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victorioswhat123 Membro Novato |
# out/16 · Editado por: victorioswhat123
Esse acorde é maior ou menor? Por exemplo, posso usar tanto um modo maior quanto um menor nele? Serve para um acorde Xm7(b11)?
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LeandroP Moderador |
# out/16
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victorioswhat123
Não se trata de um acorde maior ou menor. Trata-se de um acorde "com sétima da dominante". A nona amentada tem o mesmo número de tons de uma terça menor, no entanto, o acorde possui uma terça maior. Ele não é considerado um acorde maior por ter um trítono (intervalo de 3 tons) entre a terça maior e a sétima menor, o que caracteriza um som preparatório. Não pode ser chamado de Xm7(b11) simplesmente porque não existe o intervalo b11 (quarta diminuta).
A formação deste acorde compreende os seguintes intervalos: T, 3, 5, 7 e #9.
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victorioswhat123 Membro Novato |
# out/16
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Mas eu vi que no setimo modo da menor melodica, a alterada, tambem é chamada de ultra locrio por causa dos 1 2b 3b 4b 5b 6b 7b
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LeandroP Moderador |
# out/16
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victorioswhat123
O VIIº grau da menor melódica compreende os seguintes intervalos:
T, b9, #9, 3, b5, #5, 7
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rsf Veterano |
# out/16 · Editado por: rsf
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LeandroP Cara, faz tempo que participo deste forum e faz tempo que leio tuas intervenções sobre teoria musical. Fico impressionado com o teu conhecimento e convicção nas respostas, embora eu não entenda abslutamente nada..,hehehe. Essa do acorde com nome de jato americano dos anos 60 é pra matar.. Sua atividade profissional tem a ver com musica?
Fico imaginando como é tocar guitarra tendo esse conhecimento que vc tem. Por exemplo, como vc "maneja" esse conhecimento na hora de um improviso? Seu" instinto" musical é muito influenciado pelo seu conhecimento? Ou seja, na hora de um improviso seu "instinto" (criatividade) se "aconselha" com o teu conhecimento? Admirável teu saber musical. Para ser sincero, minha única ressalva é o que está escrito embaixo do teu nick..não gosto de moderadores...hehehehehe. um abração e que o teu "azar" acabe ainda esse ano (em outro tópico vc sugere não estar tendo um bom ano). saudações coloradas. valeu.
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ogner Veterano
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# out/16
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rsf Ahahahaha!!!
Otimo post! Eu poderia ter escrito a mesma coisa!! Hahaha
Fala ae LeandroP!!!
o/
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LeandroP Moderador |
# out/16
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rsf ogner
Obrigado, senhores! Fico feliz em compartilhar o que aprendi porque o que sei eu recebi de graça, como autodidata. E tem suas vantagens, como fixar na minha cabeça um tema tão profundo como a harmonia.
A teoria me ajuda muito na hora de improvisar e tirar músicas de ouvido. Como comecei a tocar sozinho, sem aulas, meu senso melódico e harmônico seguem a minha intuição. Por outro lado, sabendo sobre os acordes que estou improvisando me dá uma ideia de quais notas repousar, acentuar, como fazer os encadeamentos, arpejos, se eu "perder a mão" da minha "intuição melódica" e ter que recorrer à teoria no palco. Eu posso ter uma boa performance ou uma atuação medíocre, mas isso tem mais a ver com o meu cotidiano, com as influências externas, as preocupações, do que com teoria musical em si. Hoje eu não saberia afirmar se o meu "instinto" é aguçado pela minha percepção ou conhecimento. Acho que é a soma das duas coisas. Estudei harmonia pra ficar livre. Não gosto de tablaturas, mas recorro a elas, claro! Então a harmonia me dá uma pista enorme do modo que o cara tá tocando, se tem algum padrão de digitação, um clichê, etc. Finalizando: minha técnica é medonha, suja, vulgar, mas dá pra se divertir.
Ser moderador deste fórum é uma enorme honra pra mim. E moderador é um mal necessário rsrs
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