Professor não me ajuda (treina) com as tablaturas

    Autor Mensagem
    impaciente
    Membro Novato
    # nov/16


    Faço curso de guitarra a cerca de 7 meses, em todo esse tempo desenvolvi muita habilidade nas trocas de acordes e etc, porém meu professor mal me passa músicas com tablaturas, apenas cobra as pentônicas e as escalas para prova.

    Seu estilo favorito é jazz, enquanto o meu é entre rock/metal, ele é bom e me ajuda muito, porém queria aprender a tocar solos e etc, será que estou sendo apressado já que faço em ''apenas'' 7 meses? Deveria treinar tais solos em casa?

    Em quanto tempo de curso seu professor lhe ensinou a fazer solos num curso de guitarra? Estou sendo apressado ou ele está sendo lento?

    Não sou nenhum senhor da razão, então por favor, me ajudem. ^-^

    Jube
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    impaciente
    Tudo depende de como você está se saindo. E no mais, você tem que perguntar para ele, diga que quer aprender uns solos, veja com o professor para que ele possa preparar alguma aula nesse sentido, e esses estudos de pentatônicas e escalas vão te ajudar muitooooo nos solos.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    impaciente
    esses estudos de pentatônicas e escalas vão te ajudar muitooooo nos solos.

    Primeiro aprenda a engatinhar, depois a andar, depois correr.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    impaciente

    "...ensinou a fazer solos num curso de guitarra..."

    Amigo, de boa.......Enquanto vocês acharem que solo é uma coisa e base é outra, não conseguirem visualizar e encaixar a guitarra dentro da música, Harmonia, Melodia e Ritmo, fazer parte de um todo, que transcende escalas, arpeggios e acordes... não serão músicos.......no máximo fritadores.

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Cheguei a conclusão que tu quer apenas aprender uns solos, e não a tocar.

    Lelo +3

    Buja
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Buja
    · votar


    impaciente
    Deveria treinar tais solos em casa

    Sim. No cuso você não vai pra aprender solos. Voce vai aprender a tocar musica com a guitarra e principalmente vai aprender a saber o porque das coisas.
    Tem muita gente que sola muito e vai pro curso pra aprender a tocar guitarra igual gente grande. Aprenda a tocar direito no seu curso, que os solos serão consequencia. E essa consequencia (aprender os solos) voce vai aprender em casa mesmo.

    KenACwb
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: KenACwb
    · votar


    Independente de suas dúvidas em relação a solos. Se eu gostasse de Rock/Metal então estudaria Rock/Metal. Inclusive tocaria músicas relacionadas ao meu gosto musical. Existe muita música e coisas para aprender, portanto aprenda 'primeiro' o que te interessa. IMHO

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
    · votar


    Pessoal, mais ou menos na mesma vibe, também faço aulas há um ano e meio apenas, e gosto basicamente de rock, mas escuto de tudo.

    Em todo este tempo meu professor (que curte blues/rock mas curte mais uma onda jazz e fusion) me passou apenas dois ou três solos de rock (mais "simples"), o resto (poucos) tirei sozinho de ouvido ou via tablatura/partitura (basicamente apenas das músicas que toco com banda).

    Não sei, mas não me ligo muito em ficar tirando/tocando solo dos outros. Sei que é importante, até para desenvolver o ouvido e a técnica, mas tenho a impressão que mais importante pro meu desenvolvimento guitarrístico do que "ficar gozando com o pau dos outros" (com perdão da expressão) é saber improvisar bem numa determinada base.

    Tenho uma vontade monstra de tirar coisas do Hendrix e do SRV, por exemplo, acho que consigo tanto "tirar" quanto executar, mas tenho preferido gastar meu (pouquíssimo) tempo disponível treinando técnica e improviso.

    Já passei pelo estudo das pentatônicas e agora estou improvisando em modos gregos e começando a estudar empréstimo modal. Dentro de minhas limitações de tempo e equipamento estou bem feliz com o tanto que evoluí nesse tempo, e com o quanto estou conseguindo improvisar, mas sei que tenho ainda um trizilhão de coisas a aprender, tanto de teoria quanto de técnica.

