Como as guitarras possuem timbres diferentes?

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# abr/17 · Editado por: renatocaster
· votar


Mercado de instrumentos musicais é um mercado que atende a uma grande parte de consumidores que não são nada além de hobbistas (sem querer desmerecer, pois eu me enquadro nesse nicho também). E todo mundo sabe que hobbista é apegado a detalhes controversos, digamos.

Então, para mim, muitos desses detalhes é coisa da famosa "hype" agindo na pessoa. Coisas que ao longo dos anos foram disseminadas pelo senso comum e vendidas assim pela indústria (isso inclui luthiers, fabricantes, vendedores, etc.) como se fossem verdades absolutas.

Hoje estou 100% convicto e convencido do quê eu preciso encontrar em um instrumento musical para me satisfazer, independente dos meios, métodos e materiais utilizados. E são coisas simples: conforto, boa tocabilidade, e um bom timbre de acordo com os MEUS parâmetros de qualidade. E não de acordo com o que a indústria musical "diz".

Lelo Mig
Membro
# abr/17
· votar


renatocaster

"conforto, boa tocabilidade, e um bom timbre de acordo com os MEUS parâmetros de qualidade."

Exato!

Some a isso a beleza (que é subjetiva e para alguns secundárias) e o preço (que também é subjetivo e condicional) e a questão esta fechada.

Todo o resto é viadagem....( e lá vêm paulada...kkkk)

-Saved
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: -Saved
· votar


Rá! Unplugged = acustico (ou desplugado)


renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


Lelo Mig

Some a isso a beleza (que é subjetiva e para alguns secundárias) e o preço (que também é subjetivo e condicional) e a questão esta fechada.

Ahn, beleza pra mim conta e muito! Um exemplo são aquelas guitarras da Steinberger. Pode ter o melhor som do mundo, mas eu acho feia pra carai, kkkkkkkk!

-Saved

Rá! Unplugged = acustico (ou desplugado)

Não vi o vídeo, mas pelo jeito o objetivo é provar que há diferença de timbre quando o instrumento etá desplugado. E por acaso, alguém em sã consciência vai usar um instrumento elétrico, que foi feito para usar plugado, desplugado? Que quando vc plugar e somar todos os outros elementos (cabos, efeitos, amplificadores, etc) a chance dessa diferença se esvair é gigantesca?

Pô, essa forçação de barra que às vezes me "irrita", e não é uma crítica direcionada a vc, falo de forma geral mesmo. O que rolou é que finalmente chegou o dia que alguém contestou que madeira não tem uma grande influência no timbre final e isso fez com que os "puristas" quase tivessem um filho, tamanha foi a indignidade da maioria.

Para mim essa questão é subjetiva e pessoal, igual a fé que as pessoas depositam em alguma entidade religiosa. Não é mentira e nem verdade, vc apenas acredita naquilo. É a sua verdade, vc acredita que aquilo faz alguma diferença e ponto. Da mesma forma que outros tem a convicção de que essa questão de madeira não fede e nem cheira (no timbre).

Não é só aqui no fórum, mas cada vez mais eu vejo essa discussão sobre madeiras tomar um rumo igual de política, futebol e religião. Cada um defende seu ponto de vista e acabou, não tem certo e nem errado.

rsf
Veterano
# abr/17 · Editado por: rsf
· votar


renatocaster

nem vou entrar no mérito da madeira, apenas fazer um obsevação relativamente a uma premissa que vc utlizou em seu argumento.

Vc diz que a questão é subjetiva e pessoal e compara isso a fé, "que as pessoas depositam em alguma entidade religiosa. Não é mentira e nem verdade, vc apenas acredita naquilo. É a sua verdade, vc acredita que aquilo faz alguma diferença e ponto"

Na verdade, não é a fé ou falta dela que irá definir se Deus existe ou não. Em algum momento da história da humanidade talvez venha a se provar se Deus existe ou não. Até lá, cada um com sua fé ou descrença e que, se possível, não mate nem morra em nome disso.

Se isso é verdade relativamente à religiosidade, também é verdade que não é a "fé" do sujeito na tese de que a madeira não influencia no timbre que fará com que a a madeira não influencie no timbre. E se isso serve para quem não acredita, também serve para quem acredita.

Relativamente à madeira, li alguns trabalhos sobre isso e, sem recorrer a "fé", por ora, tenho que a madeira não influencia no timbre e, se influencia, é uma influência tão inexpressiva que não altera o resultado. Por certo, alguém em algum momento irá trazer à luz a verdade ou o que é verdadeiramente certo nessa questão. Pelo menos eu ainda não li algo definitivo acerca desse tema.

