Duvida sobre acorde X7(9+)

    Autor Mensagem
    victorioswhat123
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: victorioswhat123


    Esse acorde é maior ou menor? Por exemplo, posso usar tanto um modo maior quanto um menor nele? Serve para um acorde Xm7(b11)?

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    victorioswhat123

    Não se trata de um acorde maior ou menor. Trata-se de um acorde "com sétima da dominante". A nona amentada tem o mesmo número de tons de uma terça menor, no entanto, o acorde possui uma terça maior. Ele não é considerado um acorde maior por ter um trítono (intervalo de 3 tons) entre a terça maior e a sétima menor, o que caracteriza um som preparatório. Não pode ser chamado de Xm7(b11) simplesmente porque não existe o intervalo b11 (quarta diminuta).

    A formação deste acorde compreende os seguintes intervalos: T, 3, 5, 7 e #9.

    victorioswhat123
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Mas eu vi que no setimo modo da menor melodica, a alterada, tambem é chamada de ultra locrio por causa dos 1 2b 3b 4b 5b 6b 7b

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    victorioswhat123

    O VIIº grau da menor melódica compreende os seguintes intervalos:

    T, b9, #9, 3, b5, #5, 7

    rsf
    Veterano
    # out/16 · Editado por: rsf
    · votar


    LeandroP
    Cara, faz tempo que participo deste forum e faz tempo que leio tuas intervenções sobre teoria musical. Fico impressionado com o teu conhecimento e convicção nas respostas, embora eu não entenda abslutamente nada..,hehehe. Essa do acorde com nome de jato americano dos anos 60 é pra matar.. Sua atividade profissional tem a ver com musica?


    Fico imaginando como é tocar guitarra tendo esse conhecimento que vc tem. Por exemplo, como vc "maneja" esse conhecimento na hora de um improviso? Seu" instinto" musical é muito influenciado pelo seu conhecimento? Ou seja, na hora de um improviso seu "instinto" (criatividade) se "aconselha" com o teu conhecimento?
    Admirável teu saber musical.
    Para ser sincero, minha única ressalva é o que está escrito embaixo do teu nick..não gosto de moderadores...hehehehehe.
    um abração e que o teu "azar" acabe ainda esse ano (em outro tópico vc sugere não estar tendo um bom ano).
    saudações coloradas.
    valeu.

    ogner
    Veterano
    # out/16
    · votar


    rsf
    Ahahahaha!!!

    Otimo post! Eu poderia ter escrito a mesma coisa!! Hahaha

    Fala ae LeandroP!!!

    o/

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    rsf
    ogner

    Obrigado, senhores!
    Fico feliz em compartilhar o que aprendi porque o que sei eu recebi de graça, como autodidata. E tem suas vantagens, como fixar na minha cabeça um tema tão profundo como a harmonia.

    A teoria me ajuda muito na hora de improvisar e tirar músicas de ouvido. Como comecei a tocar sozinho, sem aulas, meu senso melódico e harmônico seguem a minha intuição. Por outro lado, sabendo sobre os acordes que estou improvisando me dá uma ideia de quais notas repousar, acentuar, como fazer os encadeamentos, arpejos, se eu "perder a mão" da minha "intuição melódica" e ter que recorrer à teoria no palco. Eu posso ter uma boa performance ou uma atuação medíocre, mas isso tem mais a ver com o meu cotidiano, com as influências externas, as preocupações, do que com teoria musical em si. Hoje eu não saberia afirmar se o meu "instinto" é aguçado pela minha percepção ou conhecimento. Acho que é a soma das duas coisas. Estudei harmonia pra ficar livre. Não gosto de tablaturas, mas recorro a elas, claro! Então a harmonia me dá uma pista enorme do modo que o cara tá tocando, se tem algum padrão de digitação, um clichê, etc. Finalizando: minha técnica é medonha, suja, vulgar, mas dá pra se divertir.

    Ser moderador deste fórum é uma enorme honra pra mim. E moderador é um mal necessário rsrs

    \m/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre acorde X7(9+)