As cordas baratas vêm com algum tipo de proteção?

Autor Mensagem
Higo.
Membro Novato
# dez/16


Eu sempre comprei cordas Nig e SG, e sempre que eu comprava, eu usava por uns 10 minutos e limpava com um pano, e mesmo elas estando totalmente novas e limpas, saía uma mancha totalmente preta delas, como se fosse óleo queimado, e depois disso, as cordas começavam a enferrujar. E um amigo meu comprou SG e nunca limpou, e mesmo depois de umas 3 semanas, elas não estavam enferrujadas, aí eu pedi pra ele limpar, e depois de limpar elas começaram a enferrujar. Não consigo entender isso.

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Vocês estão limpando com o quê? Só vejo sair esse pretume de corda nova se colocar algo no pano... óleo, limpador de metais... se for um pano limpo numa corda nova (e você não tiver um suor de ácido sulfúrico!) não era pra sair tão preto assim.

Fottógraffo Ceggo
Veterano
# dez/16
· votar


Vocês estão limpando com o quê?
Vai ver tão usando WD 40.

O ideal é só passar o pano sem nada mesmo. Ou com algum produto específico para cordas.

Higo.
Membro Novato
# dez/16
· votar


JJJ
Só o pano msm, sem nada nele. Mais especificamente, forro de bolso (retalhos do fabrico da minha mãe).
Eu acabei de colocar cordas novas e n sei se limpo ou não. Eu ouvi falar que com as Elixir, não pode limpar com pano pra não tirar a camada protetora, e pra limpar é só dar um "pop" na corda.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16
· votar


Higo.

Eu uso essas marcas e não acontece isso, algumas hipóteses:
A guitarra esta em algum lugar com muita umidade.
Tem muito suor na mão.
Menos provável mas vai que....corrosão galvânica.

Possível solução.
Coloque a guitarra em um lugar ventilado e seco, compre sacos de silicagel.
Limpe a guitarra com pano seco, como costuma fazer e use um limpador de cordas, dura desadas e é muito eficiente.
Para a corrosão, caso seja isto, veja os componentes metálicos que ficam em contato com a corda, no pior caso precisa trocar.

Higo.
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luiz_RibeiroSP
A ponte da minha guitarra tá bem enferrujadinha msm, mas as cordas só enferrujam na parte da escala. Vou trocar o lugar que ela fica, e vou lavar bem as mãos antes de tocar, por q meu suor é péssimo pras cordas. Mas a minha dúvida era sobre essa coisa preta sair assim que eu compro as cordas.

Mais uma pergunta. Guardar a guitarra dentro da bag faz mal?
Na minha concepção, a bag não vai deixar o oxigênio entrar em contato com as cordas, então assim, elas não oxidam tanto. E eu costumo deixar a guitarra "esfriar" um pouco antes de guardar.

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Higo.
Mais especificamente, forro de bolso

Não sei exatamente que tecido é esse. Mas TALVEZ seja muito abrasivo...

Eu fiz um vídeo sobre esse assunto pouco tempo atrás... não custa tentar...



Higo.
Membro Novato
# dez/16
· votar


JJJ
Noooossa cara! Sério q vc é o Jojo Jack? Eu assisto bastante seus vídeos! É uma honra ter a ajuda de alguém q eu sou fã.

Obrigado pela dica, mas, o pano que eu uso é igualzinho a esse lenço, só que maior. Se quiser sentir o tecido, põe a mão no bolso da sua calça kkkkjk

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/16
· votar


Higo.

oxigênio vai entrar no bag sim, a umidade depende de onde guarda. se a oxidação ocorre apenas na parte da escala, pode ser que esta passando um material abrasivo com dito.

Iversonfr
Veterano
# dez/16
· votar


Tem corda que parece que vem é com ativador de ferrugem. Coloquei uma giannini num violão aqui, ensaiei uma tarde toda e já saiu tudo preto. Tive que esfregar é aquele lado abrasivo do limpador da Strinberg que parece uma barrinha de bombril. Não se fazem mais cordas como antigamente.

JJJ
Veterano
# dez/16
· votar


Higo.

