Como chegar nesse timbre

    Autor Mensagem
    pfaghe
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: pfaghe


    olá, sou iniciante na guitarra, tenho uma semi acústica com humbuckers, e gostaria de saber como chegar num timbre parecido ao desse vídeo. Que efeitos tenho que usar e etc. obrigado

    https://www.youtube.com/watch?v=rhXXT5Ir_ok

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Amplificador valvulado com spring reverb, e muita dinâmica de palhetada...

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/16
    · votar


    Ismah

    Você só esqueceu de um "pequeno detalhe" fora a pegada....

    Ele esta com uma Gretsch White Falcon, que é uma guitarra de 12 Mil Reais!

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Bem, sim, a guitarra interfere no timbre, mas ele já tem uma semi, não creio que seja uma White Falcon, mas já está no veio certo... Ouvindo de novo, arrisco dizer que ele toca num amp like a Fender, se não num Bassman mesmo...

    pfaghe
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Bem, sim, a guitarra interfere no timbre, mas ele já tem uma semi, não creio que seja uma White Falcon, mas já está no veio certo... Ouvindo de novo, arrisco dizer que ele toca num amp like a Fender, se não num Bassman mesmo...

    sim, tenho uma epi es175, com captadores gipson e um ampli da fender. Mas esse som meio sujo q ele usa, é com o pedal q me disse antes que posso conseguir?

    ogner
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    pfaghe
    Com fones (vsti) talvez chegue perto usando o BiasGrind.

    Esse som ae é de Amp fuderoso, mais essa captaçao doida ae dessa guitarra. É bem som de Fender, mas o Asato usa bogner
    Apesar q tem um fender blond espetado la atras..hehehe.

    Entao, resumindo. Arruma um amp fender like, tipo Deluxe, bassmam e essa linha. Se for pobre, tenta fazer esse som com um blues junior. Peguei um agora e acho q sai algo bem proximo. E claro, um reverb de mola lindao!!!

    Mas tenho certeza q oq mais impressiona é a pegada e fkuidez do Asato. Vc ouve esse timbre em outros lugares, com outros guitarristas e nao da atençao! Na mao do Asato tudo fica mais foda

    ogner
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    pfaghe
    Qual fender vc tem??

    Esse som sujo é cranck de valvulas, na beiradinha do limite do headroom...sacou??

    Luke_Page
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    pfaghe

    Bom dia, cara! Não sei muito sobre essas guitarras semi acústicas/ acústicas, mas pelo que sei, essa guitarra do Mateus é ácustica (hollow body) e como a sua é uma semi-acústica (semi-hollow body) o timbre já ficará um pouco diferente. Ele está usando um pouco do efeito drive, que pode ser obtido com um pedal de drive (Exemplo: Ibanez TS9, ou Fulltone OCD) ou com uma distorção do amplificador ou do pedal de distorção com um nível de distorção bem baixo, mais ou menos em 2 ou 3. E você também pode usar um Reverb para deixar o seu som um pouco menos seco (muitos amplis tem reverb) e se seu ampli não tiver vc pode usar um pedal de reverb (como Boss RV-5 ou TC Hall of fame). Essa guita dele, tem uma alavanca tremolo/vibrato, se sua guita não tiver, é só fazer um vibrato com os dedos mesmo. O captador eu não tenho muita certeza, mas acho que é o da ponte. Então tente descobrir aí qual captador é tentando eles. Bons estudos, flw.

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    ogner

    Sai sim, fiz um freela com Rafa Schuler (pesquise, vai gostar), e ele recebeu como convidado um dos caras da Guitar Player, e ele tocava nessa configuração.

    mais impressiona é a pegada e fkuidez do Asato

    Não é minha vibe essa parada meio hipster dele, mas não posso deixar de reconhecer que a dinâmica de palheta do cara é monstra...

    pfaghe
    Mas esse som meio sujo q ele usa, é com o pedal q me disse antes que posso conseguir?

    TS talvez é uma opção... Mas eu não iria sair do conjunto guitarra + amp, não se a ideia é essa...

