Autor |
Mensagem |
julianabp Membro Novato |
# abr/17
Gente, como faço para limpar as capinhas de metal da minha Les Paul sem arranhar ? Já vi sugestões para usar Silvo, Brasso, pasta de dentes, etc, mas infelizmente esses produtos arranham. Gostaria de saber se existe algum que tire manchas esbranquiçadas desses captadores sem danificá-los. Seguem as fotos de como eles estão: http://imgur.com/dM4vDms http://imgur.com/kGCkrxx
Obrigada !
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# abr/17
· votar
julianabp moça eu nem recomendo tu ficar se preocupando com isso, não interfere na guitarra e a não ser que tu não use a guitarra, o cover do captador vai ficar sujo caso tu realmente se importe com isso (pra não dizer que eu não te ajudei) compra um produto pra polir metal e passe no captador com um pano 100% algodão
|
Ismah Veterano |
# abr/17
· votar
Na minha TLP100 o paninho resolve. Parece oxidação, e se for, então não tem muita saída que a troca.
|
LeandroP Moderador |
# abr/17
· votar
julianabp
Recomendo limpar sempre que você parar de tocar. Essas manchas são decorrentes da transpiração e o metal acaba sofrendo uma oxidação superficial. Uma vez que manchou não vale a pena o trabalho de restaurar, sob risco de danificar alguma coisa no processo. Eu tirei a mancha dos meus escovando com o lado verde de uma bucha de lavar louça. Troquei a mancha por riscos. Achei que ficou legal, sem brilho e com o acabamento escovado.
Essa imagem mostra as diferenças de um acabamento polido e de acabamento escovado:
http://oi68.tinypic.com/2udxa94.jpg
|
Ismah Veterano |
# abr/17 · Editado por: Ismah
· votar
LeandroP
Escovou num mesmo sentido, se escovar em vários sentidos, o efeito é outro, mais próximo do jato de areia. Industrialmente, é feito com escova rotativa (tu sabe, quem começou o tópico não), o que facilita e agiliza o trabalho.
|
LeandroP Moderador |
# abr/17 · Editado por: LeandroP
· votar
Ismah
Sim, bem observado! Tem que ser escovado num único sentido. Mas não precisa ser com uma escova rotativa, a não ser que se faça em escala industrial. Aquela parte verde da bucha de lavar louça faz isso legal também. Lembrando que ela deve estar seca e a sua utilização ser apenas pra este fim. Eu nem usei uma inteira. Recortei uma tira de 1,5cm (+/-) e escovei.
|
# abr/17
· votar
The Man Who Sold The World, obrigada ! :-))
É... Então terei mesmo que me conformar com isso, kkkk. Pior que a maresia ronda por aqui. Tive o maior cuidado: a guardava no case, limpava sempre mas, bastaram alguns dias sem pegar nela e as manchas surgiram :-P
|
# abr/17 · Editado por: julianabp
· votar
Oi Ismah ! Obrigada !
Aproveitando que você falou sobre troca de captador, surgiu uma dúvida: essa guitarra tem pouco mais de 1 ano de uso. Eles são um ProBucker-2 e um ProBucker-3 (tenho pena de modificar algo nela agora, kkkk). É possível trocar apenas a capinha metálica ou nesse caso, a substituição do captador é completa ? Não sei se isso varia conforme o fabricante. Será ?
|
# abr/17
· votar
LeandroP, obrigada !
É mesmo uma boa saída para essas manchas! Não havia pensando nisso. Pois é... Tenho pena de mexer nesses captadores (a guitarra tem pouco mais de 1 ano de uso e são um ProBucker-2 e um ProBucker-3). Se a situação piorar e eu conseguir mudar o acabamento deles ou substituir a capinha, seria melhor. A maresia daqui só piora a situação. Tive máximo de cuidado e ainda assim, vieram as manchas.
|
# abr/17
· votar
julianabp as capinhas são soldadas em dois pontos debaixo do captador, dá pra trocar sim
|
# abr/17
· votar
The Man Who Sold The World ahhhh ok! Obrigada pela ajuda. Agora ficarei mais tranquila, kkk. Bom domingo para você !
|
# abr/17
· votar
julianabp pra ti tbm =)
|
igorbm Membro Novato |
# abr/17
· votar
julianabp
Cera de polir carro. LImpa e atrasa nova oxidação.
|
Luis A. Membro Novato |
# abr/17
· votar
E tem gente q paga a mais só pra ter uma capinha com cara de velha....
|
# mai/17
· votar
igorbm, agora passou-me a ideia de limpá-los com aqueles produtos líquidos para peças folheadas ;-) Talvez dê certo tb.
|
# mai/17
· votar
Pois é, Luis A. ! Prefiro o estilo "recém saído de fábrica", hahaha :-))
|
Lelo Mig Membro
|
# mai/17
· votar
julianabp
Não se preocupe... desde que não cometas excessos e uso de fórmulas bizarras, pode limpar estas capinhas com produtos convencionais para tal (limpa metal, cera de polir, bom brill, lixas supra hiper finas e etc) sem medo algum.
Elas tem por função proteção e acabamento estético. Limpeza não prejudicará seu instrumento.
|
sandroguiraldo Veterano |
# mai/17
· votar
Lelo Mig Limpeza não prejudicará seu instrumento. Queria postar aquele vídeo do maluco lavando a guitarra com água e sabão...
|
Ismah Veterano |
# mai/17
· votar
julianabp
Ao contrário do Lelo Mig, eu usaria massa de polir e alguma politriz manual ou mecânica.
|
Luis A. Membro Novato |
# mai/17
· votar
julianabp
Mas se a capinha for de níquel, não tem jeito, rapidinho ela começa a desbotar e perder o brilho nas bordas... as de cromo duram um pouco mais...
|
JJJ Veterano
|
# mai/17 · Editado por: JJJ
· votar
Lelo Mig
Tira o bombril e as lixas dessa lista... vão arranhar a capinha, com certeza.
Isso funciona em madeira, não em plásticos e metais.
|
Lelo Mig Membro
|
# mai/17
· votar
JJJ
Como diria o grande filósofo:
"Prá quem tá no Inferno, o que custa dar um beijinho no Capeta?"
|