A primeira coisa que eu falo é que sou o JJJ... rs
Obrigado pela audiência!

Quanto ao pano... Botei a mão no bolso e, sim, parece ser adequado. Nesse caso... Ou as cordas estão piorando, como disse o Iversonfr ou as condições de armazenagem (tanto da guitarra quanto das cordas, ainda no saco) podem ser ruins. Sem contar o suor, claro.

brunoeZ
Membro Novato
# dez/16
· votar


Eu uso uma camisa velha 100% algodão para limpar as cordas.

Fiquei na dúvida também, corda elixir é melhor não passar nada?

Drinho
Veterano
# dez/16
· votar


Conservar as cordas com pano seco é uma alternativa que remedia certos problemas, pegue o pano seco e envolva a corda, puxe os residuos com o pano de maneira agressiva, o pano deverá sair bastante sujo, se nao sair sujo esta tudo ok com a corda ou voce nao limpou direito.....

1 - nao deixe cordas em mal estado no instrumento, você já tem o acido urico para danificar o hardware da guitarra e este problema é biologico de cada um... alem disso voce tem corda enferrujada para detonar os trastes, o captadores, as ferragens, a afinação e o som do instrumento.....

2 - entendo que a situação da maioria das pessoas nao permite que a substituição de cordas seja frequente......mas tenham em mente que corda comum não é feita para durar, é algo descartável (por isso que um jogo de ernie ball custa 4 dolares lá fora) o cara usa e joga fora, nao importa se é daddario, ernie ball ou seja la o que for, a daddario é a nig dos gringos, não tem nada de especial e ela vai estragar rapido tambem assim como qualquer corda que não seja desenvolvida com objetivo de durar (como elixir e coisas do tipo)....
tenho minhas preferencias com relação a marca de corda, mas com boa qualidade uma corda convencional nao dura muito tempo, pra quem toca com frequencia media alta como meu caso por exemplo não chega a uma semana com qualidade, pra quem toca muito muito, 3, 4 dias já era... Profissionais da area (que tem patrocinio ou que podem bancar logicamente) nao devem passar mais do que 3 dias com o mesmo jogo de corda.....

Iversonfr
Veterano
# dez/16
· votar


JJJ
condições de armazenagem (tanto da guitarra quanto das cordas, ainda no saco) podem ser ruins.

Isso eu costumo ser chato. Sempre pergunto há quanto tempo a corda está na loja e em casa passo CorrosionX e guardo na bag que é daquelas bem estofadas. Sempre limpo com papel higiênico ou papel toalha erguendo as cordas pra limpar 360º e depois passo fast fret. 1 vez por semana passo CorrosionX novamente. Não gosto de usar pano pois em pouco tempo a sujeira e a oxidação acumula no pano chegando a um ponto que ele fica até meio escuro, mais sujo que a corda, então prefiro algo descartável para não passar ferrugem do pano pra corda.

brunoeZ
Fiquei na dúvida também, corda elixir é melhor não passar nada?

Elixir é só pra remover o suor e gordura. Se passar algo abrasivo você acaba com o coat dela. Pode ver inclusive na região onde você palheta, provavelmente é o primeiro lugar a começar a desfiar.

victorioswhat123
Membro Novato
# dez/16
· votar


Ue, pode passar pano na elixir nao???

Higo.
Membro Novato
# dez/16
· votar


Luiz_RibeiroSP
A minha bag é uma que tem escrito "Tagima Special", ela é bem acolchoadona, eu percebi que as cordas demoram um pouco mais pra começaram a oxidar quando eu guardo a guitarra dentro da bag.

Iversonfr
limpador da Strinberg que parece uma barrinha de bombril
O q é isso?

brunoeZ victorioswhat123
Só pode passar um pano de levezinho pra tirar a sujeira dos seus dedos, se passar algo muito abrasivo, vai tirar a camada de proteção da corda, e ela vai oxidar. Como Iversonfr falou, na parte da corda que vc palheta, a proteção descasca primeiro.

Drinho
Cara, acredito muito que a corrosão das minhas cordas é muito rápida por causa do meu ácido úrico. Meu professor não deixava eu tocar em nenhuma guitarra dele por causa disso kkkkjk

Iversonfr
CorrosionX
O que é esse produto?