    Meu professor já adiantou que quando eu souber exatamente o que estou fazendo, souber improvisar corretamente em modos, mesclando com as pentas, utilizando corretamente menor harmônica e melódica, utilizando arpeggios e elementos do blues e do rock, aí sim ele vai dar uma "parada" e concentrar mais em tirar/passar solos. E acredito que o caminho é mais ou menos por aí mesmo.

    Mas peço que por favor comentem ou me corrijam se estiver equivocado.

    Abçs

    harlero rock
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    desenvolvi muita habilidade nas trocas de acordes e etc


    se ele gosta de jazz, ele manja de acordes e ja percebeu que você tem habilidade em acordes, pode ser que ele queira que você atinja nos solos.

    o estudo de técnica é base psicomotora essencial para solos.

    tenha paciência e verifique se não é você que quer ditar o método. por outro lado, analise se está tendo progresso, caso não, respeitosamente troque de professor, não perca tempo.

    Drinho
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    impaciente

    Seu nick não mente.

    Mas quer um conselho, largue seu professor.

    Pegue sua guitarra ou seu violao, ligue o youtube e vá se virar.

    Um dia você vai sentir necessidade de um professor porque não consegue mais evoluir.
    Ai você procura.

    7 meses é muito pouco tempo e a probabilidade de uma aula chata te fazer largar o instrumento é maior do que essas aulas te fazerem musicalmente melhor nesse momento.

    Drinho
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Drinho
    · votar


    Em quanto tempo de curso seu professor lhe ensinou a fazer solos num curso de guitarra? Estou sendo apressado ou ele está sendo lento?


    Só procurei um professor quando eu vi que queria começar a improvisar e eu não sabia que casa apertar.
    Ai me toquei que precisava de explicação de alguem que entendesse do assunto.

    Isso foi depois de quase dois anos tocando. Vai tirar as musicas que voce gosta pelo youtube se nao voce vai enjoar dessa birosca.

    Pode confiar!

    P3DR0_R0DRIGU3S
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    impaciente

    Ouça seu professor. Pode não parecer, mas ele sabe o que é importante para sua evolução. Será que é legal você tocar músicas com tablatura agora, sendo que você ainda está nas pentas? Será que as canções que você quer tocar são para o seu nível? Fale com seu professor, peça para ele te ensinar algumas músicas. Não existe formula mágica. Música exige paciência e dedicação. Fique tranquilo, sete meses é pouco para quem vai passar os próximos oitenta anos estudando guitarra e certamente você dirá que ainda não está no nível que gostaria dentro destes oitenta anos (guitarristas, rsrs).

    impaciente
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Eu estudo as músicas de metal pelo youtube, não são tão impossíveis, é apenas muita coisa pra decorar nas tablaturas, nesse ano inventei de entrar num concurso de música em equipe.

    Depois que eu entrei nessa desgraça eu meio que não tive mais aula, perdi umas 5 semanas de aula só aprendendo e revisando as músicas que seriam usadas no show.

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    impaciente

    Ok, e tu toca impecavelmente Dead Flowers e Proud Mary?

    raphael.rui
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    impaciente
    "é apenas muita coisa pra decorar nas tablaturas"

    Se voce entender a música e o que ta rolando por ali na verdade voce nao vai "decorar" nada, conhecendo a musica pela propria melodia voce vai saber o que fazer e como se virar se nao conseguir uma determinada frase ou mesmo se quiser dar uma improvisadinha.

    Nao se concentre em aprender solos ou apenas tirar musicas, estuda mesmo guitarra. Queria muito poder ter começado estudando com um professor e nao tirando musicas. 7 meses é muito pouco ainda, relaxa e continue os estudos.

    rcorts
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    impaciente

    Você está sendo impaciente cara! he he.

    Agora, falando sério: veja! não espere que seu professor irá percorrer os caminhos que você deseja. Pelo contrário, esteja disposto a andar lado a lado "no caminho dele", sempre atento para o melhor que ele tenha a oferecer.

    O que eu quero dizer com isto?

    Seu professor certamente tem uma bagagem, um caminho que ele percorreu até se tornar um músico voltado ao jazz. Certamente ele tem experiências e visões de mundo a compartilhar, um leque de conhecimentos que talvez você nunca nem mesmo tenha imaginado.