    Luke_Page
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    pfaghe

    Agora que eu vi, a sua guita é uma ES-175, é acústica (hollow body) mesmo.

    pfaghe
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    ogner
    To confuso hahaha, como falei, sou iniciante, sempre toquei, entrei na guitarra faz uns dias e tenho uma es 175 (epiphone) e um ampli frontman 25R kk, sei que a pegada, a guitarra e o ampli fazem com q ele chegue nesse timbre maravilhoso, mas com os equips q eu tenho, deve ter uma forma de chegar em algo do mesmo estilo. N sei, com um pedal, algo do tipo, como falei, sou iniciante (MESMO) hehe

    ogner
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Ismah
    Mas eu não iria sair do conjunto guitarra + amp, não se a ideia é essa...
    Pode crer!!!

    pfaghe
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Luke_Page

    era isso q eu tava querendo saber, valeuu

    ogner
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    pfaghe
    ampli frontman 25R kk
    Peeeeeeennnnnnn!!!

    Nao da!! hhahahahaha!!!

    Cara, nao sei...Acho que um ts e mais um compressor atochado pra ajudar no estalado... Mas sendo sincero, nao sei mais timbrar SS :(


    Esse som sujo é cranck de valvulas, na beiradinha do limite do headroom...sacou??
    Tradução:

    Amps valvulados ( nao todos, mas nessa linha q estamos falando ) vão distorcendo com o aumento do volume, e ai tem esse nome de Cranck ou Crunch das valvulas, quando ha distorçao.

    Ja o Headroom é a capacidade do amp valvulado entregar som clean ate começar a distorcer. Isso varia, dependendo do amp valvulado. Alguns dostorcem com menos volume/ganho q outros.... Trocando em miudos é mais ou menos isso....

    Ismah
    fiz um freela com Rafa Schuler (pesquise, vai gostar)
    Anotado!! :)
    o/

    ogner
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    pfaghe
    nao sei mais timbrar SS

    Traduzindo: SS = Solid State, que é amp todo transistorizado.
    Tenho usado amps valvulados somente, ha muito tempo

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    pfaghe

    Vamos por partes... Tu já buscou um professor? Já está fazendo aulas?

    Se não, comece por aí, o que importa é tocar por hora, depois tu vai começar a entender como o timbre se forma. Tu tem tudo que precisa para começar, aliás até uns extras, como reverb, entrada auxiliar etc...

    Talvez a única coisa que te falte, seja um afinador. Pode ser um de clip, mas normalmente eles gastam pilha "bagarai"... Nesse ponto um pedal faria diferença.

    ogner
    Headroom é a capacidade do amp valvulado entregar som clean ate começar a distorcer

    Sendo técnico, sendo chato... Não é bem por aí, mas podes pensar assim que não haverá problemas. hehe

    https://en.wikipedia.org/wiki/Headroom_(audio_signal_processing)

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    pfaghe
    amigo, uma coisa que aprendi com o tempo é: tire seu proprio timbre
    é legal ter uma referencia, mas tu nunca vai ter o mesmo timbre nem que o seu vizinho que tem uma condor ligada num meteoro, sua pegada sempre vai ter um Q diferente
    eu sei que é complicado, quando a gente começa sempre quer ter o timbre do fulano que foi/é referencia ou que foi quem incentivou a gente a tocar
    mas desanima não ser possivel alcançar o timbre do fulano pelos meios mais óbvios (ter o mesmo equipo do cara) ainda que tu tenha que ser bem rico pra fazer isso
    então minha dica é:
    faça tuas aulas e vá aos poucos estudando os investimentos corretos no seu equipo, ouça a guitarra X, teste ela e veja se ela soma pro seu timbre
    ouça o amp Y (valvulado ou solid state, isso depende de ti, não tem melhor ou pior) e veja se te agrada e se ele casa bem com sua guitarra, depois parta pros pedais, sempre testando com o seu equipamento

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como chegar nesse timbre