Luis A.
Membro Novato
# dez/16
· votar


Experimentem as Solez....

Iversonfr
Veterano
# dez/16
· votar


victorioswhat123
Ue, pode passar pano na elixir nao???

Flanela não é abrasiva, papel toalha também não. Pode passar tranquilo.

Luis A.
Experimentem as Solez....

Solez ta R$40 o jogo, aí complica...

Higo.
O q é isso?

Limpador de Cordas Strinberg

O que é esse produto?

CorrosionX

Luis A.
Membro Novato
# dez/16
· votar


Iversonfr

Solez ta R$40 o jogo, aí complica...

Cara, vc tem q levar em consideração a durabilidade da corda...
Complicado é dar 35 nunas d'addario pra durar 2 semanas....

Experimente e tire suas conclusões....

Iversonfr
Veterano
# dez/16
· votar


Luis A.

Vou testar sim, bastante gente recomenda mas era bem mais barato, mas dependendo de como for pode valer mesmo. Em pensar que há poucos anos pagava R$32 na blue steel. Agora a loja aqui da cidade ta pedindo 39 na giannini. Desanimador.

Jube
Veterano
# dez/16
· votar


Uso um pano seco para limpar as cordas, geralmente uso daddario ou earnie ball. Elas duram um bom tempo, nunca enferrujaram.
Mas falando de cordas baratas, tenho um pacotinho de cordas groove que vieram de brinde em uma guitarra que comprei a uns 6 anos, o pacote vem com algumas E e B reservas e elas estão inteirinhas.

Iversonfr
Veterano
# dez/16
· votar


Jube

Rapaz, eu acho que você está precisando rever seu conceito sobre cordas. Daddario e Ernie Ball não enferrujam nunca? Corda com 6 anos ta boa? Ernie ball em guita minha não dura 2 a 3 semanas e já está um lixo.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Da última vez que coloquei Ernie Ball na minha guitarra era 010 com bordão mais grosso (híbrida). Em 3 semanas quebrei a mizao.

Jube
Veterano
# dez/16
· votar


Iversonfr
Rapaz, eu acho que você está precisando rever seu conceito sobre cordas. Daddario e Ernie Ball não enferrujam nunca? Corda com 6 anos ta boa? Ernie ball em guita minha não dura 2 a 3 semanas e já está um lixo.

Acredite se quiser, a mizinha estourou na minha guitarra e eu não tinha mais nada de reserva, no desespero peguei um pacotinho de cordas groove que estavam esquecidas em um canto, eis que a corda estava intacta, coloquei na guitarra e faz uns 3 meses que está lá firme.

Eu não quis dizer que as cordas são invencíveis, óbvio que elas enferrujam, mas na minha mão não enferrujam, eu troco as cordas em no máximo até 4 meses e nesse tempo nunca vi ferrugem.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


Jube
Mas ela não fica nem escurinha?

Iversonfr
Veterano
# dez/16
· votar


Jube
eu troco as cordas em no máximo até 4 meses e nesse tempo nunca vi ferrugem.

Isso que é mão abençoada hein rs. Ernie ball 4 meses só em sonho, isso porque não tenho problemas de suor. Você toca bastante? Ainda não estou acreditando rsrs. Estou achando que você vai acostumando com a cor delas e não percebe que escurecem um pouco, e não é só isso, elas vão perdendo som e vão ficando achatadas na região dos trastes, nunca consegui fazer uma corda durar tanto assim funcionando 100%. As revestidas até aguentam 4 a 6 meses mas forçando a barra pra dar uma economizada, porque o som nessa altura já foi pro saco faz tempo.

Peter Leth
Veterano
# dez/16
· votar


Pessoal,

A questão da durabilidade das cordas tem muitos fatores que influenciam. Eu recentemente tenho tido dificuldades em fazer um encordoamento durar mais q uma semana. Estou achando q com a idade meu suor está ficando mais agressivo nas cordas, q nem mesmo limpeza e produtos tem tido muito efeito.
Em minha experiência, a marca do encordoamento não influência de forma significativa na durabilidade, com exceção dos encordoamentos com película de proteção como as Elixir (Já usei D'addario, Ernie Ball, Fender, NIG, etc.)