    Outra coisa, sem querer ser preconceituoso em dizer que jazz é melhor que metal ou rock. Esqueça. Cada gênero musical é valioso em sua própria autenticidade. Não se trata de melhor ou pior, mas das referências e valores de cada um.

    O jazz em si é um estilo em que o que conta é 95% improvisação. Os outros 5% se dividem entre o tema, as harmonias e os modos. Por isso guitarristas de jazz tendem a improvisar mais e a pensar em acordes, escalas e modos de maneira integrada. É meio óbvio que ele não seja muito a favor da mentalidade de ensinar tudo através de tablatura. A tablatura pra iniciar é legal e sempre pode servir para um registro simples. Por exemplo, você tira um solo ou um tema e registra na tablatura pra usar daqui um ano se quiser, até aí tudo bem. Mas a longo prazo pode viciar e passar a servir de muleta, o que é o seu lado sombrio.

    Eu mesmo já dei aula durante um bom tempo e sei que não existe um modelo ideal de professor de guitarra. Eu passava tablaturas, mas também ensinava escalas, e passava várias dicas de harmonia e improvisação. Pensava que os alunos precisariam ficar com algum registro das aulas. Vai que o moleque decidi parar e daqui alguns meses resolve voltar! teria suas tablaturas pra ajudar a relembrar o que aprendeu.

    Porém, como músico de jazz seu professor deve ser da corrente de pensamento de que o guitarrista precisa ser autônomo. Que não deve conhecer só os shapes de várias escalas, mas também saber como aplicá-las MUSICALMENTE, o que é o mais importante. Tem muito guitarrista que só consegue utilizá-las mecanicamente, ou seja, seguindo licks e patterns de subida e descida de escalas.

    Então, resumindo, se você deseja adquirir musicalidade, siga o método do seu professor. Se algo parecer estranho, converse com ele, questione. Tenho certeza de que vocês poderão estabelecer um diálogo produtivo.

    Mas se o que você quer mesmo é tocar metal e rock, nada mais prático do que um professor que seja adepto desses estilos.

    Querer cobrar que seu professor jazzista te dê aulas focadas em rock e metal é meio que forçar a barra com ele. Muito provavelmente ele nem escute rock e metal no dia a dia dele. Só acho.

    No mais, tenha uma boa jornada nos seus estudos meu caro.

    Lelo Mig

    Lelo, raramente eu te positivei em outros comentários, mas nessa você marcou de bicicleta.

    stennyard
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Faço curso de guitarra a cerca de 7 meses, em todo esse tempo desenvolvi muita habilidade nas trocas de acordes e etc, porém meu professor mal me passa músicas com tablaturas, apenas cobra as pentônicas e as escalas para prova.

    Cara voltei pras aulas de guitarra há +-7 meses também, e nas aulas ele foca em improvisação ou seja penta, maior, menor, harmônica, modos gregos etc...E eu queria tirar coisas simples do ponto de vista de teoria como Disturbed, algumas bases de metal. O que tem dado certo pra mim é fazer a aula e estudar em casa ela e tirar as músicas sozinho no Youtube, porque senão ficava ou chateado de não curtir tocar só as coisas que ele passa ou sem ter que ficar 'ditando' o rumo das aulas.

    Ismah
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Lelo Mig
    rcorts

    solo é uma coisa e base é outra

    Eu tenho uma teoria... Essa nomenclatura e conceito impera muito no país junto a guitarra por causa de surf music, e da propaganda feita pelos fabricantes de guitarra:

    - Guitarras com tremolo, eram vendidas como "guitarras para solo"
    - Guitarras hardtails, eram vendidas como "guitarras para base"

    Deu merda...

    rcorts
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Ismah


    Mais ou menos. A nomenclatura solo pode até ter essa origem por aqui. Fato que eu até então desconhecia, obrigado.

    Mas se você olhar o encarte de algumas bandas de rock verá que eles fazem uma certa divisão entre lead (solo) e rythmic Guitar. Independente do nome essa diferença funcional sempre foi algo comum nas formações de rock/metal com 2 guitarristas.

    De algum tempo pra cá é que começaram a surgir os pica da galáxia que fazem guitarra base + a solo e normalmente ainda são uns vocalistas do cão, Ritchie Kotzen por exemplo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Professor não me ajuda (treina) com as tablaturas