil, não consigo entender quem se sujeita a pagar tudo isso. Por sorte eu moro no Paraná, então sempre comprei meus equipamentos no Paraguai, Tenho uma fender mexicana que comprei lá em 2012 por 500 dólares com o dólar a 2 reais, e em 2017 comprei uma Gibson Tribute por 900 dólares com o dólar a 3,30. Ai eu vejo essas guitarras custando aqui 5 a 6 vezes o que eu paguei, simplesmente não vale, não vale mesmo!

Filippo14
Veterano
# 05/dez/22 07:22
· votar


kevinluis

Acredito que hoje o principal problema é a questão do câmbio e inflação americana.

Moeda dos caras desvalorizando como não se via desde a década de 1980 e o câmbio não abaixa. Em teoria o real está desvalorizando na mesma "velocidade". Contudo, isso ainda não bateu muito na inflação. Juros alto, consumo freado, inflação acaba contida, mas os produtos mais dolarizados ainda não frearam.

De qualquer forma, as commodities de forma geral estão caindo de forma brusca, desde o agro até a cadeia petroquímica. Isso eventualmente irá impactar alguns setores. Não vejo o musical tendo graaaandes impactos, mas alguma coisa acaba se controlando

JJJ
Veterano
# 05/dez/22 08:39
· votar


Que saudade!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que as guitarras estão mais caras hoje em dia?