Todavia, acho que a discussão é interessante, pelo menos em um fórum de guitarra, onde, para quem gosta de guitarra, todas os temas são interessantes e tudo é permitido discutir. Da teoria musical grau de dificuldade máximo à influência da luz no desempenho do guitarrista de quarto.

Para encerrar, com certeza o tema "influência da madeira no timbre" tem o que é "certo", embora nem eu e nem você faça a menor idéia do que seja esse "certo".

O fato de não sabermos a resposta, não quer dizer que o assunto é subjetivo ou que a pergunta não é interessante ou que não deva ser feita..hehehehe

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


rsf

Usei o exemplo da fé com viés religioso pq é o mais usual e o mais notável. Mas o termo fé não está ligado apenas a religiosidade, ou está? O que é fé? Acreditar, ter convicção incondicional em algo ou alguém, uma "verdade".

Até lá, cada um com sua fé ou descrença e que, se possível, não mate nem morra em nome disso.

Então, esse é o ponto. No assunto "madeira influencia no timbre significativamente", cada um fica com a sua fé ou descrença. Se o cara tem a percepção que influencia sim, ou que não influencia, não está certo e nem errado. Por isso falei que a questão é subjetiva e pessoal.

Por certo, alguém em algum momento irá trazer à luz a verdade ou o que é verdadeiramente certo nessa questão.

Aí é que tá, à luz da verdade com base em quê? O que será verdadeiramente satisfatório a ponto de convencer todo mundo? A minha resposta é que nada poderá convencer a todos. Vamos supor que amanhã saia um laudo científico 100% satisfatório e comprobatório que diz que não influencia em nada ou influencia tão pouco que vc pode desconsiderar (e essa é a "minha" tese, hehehe) .

Vc acha mesmo que alguém que tem a plena convicção de que a madeira influencia significativamente no timbre irá mudar a sua percepção totalmente da noite pro dia? Eu chuto que não...alguns podem dizer "porra, fui enganado esse tempo todo?", e outros podem dizer "foda-se, pra mim influencia e pronto."

Enfim, esse assunto é exaustivo e inesgotável. Só posso dizer uma coisa: Um vídeo de Youtube não é um laudo científico ou comprobatório de coisa nenhuma, então o convencimento fica a cargo de cada um.

rsf
Veterano
# abr/17
· votar


renatocaster

Vamos supor que amanhã saia um laudo científico 100% satisfatório e comprobatório que diz que não influencia em nada ou influencia tão pouco que vc pode desconsiderar (e essa é a "minha" tese, hehehe) .

para mim será suficiente, até porque tenho fé na ciência kkkkk

Só posso dizer uma coisa: Um vídeo de Youtube não é um laudo científico ou comprobatório de coisa nenhuma, então o convencimento fica a cargo de cada um.

Mas vai dizer que não é divertido? hehehehe

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


rsf

para mim será suficiente, até porque tenho fé na ciência kkkkk

Para mim também, mas vai que o cara prefere um mogno a um cedro mesmo a ciência dizendo que não? Pode acontecer, né? kkkkkk!

Mas vai dizer que não é divertido? hehehehe

Pode até ser....mas pra mim o mais divertido mesmo é plugar e tocar sem se ficar se preocupando com essas paradas, hahaha!

-Saved
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: -Saved
· votar


Recomendo que leiam novamente as minhas mensagens, pois eu não defendo que madeira interfere no timbre... <<< EDITADO

Só acho o exagero dos que generalizam aponto de afirmar que tira o mesmo timbre de strato sss em lespaul H-H, eq não faz ponte de lepaul soar como segunda posição de strato..

Ser humano só sabe trabalhar com extremos...

Ja toquei em guitarra de compensado, em guitarra ruim, em guitarra medianas ( que é o que tenho) em uma guitarra lendária, a diferença de timbres entre elas dou 100% a configuração de captadores... mas quando postei a guitarra desplugada quis mostrar a diferença, pois isso mesmo não sendo relevante na guitarra solida, é muito importante nas hollowbody e violões...

Quando o assunto é se madeira interfere no timbre acho que pode considerar hollowbody até sólidas....


Mas mesmo, a diferença de timbre pela madeira em violões e hollowbody serem gritantes, não as considero, pois como disse configurações de captadores falam mais alto....

Ufa, acabou, odeio digitar no smartphone. Letras muito perto uma das outras...