O que percebi que influencia:

Calibre das cordas: Jogos 0.11 duram mto mais que 0.09, não digo em questão de estourar as cordas, mas sim no quesito oxidação, pois fiz a comparação usando cordas da mesma marca, e as 0.11 duram mais de 1 mês tranquilo, enquanto q as 0.09 em 2 dias estão totalmente pretas nas cordas lisas.

A forma que vc toca: Se vc é um guitarrista que toca mais acordes e riffs em geral, as cordas devem durar mto mais que alguém q toque mtos solos (meu caso), pois a fricção dos dedos nas cordas ocorrem mais durante os solos.

Limpeza das cordas: O ideal é passar produto antes de tocar e quando parar. Para limpeza, eu sempre utilizei aqueles panos "Perflex", pois não soltam "pelos" de tecido nas cordas.

Umidade do ar: Evite deixar a guitarra exposta ao ar, guarde no seu case ou bag quando não for utilizá-la.

Semana passada coloquei cordas Cleartone em uma das minhas guitarras, pois essas supostamente possuem uma película super fina de proteção que fazem com que elas durem de 3x a 5x mais sem ter aquela sensação de estar tocando em cordas com película de proteção.
Resultado: Não deu 2 dias e as cordas lisas estão totalmente pretas. Gastei R$60 a toa. Poderia ter comprado 3 pacotes de NIG com esse valor.

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


A fita é que não adianta muito ter película, pq quando vc faz vibrato, bend, etc gera um atrito alí no traste que é altamente destrutivo, se vc for pensar no conceito de pressão (força dividido por área), dificilmente vai ter alguma coisa que resista no meio de uma corda e um traste, principalmente quando vc faz vibrato e bend.

Eu sempre usei 010, 011, e suas hibridas. O que eu percebo é que muda tão pouco com marca e calibre que não adianta vc esquentar a cabeça com isso, simplesmente compre a corda que puder comprar, troque com a frequência que seu bolso permitir, limpe-as dpeois de tocar, e guarde a guitarra na bag/case. Simples assim.

Peter Leth
Veterano
# dez/16 · Editado por: Peter Leth
· votar


A fita é que não adianta muito ter película, pq quando vc faz vibrato, bend, etc gera um atrito alí no traste que é altamente destrutivo, se vc for pensar no conceito de pressão (força dividido por área), dificilmente vai ter alguma coisa que resista no meio de uma corda e um traste, principalmente quando vc faz vibrato e bend.

As Elixir, realmente duram mais no caso das cordas lisas, devido ao fato de serem feitas de aço inoxidável (na embalagem tem descrito "anti-rust plain steel strings"). Entretanto, elas não são imunes a estourarem, então ainda acho q custam mto caro pelo que oferecem.

Jube
Veterano
# dez/16
· votar


Iversonfr
Isso que é mão abençoada hein rs. Ernie ball 4 meses só em sonho, isso porque não tenho problemas de suor. Você toca bastante? Ainda não estou acreditando rsrs. Estou achando que você vai acostumando com a cor delas e não percebe que escurecem um pouco, e não é só isso, elas vão perdendo som e vão ficando achatadas na região dos trastes, nunca consegui fazer uma corda durar tanto assim funcionando 100%. As revestidas até aguentam 4 a 6 meses mas forçando a barra pra dar uma economizada, porque o som nessa altura já foi pro saco faz tempo.


A cor muda sutilmente, realmente fica um pouco achatada na região dos trastes e onde toca o traste, as vezes chega a perder o revestimento e eu toco bastante, principalmente o violão.

acabaramosnicks
Mas ela não fica nem escurinha?

Muito pouco. Só vi diferença notável quando deixei um encordoamento por uns 5 meses na guitarra. Já houveram casos onde com 3 meses escureceu, mas comprei a mesma corda e durou os 3 mesmos meses ou mais sem escurecer muito. Talvez o clima influencie, porque a frequência com que toco é a mesma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a As cordas baratas vêm com algum tipo de proteção?