O que vocês acham do Mateus na guitarra? (Jorge & Mateus)

Autor Mensagem
MatheusRich
Membro
# dez/16


Pra quem acompanha a dupla não é novidade que o Mateus toca guitarra nas músicas há um tempo. O cara inclusive tem uma Black1 e tal.

Porém, de um tempo pra cá (especialmente nos últimos DVDs) ele tem-se mostrado ainda mais presente. O que vcs acham dele (como guitarrista) ?

Exemplos pra quem está por fora:

Solo aos 4:11 (a influência do John Mayer nessa é clara)


Solo aos 0:54 (com direito a solfejo)


Solo aos 1:56


Lelo Mig
Membro
# dez/16
· votar


MatheusRich

É o suficiente... Faz direitinho o que a sua música pede.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


manda bem
tive a oportunidade de tocar com ele no camarote antes do show em sumaré, o cara conhece muito de música, de guitarra, e sabe o que tá fazendo, sabe o seu espaço dentro das músicas

Releed
Veterano
# dez/16
· votar


Acima do padrão pro estilo dele.

Geralmente quem toca bem nos sertanejos universitários são os músicos de apoio e não a dupla em si. Ele tenta ser diferente disso.

Nas entrevistas da dupla dá pra ver que eles tem bastante influência de outras vertentes (rock principalmente). Já vi entrevista em que o Mateus fala abertamente que não escuta NENHUMA dupla sertaneja da atualidade.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Pra mim é mais um blues man que garantiu o leite das crianças, tocando o que melhor paga...

Mas... Se continuar assim, podem trocar o nome da dupla pra ZZ Top hehehe

MatheusRich
Membro
# dez/16
· votar


Acho legal esse "up" que dá no basicão que vemos por aí. Por serem (na minha opinião) uma das maiores (ou até a maior) e mais influentes duplas da atualidades, eles se dão a chance de experimentarem bastante.

Will Bejar
Veterano
# dez/16
· votar


marcandoooooo...

Drinho
Veterano
# dez/16 · Editado por: Drinho
· votar


MatheusRich

Não é o tipo de música que toca no meu carro mas parece ser um bom musico....

da pra notar que ele quer ser o john mayer

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


da pra notar que ele quer ser o john mayer

Polêmica detectada!

Luis A.
Membro Novato
# dez/16
· votar


Se juntar Yamandu, Toninho Horta e Holdsworth pra tocar funk carioca, sertanejo universitário, ou qualquer outro estilo cujo o único objetivo é atingir as mentes mais preguiçosas, o resultado será merda....

Desta forma, mais vale um Bob Dylan q com 3 acordes consegue compor belas canções....

pedropohren
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: pedropohren
· votar


Drinho
da pra notar que ele quer ser o john mayer
Ismah
Polêmica detectada!

Detectada é apelido... Lança aquela velha questão do Influência x originalidade de volta na mesa... É um sintoma da Síndrome do Vira-Lata: querer desesperadamente comparar os nossos artistas aos estrangeiros/grandes e estabelecidos, porque eles são o nosso padrão de "bom". Nossos artistas começam nível "brasil", e se derem sorte e forem talentosos, um dia serão nível "USA" ou "UK". (O que, inclusive, e me xinguem os roqueiros de plantão, mas é a verdade, faz com que o rock seja hoje em dia considerada uma música quase "erudita", tamanho o patamar que atingiu: Estabelecimento. Tradição.)

Só porque o cara tem uma influência quer dizer que ele quer vestir o manto da pessoa? Ele não precisa querer ser o John Mayer, ele é a porra do Mateus, um cara que conseguiu dobrar os produtores pra colocar solos de guitarra em arranjos de sertanejos... Algo a ser creditado, com toda certeza. E a ELE.

MatheusRich
Membro
# dez/16
· votar


Já que falaram em polêmica...

Mateus


John Mayer


Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


pedropohren
Ele não precisa querer ser o John Mayer, ele é a porra do Mateus, um cara que conseguiu dobrar os produtores pra colocar solos de guitarra em arranjos de sertanejos... Algo a ser creditado, com toda certeza. E a ELE.

Arranjadores de sertanejo anos 90 (like a country with metal) não curtiram!

Hudson (da dupla Edson e Hudson) tem uma pegada bem country rock, e trouxe isso para os shows antes...

Posso estar enganado, mas eles são da F&S Produtora (F&S = Fernando & Sorocaba rs)...

MatheusRich

Qual o problema deles (talvez) terem comprado os direitos e feito versões? Stones, Gun's (aliás, depois da saída de Izzy, nada de novo mais apareceu que eu lembre), Elvis, e toda uma legião de músicos de sucesso internacional fez isso, porque eles não poderiam?

MatheusRich
Membro
# dez/16
· votar


Ismah
Nenhum problema, toda influencia do John Mayer pra mim é super bem vinda! Haha. Só postei pra ver aquele pessoal enlouquecendo e gritando "PLÁÁÁGIOOOOO".