Edit:

Agora o cara pergunta porque as guitarras tem timbres diferentes, a resposta é porque tem configurações de captadores diferentes.. e infelizmente em um som super distorcido comprimido não da pra diferenciar um banjo de um violino, mas em um overdriver sim...

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


Pro Erico madeira a madeira faz diferença!

https://youtu.be/cJxAAv7P_EI

boblau
Veterano
# abr/17
· votar


De toda esta discussão, bem melhor que várias outras que vi por aqui, só posso dizer o seguinte:

80% do timbre de uma guitarra está nos dedos do guitarrista e os outros 20% está nos recursos que ele usa de acordo com o ouvido dele.

Portanto, se o ouvido dele for ruim, o timbre vai sair ruim, se o recurso que ele tiver forem ruins, o timbre vai ser ruim.

Agora, se os dedos forem ruins, não tem equipamento ou ouvido que dê jeito. Pode jogar na mão do cara um Two Rock, com cabos caríssimos e uma LP 59 original do Gary Moore que o timbre vai ser de lata.

E por fim, a frase que mais gostei foi do renatocaster -

"foda-se, pra mim influencia e pronto."

Então, na minha opinião, não tem jeito. É usar horas e horas de estudo e treinamento até o timbre sair, a música fluir, os sorrisos aparecerem.

Lelo Mig
Membro
# abr/17
· votar


ogner

Mais um teste meia boca, empírico, não científico.

Se fizerem o teste com dois corpos de mesma madeira, haverá diferença.

A galera, no geral, não entende que: Diferenças existem, pela própria densidade e compactação das fibras, que não será igual nem na mesma madeira e etc.

Mas, que ao somar isso a captação, ferragens, cabos, efeitos, amplis e o principal, a regulagem e pegada do músico... tudo isso é bobagem, é de um preciosismo que chega a ser ingênuo.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/17
· votar


Sei que não é enquete, mas na minha humilde opinião essa estória de madeira do corpo influenciar no timbre de instrumento sólido (guitarra, baixo elétrico, etc.) é papo de vendedor de guitarra, de luthier, de fabricante de peças, etc.

Tudo conversa fiada. Os caras precisam disso pra continuar vendendo, e o dia que tal "mítica da madeira do corpo" acabar é o dia em que o padrão de consumo mudará radicalmente, os instrumentos elétricos sólidos irão consequentemente mudar e finalmente sair do padrão estabelecido nos anos 40 do século passado, e todos esses caras estarão obsoletos com seus conhecimentos duramente adquiridos.

Então é lógico que eles lutem para manter e propagar o mito da madeira do corpo fazendo diferença...

O problema não é o mito em si, se é verdadeiro ou falso: o problema é que se ele cair todo o mercado cairá junto! Já imaginaram? Guitarras de U$100 desbancando guitarras de U$10.000?

As duas "grandes" já perceberam isso há muito tempo, e Squier e Epiphone são as (tímidas) respostas delas para deixar ir os anéis mas sem perder os dedos...

Não preciso citar exemplos, mas pra constar: tenho um baixo Giannini 1993 (não faço idéia da madeira utilizada em seu corpo) que com bons captadores fala mais que muito Fender Jazz de hoje; tenho um baixo Shelter 2002 (basswood) que fala mais que qualquer baixo passivo que já ouvi. Tenho uma Fender strato japa 1997 (basswood) que é mais guitarra que qualquer American Standard; e já vi uma Squier strato (basswood) toda tunada que fala mais que qualquer Fender strato. Repito: QUALQUER!

E já toquei em mais de uma Gibson LP muito piores que minha Epiphone Standard, guitarras que o coitado do dono pagou U$5K e são verdadeiramente sem-vergonha de tão ruins. E também já vi American Standard que se tirasse as marcas da fábrica não pegava U$100 numa loja de bairro.

Essa estória de madeira de corpo influenciar timbre precisava acabar. Porque isso aí só serve para enganar novato: é uma espécie de "pedágio" que todo iniciante tem de pagar...

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


Lelo Mig
Exato, so ficarei quieto quando TODOS aceitarem q madeira faz diferença. Muito ou pouco nao interessa, no momento!! Hehehe!!

Mas discordo de vc sobre bobagem. Pq é mais um detalhe q conta. Igual saddles, é bobagen a mudança, mas muda. Nut, a mesma coisa, é bobagen pqna, mas muda... Tudo muda, e acho feio um guitartista q preza pelo som, expressao desconcidere totalmente umnpqno detalhe q seja.

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


Mais um adendo sobre o Erico, ja q mencionei o nome dele.

