Dúvida sobre acorde de SRV

    Autor Mensagem
    Jorge R
    Veterano
    # jan/08


    Caros amigos

    Estava revendo uma revista antiga onde mostravam um acorde usado por SRV na música "Tightrope" que eles afirmam ser uma forma pouco usada de B7, formado da seguinte forma: B, D#, A, D#, dobrando a terça. Na Tab:

    1 ----------
    2-----------
    3------8----
    4------7----
    5------6----
    6------7----

    Minha dúvida é se é possível formar um acorde maior sem a quinta. Pesquisei um pouco e achei que o nome mais adequado para essa formação seria Asus2/5- com baixo alterado em si. Será que estou viajando? Estou estudando harmonia e quando vi esse acorde fiquei intrigado.

    Alguma luz?

    brasil telecom
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    vocÊ pode alterar a omitir a quinta sim cara!!!

    ele vai continuar sendo B7!!!

    sonito
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    claro k sim ... cncrd cm o brasil telecom...

    e esses acord e mt inspirador para blues..

    andre735
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: andre735
    · votar


    Hendrix usava isso aí a torto e a direito. Nessas revistas os caras só sabem encher linguiça ...

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jorge R

    sim, vc pode formar um acorde maior sem a 5a, mas lembre-se que ele não será mais uma tríade...

    o que caracteriza a diferença de tom maior e menor, é justamente a 3a, sendo a 5a justa nos dois casos..

    portanto, 3a menor, acorde menor, 3a maior acorde maior..


    e esse outro nome que vc achou pra ele é apenas uma outra forma de enxergá-lo, um pouco mais complicada diríamos haehaeuhaeuhaeu....

    Felipe R.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o q ser srv?
    igonorancia mia

    Jorge R
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Felipe R.

    o q ser srv?

    É a abreviação de Stevie Ray Vaughan.

    Pessoal, valeu os comentários. É que a minha idéia era que na formação do acorde a quinta era mais importante (como na formação dos powerchords) e a terça seria mais para diferenciar entre maior e menor, como disse o Alfa Polar.

    Esse nome alternativo que achei é realmente uma encrenca!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jorge R
    Minha dúvida é se é possível formar um acorde maior sem a quinta.
    Sim ... existem vários acordes onde, para dar um clima em certos momentos da música, uma das notas é "retirada".
    Por exemplo, que toca rock (e qq variação desse), costuma retirar a terça das notas, formando o que chamamos de 'power chords' onde é usado a tônica e a quinta (logo não sabemos, inicialmete, se o acorde é menor ou maior ... depois com o decorrer da musica, fazendo análise, dá pra sacar se é maior ou menor).
    Tirar até a tônica, por exemplo, eu já vi, só que no piano ...

    Felipe R.
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    vlw Jorge r.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre acorde de SRV