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Eu imaginei... Mas minha opinião pessoal sobre o John Mayer me limitou a essa posição. hehe

KalukaGuitar
Membro Novato
# dez/16
· votar


Será esse mais um caso de guitarrista de rock que não ouve nenhuma banda sertaneja da atualidade (segundo o Releed lembrou) mas toca, pois sabe que tem muito mais retorno que o rock (dim dim, vem pra mim)?

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


KalukaGuitar
Como eu disse lá em cima, tive a oportunidade de tocar 5 minutinhos com ele, na verdade ele é mais do blues. Mas eu não acho que ele desgoste de sertanejo, só acho que não é isso que toca no rádio do carro dele. Tipo separar trabalho e lazer, saca? Ele tem música nos dois, mas não tem nada a ver.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


KalukaGuitar

Na biografia do Nighwish, fica implícito que eles tocaram o que tocam porque misturaram modinha e gosto pessoal... Não pensaram em ganhar grana ao que conta lá, mas precisou ser como foi...

alexandrecoppo
Veterano
# dez/16
· votar


Eu nunca tinha reparado nele, sempre vi o Vitor do Vitor e Leo como diferença pelo menos nessa parte da guitarra dentro do estilo.

MatheusRich
Membro
# dez/16
· votar


Acredito que não seja só "um guitarrista frustrado que trás o pão pras crianças da forma como deu". Afinal, a dupla tem 10 anos, e passou boa parte com o Mateus sem tocar nada (ou nada de relevante).

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Primeiramente, sertanejo sempre foi um fenômeno regional do centro do país, talvez tirando o RJ, a influência do gênero é gigante.

10 anos atrás, já era fenômeno regional o gênero latino-sertanejo universitário, e dava seus primeiros passos pra fenômeno nacional...
Pra mim o marco zero é em 2004, quando Victor e Leo estouraram com Fada (caraca 13 anos já O.O ) e "Amigo apaixonado" (não tenho lembrança dessa)...
O sertanejo raíz, já não existia mais, perdeu espaço para "pop-nejo", de duplas nos anos 90, de Leandro&Leonardo, Bruno&Marrone, que ainda era bem popular.

Aqui dá para ter uma ideia de músicas populares, baseado no número de vendas, a cada ano

http://abpd.org.br/home/numeros-do-mercado/

Juntando esses dados todos, dá para entender que a 10 anos atrás, os caras em questão já fizeram escolhas, que culminaram nisso hoje.
O pop / rock ainda estava muito em voga! Os números não mentem, Legião Urbana/Renato Russo, Charlie Brown Jr, Jota Quest, Sandy&Junior, KLB e tal emplacaram um bom número de vendas nos anos 2000-5.

Na TV, principal meio ainda, pois internet não era tão popular ainda...

Malhação, ainda continha muito rock explícito, creio que a trilha sonora fale por si... Mas não dá para deixar lembrar da Vagabanda, uma banda de pop rock (!) dentro da novela...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Malha%C3%A7%C3%A3o_(11.%C2%AA_temporada) #Nacional

A MTV que ainda brilhava na época, não queria (nem quer) saber da música regional, e a juventude era influenciada por isso!

Logo, faz sentido que ele PODE ser um guitarrista, que gosta de rock, mas optou por um gênero mais popular no seu meio, na sua época e no período. Talvez sem pretensão de chegar onde está hoje.

Pessoalmente, como os músicos de sucesso regional daqui, eles absorveram sempre o melhor de cada gênero, e acho que ali não foi diferente... Mesmo que o cara gostasse de qualquer outra coisa, formar público para esse gênero ainda que numa cidade razoavelmente grande, mas de interior do sertão, como Itumbiara, é uma tarefa difícil...

locostras
Membro Novato
# dez/16
· votar


Ismah
vê se tu concordas comigo.
o sertanejo universitário está dando lugar ao "raiz", o que não deixa de ser bom.
e outra, um cara que toca guitarra vai procurar os grandes guitarristas, como kurt cobain jimy hendrix zakk wild slash. ou senão no grunge, como nirvana, soundgarden, pearl jam, beck, alabama shakes. ou joy division, the clash, ramones, dado vila lobos....o cara pra ser bom na guita tem que ouvir desde britney spears, rihana, legião, new wave, axé.
tudo menos o sertanejo onde os cara quer detonar as cordas vocais.
tonico e tinoco, bruna viola, vitor e léo com certeza já ouviram de hendrix a beatles.
abraço

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


locostras
Com sertanejo, vem à mente a música que o sertanejo escuta ou toca
sertanejo é o cara do sertão. Como hoje tem o "sertanejo", a gente foi obrigado a chamar de sertanejo "de raiz" o sertanejo, que na verdade é só sertanejo, e o "sertanejo" não é música sertaneja de verdade, que hoje podemos chamar de sertanejo universitário.

Tendo isso em mente, sertanejo não é a música onde o cara quer detonar as cordas vocais, isso é o "sertanejo", o sertanejo universitário.