Palavras dele
"...Sim munda, mas a mudança é tao sutil a ponto de varias pessoas nao perceberem a diferença..."

ogner
Veterano
# abr/17 · Editado por: ogner
· votar


timbre precisava acabar. Porque isso aí só serve para enganar novato: é uma espécie de "pedágio" que todo iniciante tem de pagar...

Nao tem q acabar! Os seres macacos é que precisam ter inteligencia e cognicao o bastante pra saberem mais sovbe o assunto e nao pautarem a compra de uma guitarra ,por exemplo, apenas na madeira da guitarra. Quem faz isso, nao tenho pena, tomara q se ferre... Hahahahaha

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


ogner

"...Sim munda, mas a mudança é tao sutil a ponto de varias pessoas nao perceberem a diferença..."

Então não tem pq considerar uma coisa onde vc não percebe diferença alguma.

Concordo que algumas coisas dão uma pequena diferença, diferentes nuances que vc pode identificar. Já algumas outras coisas são lendas, mistica, hype...tem um lado muito emocional envolvido nessa coisa toda. E isso não é um problema, só para deixar claro.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# abr/17
· votar


ogner

"Nao tem q acabar! Os seres macacos é que precisam ter inteligencia e cognicao o bastante pra saberem mais sovbe o assunto e nao pautarem a compra de uma guitarra ,por exemplo, apenas na madeira da guitarra. Quem faz isso, nao tenho pena, tomara q se ferre... Hahahahaha"

Cara, um cara que escolhe uma guitarra cara apenas por causa de madeira do corpo só pode ser um novato (a outra hipótese é que ele seja imbecil). E nesse caso evidentemente que ele foi inundado por uma imensa propaganda enganosa antes de tomar sua decisão. Querer que o cara se ferre só por ser um novato não me parece muito justo, nem bacana.

Esse mito tem sim que acabar. É propaganda enganosa. É pegadinha. É trampa. É argumento safado usado por fabricantes e demais comerciantes da cadeia produtiva pra tapear pobres-diabos, normalmente molecada otária que depende do dinheiro dos pais pra comprar sua primeira guitarra, e fica azucrinando as orelhas dos coroas por causa de uma Fender ou Gibson que eles mal fazem idéia de como seja.

Abç

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


Felipe Stathopoulos
Ta se exaltando e exagerando. As pessoas devem arcar com sua ignorancia sim. Oq nao falta hoje é informaçao! Boa e ruim, faz parte da formaçao de cada um escolher e saber filtrar. Simples assim...

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


E nao existe guitarra cara so por causa da madeira. Se ela é cara, cara mesmo, rla vai ter outros varios componentes muito bons!! Hehe!!

:)

Lelo Mig
Membro
# abr/17
· votar


ogner

"Mas discordo de vc sobre bobagem. Pq é mais um detalhe q conta. Igual saddles, é bobagen a mudança, mas muda. Nut, a mesma coisa, é bobagen pqna, mas muda... Tudo muda, e acho feio um guitartista q preza pelo som, expressao desconcidere totalmente umnpqno detalhe q seja."

Não é muito uma questão de discordar ou concordar se falamos em pouca ou quase nenhuma diferença.

É uma questão de procedimento/entendimento... Porque vou me preocupar com a madeira, se a diferença é tão pequena que consigo "corrigir" na minha regulagem?

Me preocupa Ogner, essa atual geração de guitarristas, porque convivo com muitos músicos eruditos, e juro prá você, violinistas, clarinetistas, contrabaixistas de orquestra, discutem menos sobre madeira do que essa cambada de guitarrista Zé Ruela que vai ligar num Boss Metal Zone.

rsf
Veterano
# abr/17 · Editado por: rsf
· votar


ogner


Mas discordo de vc sobre bobagem. Pq é mais um detalhe q conta. Igual saddles, é bobagen a mudança, mas muda. Nut, a mesma coisa, é bobagen pqna, mas muda... Tudo muda, e acho feio um guitartista q preza pelo som, expressao desconcidere totalmente umnpqno detalhe q seja.

Apoiado. O Leo Mig é uma variação daquela música do caetano que diz que "narciso acha feio tudo que não é espelho"...
No caso, o Leo acha bobagem tudo que é diferente do que ele pensa..heheheh

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


Ta..precisamos alinhar.

Todos concordam q medeira influencia???

Depois disso discutir todos na mesma pagina.

Pq conversar com alguem q nao ecredita na influencia da madeira no timbre e diferente do papo com quem acredita.

