[Curiosidade] Guitarra parece que sempre aprende o que treinou no outro dia!

    Autor Mensagem
    qwezbc
    Membro Novato
    # set/16


    Pessoal, apenas uma curiosidade, por que isso acontece bastante comigo, de por exemplo, eu estou pegando uma musica na guitarra hj!! treino treino treino, até que consigo tocar alguma coisa, mas ainda não está bom, mas porem quando eu durmo e acordo no outro dia, é como se o meu cérebro tivesse absorvido as informações e ai eu sempre percebo que melhoro a técnica mais quando dormo, de um dia pro outro sabe, nunca vi ninguém falando a respeito queria saber se vocês também notam isso, ou se é só eu! Acho isso bem curioso!! Como se o cérebro estivesse realmente "aperfeiçoando" a coordenação motora enquanto dormimos de acordo com o que treinamos e tentamos fazer anteriormente!!

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    qwezbc

    temos dois tipos de modo de operação mental. consciente e inconsciente.

    a memória consciente é um pouco limitada. você não consegue colocar um volume muito grande de informações nela por vez. é como a memória ram do computador.

    a memória inconsciente é informação acumulada e automatizada, de forma que você não precise necessariamente trazer a tona ao consciente para realizar a atividade a qual ela é proposta. é como o HD do computador.

    quando você começa treinar algo novo, este algo primeiro será trabalhado na memória consciente, que por ser limitada terá que focar-se a todos os pormenores do que você estiver treinando com concentração, tornando difícil o processo, onde você terá que repetir muitas vezes e permanecer concentrado para não se esquecer.

    após dormir, aquilo que você treinou, por ter treinado muitas vezes, o cérebro ira considerar como um dado importante, e ira enviar para a memória inconsciente. e nisso, quando você for tocar da próxima vez, apenas uma parcela da memória consciente será necessária, e boa parte do processo será realizado na memória inconsciente em segundo plano. exigindo bem menos concentração e sobrando assim bastante espaço para você pensar em outras coisas durante o processo. e por isso, a sensação de que está muito mais fácil do que no dia anterior.

    quanto maior o número de repetição, mais rápido acontece esse processo.

    xubaca
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Acontece comigo também. Bizarro

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Rearranjamento neural. Isso leva algum tempo até se concretizar, é normal.

    Ningen
    Veterano
    # set/16 · Editado por: Ningen
    · votar


    qwezbc

    Complementando o que disse o Wuju Wu Yi:

    Os japoneses (e outras culturas claro) chamam isso de "Espírito". Da tríade "Corpo, Mente e Espírito". E costumam dizer que só se atinge maestria em algo quando se harmoniza os três... Por isso às vezes é preciso ter paciência, apesar da pressa e dos treinos físicos (Corpo) e mentais exaustivos.

    Cup Noodles
    Veterano
    # set/16
    · votar


    isso tbm acontece comigo!
    eu treino um riff e tá uma bosta.. paro de tocar..
    passa um dia.. vou tocar e tá beeem melhor que antes!

    Amago
    Membro Novato
    # set/16
    · votar


    Comigo também, nem preciso dormi e só da uma volta e esperar o cérebro absorver, claro quando eu sinto que consigo tirar a musica, porque muitas não são pro meu bico,

    qwezbc
    Membro Novato
    # set/16 · Editado por: qwezbc
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Verdade!! eu já tinha visto algum documentário que fala sobre isso!! e faz todo sentido mesmo, como por exemplo quando tocamos um solo depois de já dominado, nos não pensamos onde iremos colocar os dedos pois já está automático no subconsciente, outra coisa legal é, tenta pensar por ondem as letras do teclado do computador... você vai tentar fazer isso com o consciente e muito provavelmente não vai conseguir, pois vc nunca usou o teclado dessa forma, porem se você for escrever QUALQUER palavra, vc sabe exatamente onde a próxima letra vai estar, as vezes nem precisando olhar pro teclado que é o meu caso rs!
    xubaca
    Né kkk, mas faz todo sentido com o que o amigo de cima disse!
    acabaramosnicks
    Verdade, isso acontece com tudo que aprendemos
    Ningen
    Que legal esse pensamento, pois você sabe que dominou tal coisa quando vc não precisa mais se concentrar pra fazer aquilo e faz naturalmente, como piscar os olhos!
    Cup Noodles
    É assim mesmo mano!! kkkk Rachei do nome, estava sem ideia ai colocou Cup Noodles! bom pra caramba mesmo!
    Amago
    Assim tbm deve funcionar! deve ser o mesmo conceito do "Rearranjamento neural"

    thiago stteffen
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Já li algo a respeito q isso é real. Por isso é importante treinar sempre, mesmo q vc dê aquela desanimada pq ta mandando mal.

    SkyHawk
    Membro
    # set/16
    · votar


    Esse é o processo natural de aprendizado, e muito relevante no desenvolvimento motor e neuro muscular. Atletas treinam dormindo, o corpo especializa os movimentos que foram exigidos no treino durante o sono.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Curiosidade] Guitarra parece que sempre aprende o que treinou no outro dia!