E desde que o sertanejo deixou de ser sertanejo, o que já faz bastante tempo, sempre teve licks de guitarra, solinhos em certos trechos, etc... SEMPRE. Basta ouvir uns baguio mais antigo tipo bruno e marrone, chitãozinho e chororó, leonardo... cara, tem guitarra alí.
Esses caras ttipo jorge e mateus, vitor e léo levaram a guitarra de trechinhos e solinhos isolados para ser parte "essencial" da música deles, e isso foi um marco, e isso é mérito do cara, ele toca o instrumento que quer na música que quer e gosta, e meio que conseguiu ter aceitação do público.

Lelo Mig
Membro
# dez/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Galera, na boa... não tô entendo essa conversa.

Não, vinda de músicos!

O que não falta na música sertaneja, no pagode, no axé, no pop brazuca e em toda música comercial que tá ganhando grana e consequentemente paga bem, são bons músicos.

Faiska tocou com Cristian & Ralph. Albino Infantozzi também. O Toninho Cruz, guitarrista do Zezé Di Camargo, é super respeitado no meio, entre tantos outros exemplos que poderia citar...

Não vejo nenhum motivo para se surpreender com o Mateus, como se ele fosse o novo Jimi Hendrix.... O sujeito apenas toca direitinho, toca bem. Normal.

No tempo de Chitãozinho & Chororó (esta sim a grande revolução no gênero), as duplas ainda tinham ligação com o campo, com o rural, com a música de raiz.

Este sertanejo universitário não. A maioria é da cidade, não sabe a diferença entre esterco e um pé de alface, tá nessa onda de sertanejo prá ganhar dinheiro e pegar mulher (ou macho).

Alguém acha que estes caras, com este visual, com esta postura, cresceram ouvindo Tião Carreiro & Pardinho? Cascatinha & Inhana?

Pára com isso, é muita ingenuidade...

locostras
Membro Novato
# dez/16
· votar


Lelo Mig
não podemos generalizar

acabaramosnicks
só citei as guitarras já que hoje sertaneejo de verdade é prog.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Podemos sim locostras... O que está passando no sertanejo, rolou na música regional aqui do sul nos idos de 70/80, com certo sucesso nacional do Teixeirinha. Talvez exigência das gravadoras cariocas, se incluiu outros instrumentos para ter um produto mais apresentável, do que só o duo tradicional acordeon e violão...
Hoje os grupos tradicionalistas, 90% é gente que vive em cidade grande, num apartamento, tem carro como principal meio de transporte, anda de camiseta, chinelo e bermuda...

O que chamamos de "música missioneira", que ainda mantém forte ligação com a raíz, tem uma diferença BEM grande... É um barato ver os caras que lidam o gado o dia todo, andando pra lá e pra cá de arma na cintura, ao fim da noite indo matear em volta do fogo de chão, tocando seu acordeon e violão - deixando muitos de nós no chinelo com enarmonias, sem um pingo de estudo - e dormir em pelego, num frio valendo, sobre montes de feno. Resumidamente, vivem como se ainda fosse 1830...

Não que se deva parar no tempo, acho muito importante se reinventar, mas é a realidade o Lelo e eu estamos dizendo. Eles são caras que cresceram com ares urbanos, mesmo numa cidade de interior, e no meio do boom de bandas de rock, faz todo sentido ele gostar de guitarra, de rock...

um cara que toca guitarra vai procurar os grandes guitarristas, como kurt cobain jimy hendrix zakk wild slash. ou senão no grunge, como nirvana, soundgarden, pearl jam, beck, alabama shakes. ou joy division, the clash, ramones, dado vila lobos....o cara pra ser bom na guita tem que ouvir desde britney spears, rihana, legião, new wave, axé.

Talvez. Eu gosto de boa parte deles, mas tua visão é bem restrita a rock... Dos antigos, Les Paul & Mary Ford, Jerry Reed, Hank Garland, Merle Travis, James Burton... Dos novos, Robert Randolph, Johnny Hiland, Larry Carlton, John Mayer, etc... São muito mais capazes de influenciar eles do que Ramones...

tudo menos o sertanejo onde os cara quer detonar as cordas vocais.

A guitarra sempre esteve presente. Como lap steel, como drive+harmonist... De um jeito ou de outro, a eletrificação do violão se fez presente em todos os gêneros, de uma forma ou outra...

Amago
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Amago
· votar


Lelo Mig
Concordo plenamente com você

locostras
Membro Novato
# dez/16
· votar


Somos povo corrupto. O dinheiro corrompe. A mentira corrompe. Todos tiveram contato com a mentira pelo menos uma vez na vida. Logo o dinheiro é Deus e mentira.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Acho que todo e qualquer cara que veio a ser ídolo da música, estaria fazendo qualquer outra coisa, se não ganhasse para viver...
Música é sim arte, mas arte é um produto, e que é preciso ser vendido.

locostras
Membro Novato
# dez/16
· votar


Ismah...sertanejo não é um fenômeno regional mas sim macro onde o Idh manda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que vocês acham do Mateus na guitarra? (Jorge & Mateus)