Depois passar pro ponto de o quanto vale a pena se preocupar na escolha da madeira pra guitarra. Oras...

Eu, por exemplo, nao me pauto de forma alguma pela madeira. Tenho outras varias prioridades pra comprar ou analisar numa guitarra! Massss, sei q a madeira vai ter seus 0.0333% de responsabilidade no som final..

E claro, pra metaleiro compressor boy from hell de pedaleira amplificador xexelento..nada disso importa...hehe..

renatocaster
Moderador
# abr/17
· votar


ogner

Eu, por exemplo, nao me pauto de forma alguma pela madeira.

Duvido que vc compre uma strat de Basswood!

#paz

Lelo Mig
Membro
# abr/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ogner

"Ta..precisamos alinhar. "

Em termos....rs.... vou tentar explicar como penso, ainda que já tenha falado várias vezes em tópicos por aí....

"Todos concordam q madeira influencia???"

Uma guitarra sólida é um instrumento rudimentar, sem precisão, um bloco de madeira com um cavalete parafusado... não há complexidade alguma. Eu concordo que mesmo dois corpos feitos com a mesma madeira irão soar diferentes, justamente devido a simplicidade, e não a complexidade.

Porque raios então fazer uma guitarra de madeira boa, de lei, e não de qualquer caixote?

Aqui sim entra a ciência... Durabilidade, Maleabilidade e Peso.

Durabilidade: Jogue um pedaço de Mogmo, Cedro, Jacarandá, Peroba no quintal junto com um pedaço do mesmo tamanho de compensado ou aglomerado. Depois de 40 dias de chuva e sol, compare o "estado" das duas. É óbvio.

Maleabilidade: Desenhe uma Strato ou Les Paul sobre uma peça de Mogmo e sobre uma peça de Pau Ferro ou Jucá. Agora corte! Na segunda opção, tu vai acabar com as ferramentas de corte e com o seu braço.

Peso: Uma vez fiz um corpo sólido para um violão elétrico no estilo Modena, com uma bela peça de Aroeira que ganhei. Teria melhor uso se eu tivesse feito um halteres.


- Beleza é subjetivo e a gosto do fregues.
- Sonoridade, timbre etc, é subjetivo e ao gosto do freguês.
- Preço e disponibilidade influi diretamente na escolha pelos fabricantes, ainda que se o caboclo tiver grana, ele possa fazer uma com a cabeceira da cama que foi do D. Pedro e foda-se!

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


Lelo Mig
Durabilidade, Maleabilidade e Peso

Ainda tem isso ae!! Q talvez pese mais na escolha q o timbre em si!

Qual a sua dificuldade em escrever: Simmmm, madeira infkuencia no timbre!!

Vai, se solta!! Sera libertador!!!

Hauehaeuaheua

:))

Buja
Veterano
# abr/17
· votar


Madeira influencia no timbre. É minha opiniao e ponto final. Mas eu nao to nem ai pra isso rsrs

miguelspar
Membro Novato
# abr/17 · Editado por: miguelspar
· votar


Acho que vocês nao viram o link que eu postei na primeria página deste mesmo tópico: https://youtu.be/AuIqNmVNNuA

Se trata de um teste realizado no curso de Lutheria da UFPR. Pegaram 9 corpos idênticos com a mesma configuração de captadores, cada um feito de uma madeira. Utilizaram até o mesmo braço nas 9 guitarras.
Pra piorar, desenvolveram até um robô pra palhetar as cordas para que nada externo interfirisse no processo.

Os sinais capturado nas 9 guitarras foram analisados, e chegaram a conclusão de que a madeira DO CORPO não interfere em nada no timbre.

Como foi falado no inicio do tópico, coisas como Tamanho da escala, nut, ponte, captadores e o próprio circuito elétrico interferem bastando em como as cordas vibram e consequentemente, no timbre.

ogner
Veterano
# abr/17
· votar


miguelspar
Cara, esse video corre aqui desde os dinossauros. Ele é ate mais velho q a data desse q vc mandou. Teve topico de 50 paginas desse video. Entendidos de pesquisas, papaers, engenheiros ja explicaram as furadas desse teste. Ele nao é 100% valido. Depois acho o topico e as explioes acerca desse video...

MauricioBahia
Moderador
# abr/17 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A verdade absoluta não existe, pelo amor de Deus!

Por falar em Deus e em fé (lá nos posts anteriores), "Em Hendrix, eu acredito"! <3

Bom debate. No final, todos serão salvos pelo "Sol Maior"!

:D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como as guitarras possuem timbres diferentes?